Notícias


Uma jornada na literacia da informação com Fernão Lopes


No dia 28 de maio, a jornada na literacia da informação, levada a cabo na  Escola Secundária Marques de Castilho com a turma do 10.º C1, culminou com a apresentação online das conclusões do projeto Wiewe(r)be.

Este projeto, promovido pela RBE, em parceria com a Universidade Aberta, visa desenvolver práticas pedagógicas que contribuam para o domínio da literacia crítica da informação. O trabalho desenvolvido consistiu na articulação da disciplina de Português com a BE, tendo como ponto de partida a Crónica de D. João I. Com efeito, este texto literário oferece a possibilidade de refletir sobre a importância da informação e como esta pode ser determinante em questões tão cruciais como o destino de uma pátria. 

Os alunos da turma do 10.º C1 desenvolveram aprendizagens significativas, aprenderam a reconhecer informação fidedigna e a utilizar ferramentas, alocadas no site da BE. Para além disso, redigiram textos argumentativos e produziram podcasts, tendo merecido uma menção honrosa o podcast Pensamentos Audíveis do Martim Silva e da Carolina Simões, no concurso Medi@ção.

Dados os benefícios, desta aprendizagem, a motivação e envolvimento dos alunos participantes, perspectiva-se um alargamento desta iniciativa no Agrupamento.


Uma 10.ºC a construir Sonhos do Armário, com Adélia Carvalho


No dia 24 de maio, dez alunos do 10.º C viajaram rumo a Almada para o Festival Literário, para partilha de experiências relativas à escrita criativa e colaborativa com escritores.

Das sessões realizadas, no âmbito do projeto Read ON que contou com a articulação da disciplina de Literatura Portuguesa com a Biblioteca Escolar e com a colaboração de Adélia Carvalho, resultou Sonhos do Armário, reunidos na Antologia de 2024. Esta edição tem por tema "Eu cidadão, em democracia" e convida os jovens escritores à reflexão por via do exercício da escrita, fazendo uso da liberdade de expressão e de criatividade. 

Através deste desafio, os alunos exploraram outros caminhos de realizarem aprendizagens e de exercer a sua cidadania na gestão da relação com o outro.

 


O 7.º ano vai a Coimbra 

pelo ambiente!

Nos dias 13 e 28 de maio , os alunos do 7.º ano do Agrupamento de Escolas Águeda Sul foram a Coimbra realizar atividades no âmbito da Físico-Química, das Ciências Naturais e de História. Estas atividades resultaram da articulação da biblioteca escolar com estas disciplinas, numa lógica de apoio ao currículo e na realização de um projeto de Domínios de Autonomia Curricular (DAC) com o objetivo de criar oportunidades informais de descoberta de realidades e conhecimentos que possam colmatar lacunas e dificuldades na aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento.

No exploratório de Coimbra, os alunos realizaram a atividade Hora K’nex e o Emispherium. Exploraram a destreza manual, a consciência espacial e a criatividade, para além de sistematizaram o conhecimento das teorias dos astrónomos da Grécia antiga aos grandes telescópios dos nossos dias, passando pelas descobertas sobre o Sistema Solar e a Via Láctea, tendo-se, assim, mobilizado as aprendizagens adquiridas ao longo do ano letivo.

Esta visita de estudo à cidade de Coimbra promoveu, ainda, a valorização do património histórico e Natural. Efetivamente, a par da atenção dada ao património histórico, o Jardim Botânico promoveu a consciencialização relativamente às alterações climáticas. 


Dois leitores premiados 

Fase final do CIL



No dia 18 de maio, decorreu a fase final do Concurso Intermunicipal de Leitura, em Anadia.

Congratulamos todos os leitores que participaram no CIL e dirigimos um aplauso especial aos candidatos que representaram muito bem o Agrupamento de Escolas Águeda Sul.

Parabéns ao Francisco Lopes e ao Vasco Timóteo que ficaram em terceiro lugar, no primeiro ciclo, e em primeiro lugar, no terceiro ciclo do ensino básico, respetivamente.



