12.º A e B - Ano letivo 2024/2025
Disciplina de Química
No âmbito da disciplina de Química do 12.º ano, as turmas 12.ºA e 12.ºB desenvolveram trabalhos relacionados com a aprendizagem essencial "Combustíveis / energia e materiais derivados do petróleo – Plástico". Os alunos exploraram três temas distintos: Combustíveis fósseis, Impactos ambientais dos combustíveis fósseis e Combustíveis alternativos. Esta abordagem permitiu aprofundar o conhecimento sobre as fontes de energia utilizadas atualmente, os seus efeitos no ambiente e as possíveis soluções sustentáveis para o futuro energético do planeta.
10.º A e B - Ano letivo 2024/2025
Disciplina de Física e Química A
No âmbito do estudo da Física e Química A, os alunos das turmas do 10.ºA e 10ºB do agrupamento de ciências e tecnologias da nossa escola realizaram, no passado dia 5 de maio, uma visita à central fotovoltaica da Greenvolt em Terena com o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos sobre energia solar e painéis fotovoltaicos.
Durante a visita observaram os painéis solares em funcionamento, compreenderam os princípios envolvidos na transformação da luz solar em eletricidade e refletiram sobre a importância das energias renováveis no mundo atual.
A atividade permitiu uma abordagem prática aos conteúdos trabalhados em sala de aula, facilitando a consolidação das aprendizagens.
Desta forma, os alunos não só desenvolveram uma maior compreensão sobre o tema, como também reforçaram a sua consciência ambiental, reconhecendo o papel fundamental das fontes de energia limpa no futuro do planeta.
Um agradecimento especial ao município de Vila Viçosa pela cedência dos transportes.
Dinis Candeias; Lara Loureiro; Valentino Dong - 10B
11.º B, E e F - Ano letivo 2024/2025
Disciplina de Inglês
Gonçalo Alegrias, n.º 6, 11º B
Lucas Madeira, n.º 9, 11º B
Matias Gegaloto, n.º 10, 11º B
Guilherme Galvão, n.º 3, 11º F
Vasco Curvo, n.º 14, 11º F
Laura Balsante, n.º 8, 11º B
Maria Catarina Chamorro, n.º 7, 11º F
Mariana Canhoto, n.º 8, 11º F
Raiany Caldeira, n.º 10, 11º F
Beatriz Rocha, n.º 1, 11º B
Catarina Ricardo, n.º 3, 11º B
Diogo Galhofas, n.º 4, 11º B
Marisa Bilro, n.º 6, 11.º E
Guilherme Lourinho, n.º 7, 11º B
Aida Prates, n.º 1, 11º E
Carolina Freira, n.º 2, 11º E
Leonor Martins, n.º 4, 11º E
Matilde Estalagem, n.º 9, 11º F
9.º ano | Ano letivo 2024/2025
Eletricidade
Físico-Química – 9º ano
DOMÍNIO 2: Eletricidade
Aprendizagens essenciais (em causa):
· Justificar regras básicas de segurança na utilização e montagem de circuitos elétricos, comunicando os seus raciocínios.
· Comparar potências de aparelhos elétricos, explicando o significado dessa comparação e avaliando as implicações em termos energéticos.
A atividade “Em grupo, elabora um ou dois cartazes que ilustrem: - regras básicas de segurança na utilização e montagem de circuitos elétricos; - a comparação de potências de aparelhos elétricos e quais as implicações em termos energéticos”, surgiu no contexto do estudo de
“Corrente elétrica, circuitos elétricos, efeitos da corrente elétrica e energia elétrica” integrado no domínio 2- Eletricidade - do 9.ºano da disciplina de Físico-Química.
Pretendia-se que os alunos compreendessem que comparar as potências dos eletrodomésticos no momento da compra é essencial para garantir uma escolha mais eficiente do ponto de vista energético. Aparelhos com menor potência ou com maior eficiência energética consomem menos eletricidade durante o seu funcionamento, o que se traduz numa redução significativa na fatura de energia a longo prazo.
Além do benefício económico, essa poupança tem um impacto positivo no meio ambiente, pois a produção de eletricidade, sobretudo a partir de fontes não renováveis, está associada à emissão de gases com efeito de estufa e à exploração intensiva de recursos naturais. Assim, ao optar por eletrodomésticos energeticamente eficientes, o consumidor contribui ativamente para a preservação do planeta e para a mitigação das alterações climáticas.
