Apresentação

Se as efemérides devem ser sempre observadas com olhar crítico, elas também podem se constituir como oportunidades de debate e problematização de datas e eventos passados considerados marcantes na história de uma sociedade. Este ano de 2022 é particularmente evocativo para a sociedade brasileira, que, há duzentos anos, se tornou independente politicamente de Portugal e formou um Estado autônomo. Um século depois, o país foi palco de uma série de eventos que propunham repensar a jovem nação independente enquanto entidade coletiva e representativa e apontavam novos caminhos: a Semana de Arte Moderna de 1922, a fundação do Partido Comunista Brasileiro, o levante tenentista dos Dezoito do Forte, o centenário da independência....1822, 1922, 2022. Estes foram precedidos por outros, Canudos, Contestado, eventos que já demarcavam questões e problemas sociais e políticos da jovem nação.

Aproveitando assim a dupla celebração que marca este ano, do bicentenário da independência brasileira e do centenário da Semana de Arte Moderna, propomos um colóquio aberto à comunidade acadêmica da UFCG e ao público em geral que possibilite a reflexão e o debate não sobre estes eventos em si, mas sobre ideias centrais que os atravessam e constituem as histórias e memórias construídas sobre os mesmos. A saber, as ideias de “nação”, de “identidade”, de “liberdade” e de (in) dependência.

Para Benedict Anderson, a nação é uma comunidade política imaginada, isto é, se baseia na ideia de um “nós” coletivo irmanado por sentidos de existência compartilhados. E muitos são os meios para a construção e consolidação dessa entidade coletiva e identificada conhecida como ”nação”. Assim, pensando na história da sociedade brasileira, propõe-se tomar as duas datas lembradas este ano como ponto de partida para a apresentação e o debate de reflexões tecidas nos campos da História, do Ensino de História, da Memória, do político e do social que investiguem o processo histórico de longa duração e ainda inacabado de construção das nação/nações e identidade/s brasileira/s.

Esperamos contar com sua presença!