Think Globally, unite for Climate

Mobilidade a Palermo (Itália)


No âmbito do projeto Erasmus Mais, associado ao projeto CriaLER ("Escola a ler" - RBE), as professoras parceiras, Miquelina Vilaranda e Maria Pimenta representaram Portugal no encontro em Palermo que decorreu de 6 a 10 de maio.

Esta mobilidade constituiu uma oportunidade para alargar conhecimento numa perspetiva mais global sobre os efeitos das alterações climáticas e a necessidade de adotar atitudes que contribuam para a sustentabilidade. Houve lugar para seminários (Kreativna stanica  - Serbia; Dr. Giovanna Vella, Civil Engineer) e reuniões de trabalho, onde se partilharam  experiências pedagógicas e se exploraram ideias inovadoras capazes de motivar as jovens gerações para o exercício de uma cidadania mais ativa e promotora da mudança de mentalidades.

As turmas envolvidas no projeto irão beneficiar desta formação, sendo protagonistas da disseminação junto dos seus pares no próximo ano letivo.


"Think globally, unite for climate"

Projeto CriaLER associado ao  Erasmus Mais


No dia aberto do Agrupamento da Escola Secundária de Marques de Castilho, dia 3 de maios, os alunos do 8.º C, D e E expuseram os cartazes com os títulos “um planeta, uma missão”, “Catástrofes ambientais”, “Planeta terra”. Estes trabalhos foram realizados na sequência de aulas de Ciências Naturais, em articulação com a biblioteca Escolar, com recurso a metodologias ativas e ao uso consciente e criativo das novas tecnologias, no âmbito do projeto CriaLER  que se associou ao Erasmus Mais, “Think global, unite for climate”.  

Partindo da leitura de “A terra de Ana”, de Jostein Gaarder, os alunos têm vindo a explorar conceitos do currículo, de forma motivadora e participativa, em várias áreas do conhecimento. Com estes trabalhos os alunos puseram em prática e desenvolveram competências e aprendizagens essenciais importantes para uma formação que se pretende holística. Procurou-se, assim, desenvolver uma consciência sobre a importância de zelar o planeta terra e de adotar atitudes e comportamentos, de acordo os efeitos das alterações climáticas.

Em breve, poderão ver este trabalhos na biblioteca escolar da escola sede do Agrupamento e no site da BE.


Concurso Medi@ção

Menção honrosa


Os alunos Carolina Simões e Martim Oliveira, do 10.º C1 estão de parabéns pelo podcast Pensamentos audíveis que mereceu uma menção honrosa no concurso Medi@ção, edição de 2024. 

Este trabalho decorreu do projeto Wiewe(r)be (RBE), implementado no ano letivo de 2023-2024 na turma do 10.º C1, em articulação com a disciplina de Português. Os alunos da turma têm vindo a realizar uma jornada na literacia crítica da informação, a partir da abordagem de excertos da Crónica de D. JoãoI. 

O projeto potenciou, por meio de diversas atividades em linha com metodologias ativas e  com o PASEO, uma exploração por parte dos alunos conducente a aprendizagens significativas. Capacitando-os de ferramentas eficazes para um uso crítico e consciente da informação, estes alunos tornaram-se produtores de conteúdos, fazendo prova de criatividade a partir do conhecimento adquirido.

Estão todos os alunos de parabéns, assim como os professores envolvidos no desenvolvimento do projeto.

"Abril depois de Abril"

É proibido ler - Instalação


A biblioteca escolar da ESMC acolheu a instalação "É proibido ler" que resultou de um trabalho de curadoria articulado entre a biblioteca escolar e o grupo de História. 

Suspensas, capas de livros proibidos pelo Estado Novo oferecem-se aos olhares curiosos de quem visita a biblioteca e se espanta com a natureza de alguns textos. A biblioteca escolar disponibiliza um espaço para consulta de algumas destas obras, ao lado das quais se ergue um gigante lápis azul, simbolizando a repressão da liberdade de expressão e de acesso ao conhecimento. 