Os alunos pesquisaram, selecionaram a informação que consideraram mais pertinente, organizaram a sua apresentação na forma de cartaz e, posteriormente, partilharam o resultado do seu trabalho com a turma e com a professora.
7.º ano | Ano letivo 2024/2025
Reciclagem
Físico-Química – 7.º ano
O trabalho realizado teve como tema central a reciclagem, com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente. As turmas envolvidas – 7ºB, 7ºC e 7ºD – foram desafiadas a pesquisar sobre os diferentes tipos de reciclagem, como a do papel, plástico, vidro, metal e resíduos orgânicos, compreendendo não apenas os processos envolvidos, mas também os benefícios ambientais e sociais que resultam da separação e reaproveitamento de materiais. A atividade permitiu desenvolver a consciência ecológica dos estudantes, incentivando atitudes mais sustentáveis no seu dia a dia.
7.º ano | Ano letivo 2024/2025
Energia
Físico-Química – 7.º ano
DOMÍNIO 3: Energia
Aprendizagem essencial (em causa): Distinguir fontes de energia renováveis de não renováveis e argumentar sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização e as respetivas consequências na sustentabilidade da Terra.
A atividade “Em grupo ou individualmente, elabora uma apresentação sobre fontes de energia renováveis e não renováveis”, surgiu no contexto do estudo das fontes e transferências de energia integrado no domínio 3 - Energia - do 7.ºano de escolaridade da disciplina de Físico-Química.
Os alunos pesquisaram, selecionaram a informação que consideraram mais pertinente, organizaram a sua apresentação e, posteriormente, partilharam o resultado do seu trabalho com a turma e com a professora.
7.º A | Ano letivo 2024/2025
MATERIAIS
Físico-Química
Aprendizagem essencial (em causa): Concluir que os materiais são recursos limitados e que é necessário usá-los bem, reutilizando-os e reciclando-os, numa perspetiva interdisciplinar.
Atividade 3R
A atividade “Em grupo, elabora um cartaz que ilustre a importância dos 3R”, surgiu no contexto do estudo dos materiais que nos rodeiam, integrado no domínio 2- Materiais- do 7ºano da disciplina de Físico-Química.
Após referência a que os materiais existentes no nosso planeta, utilizados para produzir outros materiais ou energia, são designados de matérias-primas foi também apontada a questão da renovabilidade das matérias-primas para se concluir que, muitas delas são recursos limitados do planeta sendo, por isso, chamados de recursos não renováveis.
A utilização excessiva e descontrolada desses recursos por parte do ser humano tem consequências graves para o planeta e para os outros seres que nele habitam, daí que seja importante conhecer medidas que se possam implementar para minimizar este problema e foi então sugerida a realização da referida atividade.
Os alunos pesquisaram, selecionaram a informação que consideraram mais pertinente, organizaram a sua apresentação na forma de cartaz e, posteriormente, partilharam o resultado do seu trabalho com os outros grupos da turma e com a professora.
5.º ano | Ano letivo 2024/2025
ÁGUA
Ciências da Natureza
Cidadania e Desenvolvimento
No âmbito do Programa Eco-Escolas, as turmas do 5.º ano desenvolveram um projeto de turma relativo à temática da Água, durante os meses de dezembro e janeiro, num trabalho curricular entre as disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento. Numa articulação entre as docentes das disciplinas, foram promovidas, num primeiro momento, as aprendizagens essenciais associadas às temáticas relacionadas com as características e as dinâmicas do planeta Terra e promotoras da educação científica dos alunos. Tendo por base a aquisição de uma visão global sobre a Terra, através da abordagem dos materiais terrestres, com destaque para a água, foi possível dinamizar atividades exploratórias e de sensibilização para a sustentabilidade da água. Cada turma visualizou a curta-metragem de animação, que promove o uso eficiente da água - “Aquametragem”, e foram exploradas as situações que colocam em risco a sustentabilidade da água e as soluções para usar a água de forma sustentável. A turma A designou o projeto de “A Água é de todos”, a turma B de “O ciclo da água” e a turma C “A Água é essencial”. As três turmas do 5.º ano criaram mensagens de sensibilização que juntaram à representação do ciclo da água, em exposição na sala de aula de cada turma. Pretende-se que estes trabalhos sejam expostos na escola, aquando da celebração do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.
As docentes das disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento consideram que estas práticas promoveram a consciencialização nos alunos para a importância da água, bem como o assumir de atitudes e valores que promovam a defesa e a implementação de medidas que visem promover a sustentabilidade do planeta Terra.