Setembro 2023
Dia Internacional de Limpeza Costeira | #EUBeachCleanUp: a ESM aceitou o desafio da Comunidade das escolas EPAS e realizou uma ação de limpeza na praia Norte
Esta iniciativa pretendeu evocar o Dia Internacional de Limpeza Costeira, para a necessidade de preservação e proteção ambiental, especialmente dos oceanos e praias.
Enquanto embaixadores Epas, desenvolver projetos que integrem temas de sustentabilidade e preservação ambiental foi mais um desafio que concretizamos com entusiasmo e responsabilidade.
No final sentimos que cada gesto, por menor que seja, é um passo em direção a uma Europa melhor.
Mais aqui
Outubro 2023
Prémio EPAS leva Monserrate a Estrasburgo
A Escola Secundária de Monserrate, no âmbito do projeto EPAS - ESCOLAS EMBAIXADORAS DO PARLAMENTO EUROPEU, foi premiada com uma viagem a Estrasburgo, onde irá participar numa sessão do Parlamento Europeu. Este prémio vem reconhecer o trabalho desenvolvido, em 2022/ 2023, por um grupo de alunos, orientados pelas professoras Luísa Rocha e Manuela Felgueiras, em torno do tema "Unidos na Biodiversidade".
O projetos EPAS – ESCOLAS EMBAIXADORAS DO PARLAMENTO EUROPEU, é uma iniciativa com o objetivo de sensibilizar os alunos para a democracia parlamentar europeia, o papel do Parlamento Europeu e os seus valores.
Todos os anos, o programa EPAS define um tema agregador, servindo de ponto de partida para os alunos e professores, enquanto embaixadores, desenvolverem atividades que proporcionem o exercício de uma cidadania ativa. No final de cada ano letivo, as atividades realizadas pelas escolas são avaliadas pela equipa de coordenação nacional, sendo certificadas como escolas embaixadoras, em função do êxito de concretização do plano de atividades desse ano, com a atribuição de certificados a todos os intervenientes. Foi o que aconteceu com a Escola Secundária de Monserrate!
Só falta desejar a estes alunos e aos seus professores “Boa viagem!”
Mais aqui
Dezembro 2023
Uma sessão inolvidável, com um auditório repleto. No dia 7 de dezembro, mais de 300 alunos, acompanhados pelos seus professores, tiveram o privilégio de ouvir Tomás Marques, um ex-aluno que veio falar sobre as suas experiências pelo mundo.
O Tomás encontra-se a frequentar o curso de direito, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Durante o seu percurso na escola secundária de Monserrate, obteve excelentes classificações mas, mais do que isso, destacou-se pelo seu ativo envolvimento em inúmeros projetos do Agrupamento, desde o Parlamento dos Jovens ao programa ‘Mentoria: ESM+ cidadão’.
Aquando do início do seu percurso universitário, esta participação não se esgotou – pelo contrário, intensificou-se: esteve na Irlanda, numa conferência do projeto 'inclusEu'; foi à Roménia, onde participou numa reunião do projeto VoluntEU; esteve também em Bruxelas para a assinatura, na qualidade de elemento fundador, do projeto 'Unidos na Universidade'; de salientar que, neste último projeto, o nosso ex-aluno foi convidado enquanto representante da ESM no âmbito do projeto EPAS, de que a escola secundária de Monserrate é dinamizadora.
Foi neste enquadramento que as professoras Luísa Rocha e Manuela Felgueiras convidaram o Tomás para partilhar, com os colegas mais novos, estas inúmeras experiências. E fê-lo de uma forma excecional, prendendo todos, do início ao fim, com a sua presença, simpatia, capacidade de expressão e, naturalmente, com a mensagem bem clara que deixou: é fundamental que os jovens saiam do seu círculo restrito e se envolvam em projetos, designadamente, nos projetos de democracia escolar
Obrigada, Tomás! Monserrate orgulha-se de ti e sabe que pode sempre contar contigo! Até breve! Mais aqui
(2023-12-08)
Janeiro 2024
Sessão com a Deputada da Assembleia da República – Dr.ª Dora Brandão: “Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”.
Democracia em ação!
A deputada da Assembleia da República, Dora Brandão, fez hoje sessão na ESM durante o decurso da campanha para o Parlamento dos Jovens, apresentando o tema em debate: viver abril na educação: caminhos para uma escola plural e participativa.
Os candidatos a deputados demonstraram um empenho e um civismo exemplares. Na A28 tem-se sentido nestes dias uma verdadeira participação democrática, com 6 listas candidatas, comprovativo da boa formação cívica dos jovens.