No Dia Aberto do Agrupamento, a 3 de maio, foram muitos os alunos que exploraram  obras proibidas e censuradas, lendo-as ora em voz alta, ora sussurrando através do lápis azul. Por meio desta atividade lúdica, inspirada nos famosos "sussurradores" do escritor e ilustrador Miguel Horta, crianças e jovens experimentaram várias modalidades de exprimir palavras e ideias. Esta dinâmica inscreve-se no paddy-paper do Departamento de Línguas e contou com a colaboração dos alunos de Artes Gráficas do 11.º ano para a construção do lápis azul.

Abril aconteceu na biblioteca escolar, onde se podem ler jornais lançados no dia 25 de abril de 1974 e que acompanham os acontecimentos que marcaram a conquista da liberdade tão preciosa para o conhecimento e desenvolvimento de todas as pessoas numa sociedade que queremos mais justa e equitativa.

Agora, cabe-nos cuidar da liberdade, lendo e construindo conhecimento. Como diz José Amílcar Coelho, capitão de abril, "as forças físicas são dominadas pela inteligência".


"Abril depois de Abril"

A música e a escrita pela liberdade!

João Nina juntou-se ao desafio lançado pelas professoras bibliotecárias do agrupamento e colaborou na atividade de escrita criativa iniciada em outubro com turmas do 9.º ano.  

Da poesia à música e da música à poesia, surgiu o poema "Portugal Sofria" que os alunos do 9.º C cantaram, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Concretizou-se, assim, "Abril depois de Abril", através da reflexão, do espírito crítico, mas também convocando a criatividade. Estes alunos cumpriram-se enquanto cidadãos participativos, tanto no decorrer das sessões como na partilha à comunidade escolar, aquando da apresentação, no dia 30 de abril.

O Rap veio à escola, mais uma vez, e contribuiu para a  consciencialização dos jovens relativamente à necessidade de cuidar da liberdade que nos foi presenteada por gerações anteriores. Esta atividade teve por palco o átrio da Escola Secundária de Marques de Castilho, onde se juntaram exposições várias, decorrentes da articulação entre disciplinas que envolveram alunos de todos os níveis de ensino. Desta participação conjunta, resultou uma ligação harmoniosa, marcada pela dimensão estética e comunicativa dos trabalhos expostos, mas também pelo rigor que o grupo de história imprimiu à exposição que ligou simbolicamente ao espaço da biblioteca escolar.

Alunos e professores estão de parabéns!


CIL 2024

Festa da leitura no CAA

O Centro de Artes de Águeda (CAA) acolheu  jovens leitores do município para a 2.ª fase do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) de 2024.

Os candidatos presentearam-nos com as suas leituras que contemplaram temas tão pertinentes para a atualidade, desde o direito à cultura e à liberdade de expressão, passando pela importância do pensamento e da reflexão sobre questões essenciais da nossa existência, neste mundo global tão incerto. Tais temáticas escrevem-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de de abril. 

Todos estes jovens leitores estão de parabéns! Agradecemos ao Francisco Lopes (1.º lugar), EB1 de Fermentelos, à Maria Teixeira (3.º lugar), EB2 de Fermentelos, ao Vasco Timóteo (3.º lugar), EB3 de Fermentelos, e à Mariana Rosa (2.º lugar do Secundário) da Escola Secundária Marques de Castilho, por terem tão bem representado o Agrupamento de Águeda Sul.

A leitura afirmou-se pela voz dos jovens enquanto lugar de partilha e evidenciou-se pelos seus potenciais na comunicação com o outro. 

JB vai à escola

Palestra: desinformação e fake news


No 19 de abril, as turmas do 9.º A e B participaram numa palestra sobre literacia da informação com o Jornal da Bairrada. Esta atividade decorreu da articulação da biblioteca escolar com a disciplina de Português. 

