Aquarium - contributo dos aquários para a construção do conhecimento científico
Bem-vindo ao Clube do Aquário da Nossa Escola!
No Clube do Aquário, exploramos o fascinante mundo da vida aquática. Somos um grupo de estudantes e professores apaixonados pela aquariofilia e pela preservação ambiental, dedicados a aprender, cuidar e partilhar conhecimento sobre os ecossistemas aquáticos.
Aqui, trabalhamos juntos na manutenção dos nossos aquários, ao estudar o comportamento de peixes, plantas e outros organismos aquáticos. Promovemos o respeito à natureza, destacando a importância da biodiversidade e do equilíbrio ambiental. Além disso, organizamos atividades como palestras, incentivando todos os membros da comunidade escolar a conhecer mais sobre este universo.
Os nossos jovens cientistas empenham-se no estudo de diversas espécies, mas, aqueles em que estão mais focados (e que existem em maior abundãncia no nosso clube) são o peixe-zebra, as dáphnias e as planárias.
Mas afinal, o que são cada um deles?
Peixe-Zebra
O peixe-zebra é um peixe tropical de água doce pertencente à ordem dos teleósteos e à família dos ciprinídeos, dentro do grupo dos cipriniformes. Trata-se de uma espécie ovípara ornamental, amplamente valorizada por aquariófilos, com uma expectativa de vida média de três a cinco anos.
____________________________________
No clube:
No caso do peixe-zebra, estamos a realizar um estudo mais promenorizado da sua reprodução, tentando assim obter descendentes destes peixes no nosso próprio aquário!
Para além disso, já realizamos e analisamos diversas pesquisas sobre a genética deste pequeno peixe.
Daphnia
A Daphnia é um género de crustáceos pertencente à ordem Cladocera, comumente conhecido como dáfnia ou pulga-de-água. Este nome deriva do seu movimento característico na água, que lembra os saltos das pulgas terrestres, resultado do impulso gerado pelas suas duas antenas (segunda antena), localizadas no topo da cabeça.
As dáfnias apresentam um tamanho que varia entre 0,2 mm e 5,0 mm e vivem em ambientes aquáticos, como charcos, lagos e rios. A sua alimentação é baseada principalmente em plâncton, mas também inclui microorganismos como protistas, bactérias e matéria orgânica, tanto particulada quanto dissolvida.
____________________________________
No clube:
No que toca às Daphnias focamo-nos também na sua reprodução, uma vez que esta reproduz-se tanto sexuadamente como assexuadamente. Para além disso, estudamos o papel que este organismo pode ter na toxicologia!
Planária
Planárias são vermes invertebrados pertencentes ao filo Platelmintos. Esses animais possuem o corpo caracteristicamente achatado no dorso, sendo essa uma das principais formas de identificá-los. Apesar disso, não há uma distinção clara entre a cabeça e o restante do corpo. Além disso, apresentam simetria bilateral, ou seja, seu corpo pode ser dividido em duas metades semelhantes.
____________________________________
No clube:
As planárias são ótimos objeto de estudo no que toca à regeneração, assim sendo, estes é um dos temas em que mais nos focamos quando trabalhamos com este organismo.
Aquário
Por útlimo, o nosso maior foco de trabalho, o nosso aquário! Neste não tão pequeno habitat encontram-se mais de 100 peixes e, de modo a manter tudo em ordem e recriar da melhor maneira um ecossistema digno destes pequenos habitantes aquáticos, existem diversas tarefas que temos de realizar todas as semanas! Entre as quais: trocar a água, limpar o filtro, alimentar os peixes...
Para além disso, de modo a garantir que se encontra tudo nas condições ideais, realizamos alguns testes com a água do nosso aquário, como medição de oxigénio, amónia, nitratos...
O fascínio dos miúdos e dos graúdos pelos aquários é uma realidade e pode constituir uma importante alavanca para aprendizagens práticas e teóricas bem estruturadas e fundamentadas. Pretende-se com o projeto Aquarium desenvolver esta potencialidade através da construção de ecossistemas dinâmicos para o estudo experimental das Ciências e da criação/multiplicação de espécies de forma natural e ou induzida de exemplares (fauna e flora) para estudo experimental de algumas variáveis (temperatura da água, pH, relação entre os níveis de CO2/acidificação e desenvolvimento dos seres vivos, reprodução, taxa fotossintética, adaptação).