#esmonserrate #ESM #parlamentodosjovens #agrupamentodeescolasdemonserrate #monserrate
Mais aqui
Ocorreu ontem, segunda-feira dia 29 de Janeiro, mais uma sessão de grande participação cívica, democrática e de cidadania ativa na ESM.
Trinta e um deputados participaram na Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens, desempenhando de forma irrepreensível a função política a que estavam obrigados. A forma como assumiram a função de deputados, a responsabilidade na postura adotada, a qualidade discursiva e as medidas apresentadas para discussão e aprovação, foram aspetos que marcaram muito positivamente esta sessão. De destacar também o desempenho da Mesa da Assembleia Escolar que conduziu os trabalhos de forma exemplar e fez cumprir a agenda prescrita.
O Projeto de Recomendação da ESM aprovado para promover uma escola mais plural e participativa contempla o alargamento da formação continuada para alunos e docentes voltada para a promoção da diversidade cultural, étnico-racial, de género e ensino especial, a introdução no currículo escolar de conteúdos para melhorar a compreensão e inclusão das minorias e o aumento do número de representantes dos alunos no Conselho Geral.
Estas medidas serão defendidas na sessão distrital, marcada para março, pelos deputados eleitos em representação da escola, a saber: Luís Filipe Lima, Alberto Veiga e Kyra Souza.
Em prol de uma educação para uma cidadania proativa, o Parlamento dos Jovens, é um projeto que possibilita o desenvolvimento de competências discursivas, potencia a capacidade argumentativa dos participantes e faz aprofundar o conhecimento sobre um determinado assunto, que neste ano, teve como temática “Viver ABRIL na educação: caminhos para uma escola plural e participativa”.
Em prol da democracia e dos 50 anos de liberdade, o projeto foi amplamente participado com a apresentação de seis listas, tendo os alunos se envolvido de forma bastante ativa em todo o processo, realizando a campanha na escola através de cartazes, QR code’s, criação de contas nas redes sociais e realizando sessões presenciais de divulgação das ideias de cada lista na A28. A mobilização foi plena e não habitual nas edições anteriores.
A qualidade do trabalho político destes deputados foi de tal modo exemplar que cativou a plateia de pares, e desenvolveu nesta uma escuta ativa. A afirmação de um aluno no final da sessão “foi a palestra (embora não o sendo) que mais gostei de assistir na escola” revela da importância de ações que promovem processos de participação democrática de pares para pares.
#agrupamentodeescolasdemonserrate #esmonserrate #parlamentodosjovens #ESM #monserrate #Agrupamento #umpercursodeconfiança
Mais aqui
Na sede do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ) em Viana do Castelo, jovens de 18 escolas participantes no Parlamento dos Jovens procederam à eleição do Presidente da Mesa da Assembleia que irá conduzir os trabalhos na Sessão Distrital, a realizar em março. A escolha recaiu na aluna da escola secundária de Monserrate, a Ana Rita (12H), que, temos a certeza, irá exercer essa função com toda a dignidade.
Por sua vez, para representação do Projeto de Recomendação da escola nessa Sessão Distrital, foram eleitos os deputados Luís Filipe Lima, Alberto Veiga, e Kyra de Souza.
Bem se pode dizer que, neste caso, são os alunos a darem verdadeiras aulas de democracia.
Mais aqui
Março 2024
A Escola Secundária de Monserrate é uma escola EPAS (Escola Embaixadora do Parlamento Europeu) e nesse âmbito realiza um conjunto de atividades que desenvolve nos jovens conhecimentos para uma maior consciencialização da cidadania europeia.
Assim, alguns embaixadores juniores deslocaram-se à Câmara Municipal para entrevistar o Sr. Presidente, cujas questões se centraram nos seguintes tópicos:
- como promove a autarquia a participação ativa dos jovens no projeto de União Europeia?
- como combater as elevadas taxas de abstenção nas Eleições Europeias em Portugal?
- de que forma o município executa a Política de Coesão social através dos fundos europeus?
- o que é para si “Democracia em ação” numa dimensão europeia e no contexto da comemoração dos 50 anos de Liberdade?
- Que mensagem quer deixar aos jovens, considerando os Valores da União Europeia?
A entrevista decorreu no Salão Nobre num ambiente descontraído, tendo o entrevistado defendido o projeto europeu, consciencializando os embaixadores juniores para a importância de todos sermos parte integrante deste projeto. Parabenizou-os, ainda, pela envolvência e entusiasmo para com a causa europeia.
Mais aqui
Abril 2024
O projeto 'InclusEU', de âmbito europeu, que tem como objetivo a promoção de boas práticas cívicas e de inclusão, como resposta a crises humanitárias, de que a pandemia do Covid-19 é um exemplo, realizou a sua 6ª conferência em Portugal, entre 14 a 17 de abril, e foi um enorme orgulho ver Tomás Marques, um ex-aluno de Monserrate, como um dos organizadores do evento.
