PADDE
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu. e o DigCompOrg.
O DigCompEdu é um referencial para o desenvolvimento da competência digital dos educadores na Europa e responde ao esforço dos diferentes países na promoção da competência digital dos seus educadores.
Os educadores devem estar munidos de uma competência digital que lhes permita uma participação ativa na sociedade digital e ser capazes de demonstrar essa competência perante os aprendentes, transmitindo-lhes o uso que fazem das tecnologias digitais.
O DigCompOrg é um quadro de referência sobre o que são organizações digitalmente competentes nos dias de hoje. Compreende sete áreas comuns a todos os setores da educação:
Práticas de liderança e de governação;
Práticas de ensino e de aprendizagem;
Desenvolvimento profissional;
Práticas de avaliação;
Currículos e conteúdo;
Colaboração e Networking;
Infraestrutura.
É uma ferramenta que permite orientar sobre o progresso, integração e implementação de tecnologias digitais, planear estratégias e simplificar a transparência e comparação de iniciativas ao nível europeu.
O PADDE é um documento estruturante que irá refletir a visão do Agrupamento sobre o papel que pretende para a integração das tecnologias digitais na concretização do Projeto Educativo e para a melhoria de todo o processo educativo e organizacional, definindo o caminho e, sobretudo, o ritmo que o Agrupamento pretende imprimir para a integração do digital.
Por outro lado, o PADDE trará intencionalidade, coerência, rigor e sobretudo um compromisso através de um foco na monitorização, avaliação e na procura de evidências. Trará uma visão global e articulada sobre o impacto das tecnologias digitais na vida do Agrupamento, espelhada em três dimensões fundamentais:
Organizacional;
Pedagógica;
Tecnológica.
(no seu conjunto, permitirão uma transição digital plena).
Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais:
O Envolvimento Profissional;
O Ensino e Aprendizagem;
A Avaliação das Aprendizagens;
O Desenvolvimento Profissional Contínuo;
A Liderança.