Com o projeto "JB vai à escola", os jornalistas orientaram uma palestra que envolveu a comunidade na reflexão de questões que se prendem com a promoção da leitura e o combate à desinformação.

Esta sessão envolveu os alunos que participaram, fazendo prova de interesse por estas questões de grande interesse para o exercício de uma cidadania consciente e participativa.

Foram, efetivamente abordados a cidadania e o valor da liberdade de imprensa , enquanto valores constituintes da democracia.


Março a ler!

O mês de março afirmou-se, no Agrupamento de Águeda Sul, como sendo o mês da leitura através do trabalho colaborativo em diversas atividades com alunos de todos os níveis de ensino. 

A festa da leitura continua na tua biblioteca!




Semana da Leitura

Celebrar a poesia!


No dia 21 de Março, data comemorativa do Dia da Poesia, alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (7.º B e 8.º A e B) realizaram leituras expressivas de poemas de Manuel Alegre e um de José Carlos Ary dos Santos, no âmbito da temática do 25 de Abril. Esta atividade resultou da articulação da biblioteca Escolar com o trabalho desenvolvido nos projetos Passa a Passo e Saber +. A Professora bibliotecária registou o momento através da realização de um podcast que podem ouvir neste site em "Projetos e atividades. 


Semana da Leitura

Carla Rua

Os alunos do 11.º C e do 11.º B  abraçaram desafios de escrita criativa pela mão da Carla Rua, poetisa, que dinamizou a oficina (Ar)risca-te à Poesia

A atividade inscreve-se na comemoração da "Semana da Leitura" e promoveu um olhar artístico e poético sobre a vida a partir da leitura do poema "Recomeçar" da autora. Esta dinâmica envolveu os participantes num trabalho colaborativo entre os pares, tendo contribuído para a aquisição de competências essenciais.

Foi notório o envolvimento por parte dos alunos que fruíram deste momento criativo e de bem-estar na biblioteca escolar. 




Abril depois de abril

O RAP VAI À ESCOLA

A música e a poesia inspiraram os alunos de 9.º ano, no dia 19 de março. 

João Nina, músico, veio à escola para iniciar o projeto O Rap vai à Escola para compor os hinos da liberdade. Esta dinâmica, articulada essencialmente com a disciplina de História, começou com uma oficina de escrita e conta com sessões para a composição musical e ensaios. O resultado deste trabalho será apresentado à comunidade escolar.



CriaLER

Sessão de leitura e experiências 

Marta Condesso veio celebrar a "Semana da Leitura" com os alunos do 8.º C, D e E. 

Para além das leituras expressivas que cativaram a atenção e o interesse dos alunos, abordou conteúdos da área de Ciências Naturais e da Físico-Química.

Os alunos foram convidados a realizarem experiências científicas que lhe permitiu a exploração dos conteúdos lecionados, de forma viva e dinâmica. Esta atividade inscreve-se no projeto CriaLER que associa a leitura às Ciências com o objetivo de desenvolver a competência leitora e, assim, contribuir para o sucesso educativo.

Abril depois de Abril

Degustação de leituras

No dia 20 de março, o clube Castilho's Helping Hands, constituído por alunas do 12.º C, e os alunos do 11.º C acolheram utentes da Santa Casa da Misericórdia na biblioteca da Escola Secundária Marques de Castilho para a degustação de leituras. 

Esta atividade inscreve-se na celebração da Semana da Leitura (RBE) e promoveu a partilha de leituras de poemas de autores diversos selecionados pelos alunos. Ao momento literário seguiu-se da degustação de um lanche cuidadosamente preparado e servido pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Restauração do 10.º R, com a orientação da professora Mafalda Alpoim.

Conversando e jogando, a tarde decorreu num afável ambiente de partilha e reencontros intergeracionais, onde se destacaram relatos alusivos ao 25 de abril.