Estiveram presentes jovens de 8 países e Portugal foi representado por 15 alunos de Monserrate que integram o projeto EPAS (escola embaixadora do parlamento europeu), dinamizado pelas professoras Luísa Rocha e Manuela Felgueiras. As intervenções dos nossos alunos nesta conferência, integralmente falada em inglês, foram amplamente elogiadas pelos colegas estrangeiros que destacaram a capacidade de argumentação, maturidade e espírito de equipa dos nossos representantes. Além disso, um dos projetos de voluntariado apresentado foi o programa Mentoria: ESM+ Cidadão, também do Agrupamento.
Os alunos do curso profissional de multimédia, sob a orientação do professor João Lima, fizeram a cobertura do evento.
Mais uma experiência que estes alunos levarão na bagagem pela vida fora!
https://www.facebook.com/profile.php?id=100004271837004
Euroscola: rumo à sessão nacional como escola EPAS
À semelhança dos anos anteriores, a escola secundária de Monserrate marcou presença na sessão regional do programa Euroscola - programa anual criado pelo Parlamento Europeu no âmbito da cidadania - que aconteceu no IPDJ, em Viana do Castelo.
O concurso reveste-se de duas fases: trabalho escrito e apresentação de uma performance. Para a parte escrita foram apresentados alguns textos de alunos de vários cursos e modalidades de ensino, do qual se produziu um 'mix' textual para submissão ao concurso. A performance foi idealizada sob a orientação das professoras Luísa Rocha e Manuela Felgueiras, com a colaboração dos professores João Palhares e Fernanda Neves (Nani).
Em representação da ESM, os alunos Luís Trindade e Matilde Labandeiro, obedecendo ao tema 'Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos', apresentaram um projeto com imagem, vídeo e música, que venceu a fase distrital. Por isso, a ESM estará presente na fase nacional, em Lisboa, nos dias 27 e 28 maio
Ligar Horizontes: EPAS e Awke - Educação, Participação e Oportunidades na Europa
Os alunos da disciplina de História, Culturas e Democracia (HCD) dinamizaram um world café sobre a União Europeia.
No âmbito do projeto EPAS (Escola Embaixadora do Parlamento Europeu) e do projeto Erasmus + AWKE (A Welcome Kit to Europe), as turmas do 11T (Turismo), 11P (Multimédia) e 12º J (Turismo) participaram nesta dinâmica onde vários temas europeus foram abordados.
Falou-se de...
- Eleições europeias
- Programas e concursos europeus
- História da UE
- Espaço Schengen
- Princípios, valores e missão da UE
- Instituições europeias
- Euro
A atividade proporcionou um espaço de discussão enriquecedor para os alunos, que puderam explorar a fundo os temas relacionados à União Europeia e às suas instituições. Esta iniciativa, realizada no âmbito dos projetos EPAS e AWKE (Erasmus+), contribuiu para o entendimento e a consciencialização dos estudantes sobre a importância da integração europeia e dos seus valores fundamentais. Ao abordar questões como as eleições europeias, a história da UE, o Espaço Schengen e o euro, os alunos foram capacitados com conhecimentos essenciais para a sua formação cidadã e o seu papel como futuros cidadãos ativos na sociedade europeia.
Mais aqui
Encontro de Escolas Epas: a ESM em Vila Nova de Gaia
Mais uma atividade de Monserrate no âmbito do Projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu. Desta vez, no dia 19 de abril, em Vila Nova de Gaia, oito embaixadores juniores representaram a Escola Secundária nesse encontro de Escolas EPAS.
O tema de debate e reflexão foi a "Democracia e eleições europeias - Jovens em ação". Este programa pretende contribuir para a formação dos jovens na dimensão europeia e aproximá-los da UE.
Mais aqui
Maio 2024
Democracia em ação: Dia da Europa na Escola Secundária de Monserrate
Embaixadores juniores motivados.
Professores entusiasmados.
A simbiose entre os 50 anos da democracia nacional e o hino à Europa.
Mais aqui
Realizou-se, por videoconferência, no dia 17 de abril, a reunião de eleição da Mesa da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens. A primeira escolhida dos jovens candidatos foi a Ana Rita Veiga, do 12º ano, que, assim, irá presidir à sessão nacional, nos dias 27 e 28 de maio, acompanhada pelas professoras Luísa Rocha e Manuela Felgueiras.
As palavras são curtas para expressar o orgulho, a admiração e o respeito por esta conquista.
Parabéns, Ritinha!
Mais aqui
Ligar Horizontes: EPAS e Awke - Educação, Participação e Oportunidades na Europa
Sessão online
Ver registo aqui
Uma Escola EPAS em Estrasburgo: MONSERRATE é uma das três escolas vencedoras, a nível nacional, do programa Euroscola.
