As Bibliotecas Escolares do Agrupamento ESPAMOL integram o programa aLer Mais e Melhor, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares. Esta iniciativa visa desenvolver hábitos de leitura e melhorar as competências de compreensão e expressão dos alunos, tornando a leitura uma prática regular, significativa e prazerosa em toda a comunidade educativa.
O programa organiza-se em cinco eixos de intervenção:
Visibilidade da Leitura – dar destaque à leitura nos diferentes espaços, projetos e atividades da escola;
Leitura Recreativa – promover o prazer de ler através de leituras livres, diversificadas e adequadas aos interesses dos alunos;
Leitura Orientada – desenvolver competências leitoras através de atividades planeadas e articuladas com o currículo;
Socialização da Leitura – criar oportunidades para partilhar leituras, opiniões, recomendações e experiências leitoras;
Envolvimento da Família – incentivar a participação das famílias na promoção da leitura e no desenvolvimento de hábitos leitores.
Através destes eixos, as Bibliotecas ESPAMOL desenvolvem um conjunto diversificado de iniciativas que contribuem para formar leitores mais competentes, autónomos e críticos.