Semana da leitura 2024

Como já tem vindo a ser habitual no Agrupamento, a semana da leitura estendeu-se pelo mês de março com diversas atividades promovidas pelas bibliotecas escolares do AEAS. Foram feitos vários cartazes com a programação própria para o público que procurou envolver no mundo diverso e rico da leitura.


Vota em "Pensa Global, juntos pelo clima." - CriaLER /Erasmus +

Alunos dos diferentes países que participam no projeto de Erasmus "Pensa Global, juntos pelo clima" realizaram diferentes logótipos. 

No AEAS, foram os alunos do Curso Profissional de Técnico de Artes Gráficas que colaboraram com os alunos do projeto CriaLER (8.º C,D e E) com as suas propostas que juntamos com recurso à  ferramenta digital tricider.

Estão convidados a votar no vosso logótipo preferido, seguindo o link:

https://www.tricider.com/brainstorming/3Ig5vdY2LOt


Semana da leitura 2024

Tubo de ensaio poético

No dia 15 de março e já com o propósito de celebrar a "Semana da Leitura" e o Dia Mundial da Água",  Os alunos do 11.º Q tiveram uma aula colaborativa que juntou as áreas de Físico-Química, Literatura Portuguesa e Artes.

A professora Paula Corveira articulou com a biblioteca escolar, explorando conteúdos curriculares a partir da leitura do poema "Uma lição sobre a água" de António Gedeão e da apresentação de trabalhos realizados pelos alunos, no âmbito da disciplina.

À professora bibliotecária coube a exploração do poema, numa perspetiva literária, e abordar a intertextualidade que o poema suscita, remetendo os alunos para a área das artes. Houve, ainda, lugar para uma dinâmica de escrita criativa, Tubo de Ensaio. Do trabalho produzido pelos alunos, resultou um pequeno filme, alocado no site da BE (Projeto Escola a ler - tempo para ler e pensar - RBE).

Esta articulação, através de trabalho colaborativo e de metodologias ativas, contribuiu para a formação holística dos alunos.


Abril depois de abril

Biblioteca Humana

No dia 14 de março, os alunos do 9.º ano (A e B) da Escola Secundária de Marques de Castilho foram desafiados a ler livros humanos. 

Ex-professores do Agrupamento vieram promover "leituras" de histórias, a viva voz, que vivenciaram antes do 25 de abril. O professor Joé Rés, a professora Teresa Pinheiro a professora Gilda Corte-Real, a professora Fátima Ribeiro, mas também a professora Dalila Almeida, a nossa subdiretora,  prenderam a atenção dos alunos que foram transportados para uma outra realidade através da palavra e da escuta atenta.

Destas leituras na forma de conversa, resultaram cartazes que os alunos idealizaram e realizaram com recurso a ferramentas digitais. Estes cartazes poderão ser vistos no formato analógico na biblioteca da escola sede e na galeria virtual no site da BE.






Erasmus Mais

Think Globally, Unite for Climate

A primeira Mobilidade do projeto Think Globally, Unite for Climate teve lugar na Turquia, de 26 de fevereiro a 1 de março, com alunos da equipa pedagógica do 8.º C, D e E.

Para além de ter sido notícia no jornal da Soberania do Povo, são divulgadas regularmente novidades sobre o desenvolvimento de atividades e novidades que podes acompanhar nas redes sociais:

https://www.facebook.com/think.globally.unite.for.climate/


https://www.instagram.com/think.globally.unite.f.climate/

Link

O trabalho colaborativo com o clube europeu volta a ser notícia

As atividades desenvolvidas no âmbito do Clube da Europa são um exemplo de trabalho colaborativo e cooperativo por articular com várias áreas da ação educativa na Escola Secundária Marques de Castilho.

Podem ler os vários artigos, seguindo o link.


Parabéns aos vencedores!


1001 leituras!

No âmbito da Escola a ler, na modalidade tempo para ler e pensar, os alunos do 7º ano da Escola Básica de Aguada de Cima participaram de forma entusiasta numa atividade dinamizada pela BE sobre a igualdade de géneros. Posteriormente, este tema foi desenvolvido nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento.  