O Euroscola é um programa anual criado pelo Parlamento Europeu, dirigido a alunos/as do ensino secundário, no âmbito da cidadania. O concurso reveste-se de uma fase distrital e outra nacional, exigindo um trabalho escrito e uma apresentação subordinada ao tema “Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos”.
Na componente escrita, a escola de Monserrate optou pela produção de um mix a partir de textos de alunos de vários cursos e modalidades de ensino; para a componente oral, foi feita uma performance concebida pelas professoras Luísa Rocha e Manuela Felgueiras, interpretada pela Matilde Labandeiro e pelo Luís Trindade, ambos do 11º ano, tendo contado ainda com a inestimável colaboração dos professores João Palhares Lima e Fernanda Neves (Nani)
Após ter ganho a fase distrital, Monserrate passou à fase nacional, cuja sessão decorreu na belíssima e recém-inaugurada Casa do Parlamento e onde, perante um júri, as escolas participantes tiveram de expor as respetivas apresentações orais.
A performance de Monserrate consistiu numa certeira conjugação entre texto e conteúdo audiovisual que cativou todos os presentes. A atualidade e o impacto das imagens escolhidas; a pertinência e profundidade do texto, integralmente escrito pelo Luís Trindade; o pletórico desempenho dos dois alunos; o ritmo certo e a perfeita sincronia entre as palavras, o som e as imagens fizeram desta apresentação um momento memorável e justificam este merecido prémio.
Fase seguinte: viagem até Estrasburgo!
Mais aqui
Experiências, reflexões e memórias em torno da União Europeia com a presença da dra. Isabel Baltazar, coordenadora nacional do EPAS
Numa agradável moldura humana e num espírito de entrega e empenho, os Embaixadores Juniores do projeto EPAS (Escola Embaixadora do Parlamento Europeu), apresentaram as atividades realizadas ao longo do ano sob o lema "DEMOCRACIA EM AÇÃO". Os que não puderam estar fisicamente presentes, por estarem em Erasmus/FCT, gravaram o seu emotivo testemunho.
Neste "hino" à Europa estiveram presentes a Diretora da ESM Maria Dores Passos Silva, a coordenadora nacional do EPAS, Dra: Isabel Baltazar, a vereadora da juventude, Dra. Carlota Borges Carlota Borges - Câmara Municipal de Viana do Castelo, os representantes da AJD Associação Juvenil de Deão - AJD, alguns Diretores de Curso, professores e alunos.
Foi um momento marcante e cheio de emoções para todos!
Cumpriu-se o programa Epas.
Mais aqui
#EPAS #monserrate #esmonserrate #vianadocastelo #european #europa
#usaoteuvoto: vídeo passado em todas as turmas da ESM
Usa o teu voto, ou outros decidirão por ti. Eleições europeias, 9 de junho de 2024
Mensagem das embaixadoras seniores enviada pela diretora do Agrupamento a todos os diretores de turma:
"Caros colegas,
No âmbito do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (Epas), solicita-se que, durante esta semana, leiam aos alunos a seguinte informação e passem o vídeo sobre as eleições europeias (4:02), cujo link se encontra no final.
Dentro de algumas semanas - entre 6 e 9 de junho - a União Europeia lançar-se-á num dos maiores exercícios democrático do mundo, as Eleições Europeias de 2024, que afetarão a vida dos seus 450 milhões de habitantes e terão também um impacto global. As decisões tomadas pelo Parlamento Europeu impactam o nosso dia a dia, estão na base de 70% da legislação nacional, moldam o futuro da Europa e contribuem para a defesa da democracia - quanto mais pessoas votarem, mais forte será essa democracia.
O Parlamento Europeu lançou uma campanha para incentivar a afluência às urnas. Acreditamos que a democracia não é apenas um direito fundamental, mas também uma responsabilidade que cada um de nós partilha - e a forma mais direta de o fazer é através do voto. No centro desta campanha está a frase "Usa o teu voto. Ou outros decidirão por ti".
No dia 29 de Abril, foi lançado em toda a Europa um anúncio publicitário de quatro minutos que apresenta europeus de mais idade que testemunharam em primeira mão o poder transformador da democracia nas suas vidas. Estas pessoas quiseram transmitir as suas histórias pessoais - quer tenham vivido em tempos de opressão ou experimentado a fragilidade da democracia - aos seus netos e à geração seguinte. Em conjunto, os seus testemunhos mostram que o voto não é algo que deva ser tomado como garantido e exortam o espetador a usar o seu voto.
Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=NMGKBTtvKIk&list=PLAgSdAbFM7MU4cN5eplLow8IQFas-N9V0&index=9