As Bibliotecas Humanas são uma iniciativa inovadora, nascida na Dinamarca, que transforma pessoas em "livros vivos". Em vez de ler páginas, os participantes escutam histórias reais, narradas pelos próprios protagonistas, promovendo o diálogo, a empatia e a compreensão entre diferentes culturas, experiências e perspetivas. Cada "livro humano" partilha uma experiência única, permitindo que os "leitores" façam perguntas e explorem temas que raramente encontram nas páginas de um livro tradicional.
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas do Fundão aderiu a esta inspiradora iniciativa, a partir da sugestão deixada pela Rede de Bibliotecas Escolares, reforçando o seu compromisso com a promoção da inclusão, da cidadania e do respeito pela diversidade.
Convidamos toda a comunidade escolar a participar e a descobrir como as histórias podem unir pessoas de forma única e transformadora. Venha "ler" connosco!
Eng.º Nuno Bento: entre dois mundos e muitas aprendizagens...
No dia 23 de maio foi a vez do Eng.º Nuno Bento, cuja vida e experiência profissional entre Portugal e Moçambique serviram de ponto de partida para uma conversa inspiradora com as turmas do 9.ºC e 9.ºE, no âmbito das "Bibliotecas Humanas".
Através do seu testemunho, os alunos foram convidados a refletir sobre temas essenciais como a importância da felicidade, da gestão do tempo, do pensamento crítico face à desinformação, da valorização das línguas e do conhecimento do mundo que nos rodeia. A sessão terminou com uma forte referência ao voluntariado como forma de realização pessoal e contributo para a construção de uma sociedade mais justa.
Mais do que uma palestra, esta foi uma verdadeira aula de vida: um encontro com um “livro humano” repleto de experiências, valores e humanidade.
Bibliotecas Humanas, com Fernanda Santiago: quando a História se conta na primeira pessoa...
Fernanda Santiago foi a convidada desta sessão da iniciativa Bibliotecas Humanas na Biblioteca Escolar, partilhando com os alunos o seu percurso marcado pela emigração a salto, a descolonização de Angola e a vivência num campo de refugiados na África do Sul. Um testemunho que deu vida à História e promoveu a empatia entre gerações. Fernanda Santiago contou como enfrentou a emigração, a guerra e o exílio, sempre com coragem. Ao partilhar a sua história com os alunos, mostrou que mesmo nos caminhos mais difíceis é possível reconstruir e vencer. Uma lição de humanidade que ficará na memória de quem a ouviu.
A Mãe da Ema Estêvão, 8F
A Avó da Leonor Marques, 8F
O Avô do Martim Maia, 8F
O Avô da Margarida Almeida, 8F
A Avó da Matilde Reis, 8F