Notícia à Roda do Coração

As turmas do 6º ano de Aguada de Cima participaram numa atividade na Biblioteca onde a ciência e a literatura estiveram lado a lado. Partindo da mediação da obra “À roda do coração” de Lurdes Breda, os alunos consolidaram os conhecimentos do sistema circulatório adquiridos na disciplina de Ciências Naturais. E, como aquele coração estava apaixonado, fez-se uma reflexão sobre o significado de amor, e construi-se um cartaz exposto na BE. 

Esta atividade impulsionou o desenvolvimento de um trabalho em DAC das turmas do 6.º ano, neste segundo período.




Mala de Aventuras

Os alunos das turmas AB1 e AC1, no âmbito do projeto Mala de Aventuras, assistiram muito entusiasmados à mediação da obra Maria Vai com as outas, de Sylvia Orthof. 

Esta história, de uma forma divertida, ajuda-nos a refletir de forma crítica diante da vida e na busca da nossa própria identidade.

A Interculturalidade na Escola


No dia 15 de dezembro, realizou-se, na Biblioteca da Escola Secundária de Marques de Castilho, “A Interculturalidade na Escola” que juntou alunos de PLNM (português língua não materna do Ensino Regular e Profissional), formandos de PLA (português língua de acolhimento para adultos), alunos de Educação Especial e de etnia cigana.

A atividade consistiu numa exposição que englobou trabalhos e objetos característicos dos vários países de origem dos participantes, tendo envolvido alunos e formandos provenientes de diversos países numa partilha cultural muito diversificada.

Após a apresentação de alguns trabalhos e fazendo do português a língua de comunicação, houve lugar para a partilha  gastronómica e o convívio cultural que contou com a participação do clube da Europa.

Esta atividade teve o apoio do clube "Helping Hands que também cooperou na decoração da Biblioteca Escolar para a quadra Natalícia.

Assim, esta atividade congregou várias dinâmicas de caráter pedagógico num momento festivo, que convida à partilha e à integração de todos numa escola plural e inclusiva.

Concurso Intermunicipal de leitura

Fase de escola


Está a decorrer a fase escolar do CIL, tendo sido já divulgados os títulos a concurso para o presente ano letivo.

As inscrições e acesso ao regulamento realizam-se na biblioteca escolar. A prova de seleção irá decorrer entre 29 de janeiro a 2 de fevereiro. 

Fiquem atentos!

Boas leituras! 


Ler o mundo e os outros


Os alunos do CAA estiveram na biblioteca escolar para assistir à mediação da obra “O sapo é sapo” de Max Velthuijs, cujo tema abordado é a autoestima. O sapo, depois de todas as tentativas falhadas de imitar os outros, acaba por dar-se conta de que os amigos gostam dele por ser ele próprio — um vulgar sapo verde.

Os alunos dialogaram sobre as suas características pessoais e compreenderam que não vale a pena compararmo-nos constantemente com os outros. Cada um deve estabelecer objetivos realistas e tentar tirar o máximo partido dos seus pontos fortes e capacidades. 

Link photo colage

https://www.canva.com/design/DAF3cg0PQm4/rNUJh1fFTKBD6PF4v1XjgQ/edit?utm_content=DAF3cg0PQm4&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

CONCURSO “BIENAL VAI À ESCOLA” - 2023


A aluna escreveu o que são para ela as palavras, e neste momento, a criação artística encontra-se na exposição & quot;Bienal vai à Escola" que surge no âmbito

da Bienal e dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos que, posteriormente, são transformados em peças de cerâmica. Os trabalhos estão expostos no ATLAS Aveiro - Biblioteca Municipal (Piso 3) até 28 de janeiro.

Parabéns, Lara!


A Biblioteca Escolar é espaço de reflexão e criatividade


No dia 24 de novembro, teve lugar, na biblioteca da Escola Secundária Marques de Castilho, uma exposição de moléculas realizadas pelos alunos do 8.º ano. Este trabalho resultou da articulação da disciplina de Físico-Química com a biblioteca escolar, no âmbito do projeto CriaLER que, no presente ano letivo, integra um projeto de Erasmus Mais, cujo mote é "Pensa global: junta-te pelo clima!" A comemoração do dia mundial da Ciência  permitiu, assim, trabalhar a literacia científica e sensibilizar os alunos para a importância que os conhecimentos representam na tomada de decisões no nosso quotidiano e perspetivar um mundo melhor.


A Biblioteca Escolar é espaço de reflexão e criatividade


Os alunos do 9.º C, D e E foram desafiados pela Biblioteca Escolar, em articulação com as disciplinas de Português e de Cidadania e Desenvolvimento, a refletir sobre a liberdade e o exercício da cidadania.

Desde o visionamento de testemunhos à leitura de diversos textos alusivos ao poder dos livros e da conquista de liberdades e direitos, os alunos encontraram, no espaço da biblioteca, o tempo e as provocações ao espírito crítico e criativo. Dos quatro momentos dedicados a esta atividade no Mês Internacional da Biblioteca Escolar e, no âmbito das "1001 leituras" (Escola a Ler), resultaram  poemas originais, produto da escrita criativa e colaborativa da autoria dos alunos envolvidos.

Esta produções poéticas irão ser divulgadas num formato muito original. Fiquem atentos!

Aqui há gato.pptx

Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)

Biblioteca Escolar: O meu lugar preferido para criar e imaginar


Os alunos do CAA participaram de forma entusiasta numa atividade dinamizada na BE de Aguada do Cima, a partir da mediação da obra Aqui há gato!  de Renata Bueno e Rui Lopes. Nesta sessão os alunos puderam ainda analisar as informações contidas nos rótulos de variadíssimas embalagens (produtos de higiene, alimentação, medicamentos, limpeza) e participaram num jogo que incentiva a correta separação dos resíduos para os ecopontos. No final, utilizando recortes de revistas, cada aluno construiu de forma criativa um gato. Os fantásticos trabalhos daí resultantes estão expostos na BE. Parabéns!

atividade MIBE 8º ano.pdf

A BE: o meu lugar preferido para criar e imaginar


No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), os alunos das turmas G, H e I  do 8º ano, participaram numa atividade na BE que lhes proporcionou um tempo para refletir e dialogar, criar e imaginar. A  partir da leitura do álbum Aqui estamos nós- apontamentos para viver no Planeta Terra , de Oliver Jeffers e de um conjunto de questões preparadas pela biblioteca, os alunos dialogaram, refletiram e elencaram conclusões.  A leitura é uma excelente forma de despertar nos alunos a necessidade absoluta da tolerância, do respeito e do cuidado que devemos ter uns com os outros e com o planeta em que vivemos. Por fim, participaram na construção do mural “O mundo está nas nossas mãos”.

Na semana de 30 de outubro a 3 de novembro, abraça o desafio e vai à tua biblioteca da escola sede descobrir leituras arrepiantes! 

Ler, cantar e refletir a alimentação 


No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas escolares, da semana da alimentação e da ação Escola a Ler, no dia 19 de outubro, as crianças da EPE e do 1.º CEB de Fermentelos, Travassô e Espinhel tiveram a oportunidade de participar num encontro com a BETWEIEN, que além de promover o livro e a leitura, organizou algumas atividades interativas com os alunos e os pôs a cantar e a refletir sobre a alimentação saudável. Uma excelente maneira de unir a leitura a outras competências relacionadas com a formação integral do aluno. 

Atividades e projetos para o ano letivo de 2023 - 2024

Podem consultar as atividades e projetos promovidas pela BE em articulação com várias áreas do saber, junto das professoras bibliotecárias do Agrupamento.


BE de Aguada de Cima comemorou o Dia Europeu das Línguas com os alunos do 6º ano.pptx

Dia Europeu das Línguas 

Na semana de 26 a 29 de setembro, os alunos das turmas A, B e C do 6º ano abraçaram o desafio proposto pela BE para a comemoração do Dia Europeu das Línguas. Esta atividade, realizada em articulação com a disciplina de Inglês do 2.º ciclo, foi do agrado dos alunos que participaram de forma entusiasta.  


À descoberta da Biblioteca Escolar!

Iniciámos o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) com formação de utilizadores dos alunos das turmas A, B e C do 5.º ano. Além das regras a cumprir neste espaço, os alunos puderam consultar o novo site da BE e tomaram conhecimento dos recursos disponíveis que os podem ajudar a ser mais autónomos e eficazes no seu processo de aprendizagem.

Cada aluno recebeu um marcador de um livro com os endereços dos canais web da BE do AEAS, para que os pais e famílias também possam acompanhar as nossas atividades.

A BE é um espaço novo que é importante conhecer para saber utilizar bem! 

Sessão sobre Literacia da Informação para os mais crescidos

No dia 28 de setembro, a jeito de introdução para o mês internacional das bibliotecas escolares (MIBE), a BE da Escola Secundária de Marques de Castilho recebeu os candidatos do Centro Qualifica, de RVCC básico e secundário, para uma sessão formativa, realizada no âmbito de "Setembro, mês da Alfabetização e das Literacias".  É de salientar o interesse e a participação motivada com que estes candidatos estiveram presentes durante a sessão, tendo procurado respostas às necessidades em matéria de "Informação, media e digital"

Esta articulação entre a BE e o Centro qualifica contribui para reforçar a importância do domínio das Literacias, de saber ler, escrever e de dominar as tecnologias de informação, no Ano Europeu das Competência, uma iniciativa da União Europeia que visa promover a aprendizagem ao longo da vida e a qualificação das pessoas e das empresas. 

Trata-se de mais uma oportunidade para dar vida ao mote do MIBE de 2023: "Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para imaginar e criar".  

Regresso às aulas 2023 - 2024

Acolhimento ao 7.º ano

A Escola Secundária Marques de Castilho acolheu os novos alunos do 7.º ano com um roteiro que os levou a explorar a nova escola que irá marcar esta nova etapa das suas vidas. Foi por meio de um trilho dinâmico com desafios relacionados com as diferentes áreas do saber que os alunos se divertiram na descoberta dos espaços e das pessoas. Que todos os nossos alunos encontrem, na escola, um meio para sonhar e para a concretização de sonhos! Bom ano letivo 2023-2024! 


A BE é notícia

O trabalho colaborativo da BE do Agrupamento é notícia no 30º Boletim dos Clubes Europeus da DGE pelo trabalho colaborativo que desenvolve com o Clube da Europa e no contributo para a Estratégia de Cidadania e Desenvolvimento do Agrupamento.

CriaLER em festa!

As turmas que participam no projeto CriaLER (Escola a ler) acabaram as aulas na biblioteca escolar em torno da leitura em voz alta. A partir do formato do Kamishibai, que junta a narrativa decorrente da oficina de escrita e a ilustração por alunos de Artes (11.º B). Alunos, professores, diretor e coordenadora interconcelhia da rede de bibliotecas viajaram pela história da autoria do 7.ºE.

À conversa com… André Fernandes. Da palavra à mudança 

No final do ano letivo, decorreu uma ação conjunta entre os Serviços de Apoio Socioeducativo e as Bibliotecas Escolares que possibilitou a presença do escritor André Fernandes, nas três escolas do Agrupamento, para estar à conversa com Encarregados de Educação, Docentes e outros elementos da comunidade educativa.

André, dotado de um especial poder de comunicação, partilhou com todos os seus livros, as suas experiências de vida, a capacidade de resiliência, as suas conquistas, mostrando como o AMOR é capaz de transformar vidas e a vida!