Biblioteca Escolar
Escola Secundária de Felgueiras
Escola Secundária de Felgueiras
Camões e Nós: Reflexões Partilhadas foi o tema agregador dos Debates da Liberdade deste ano.
As quatro turmas finalistas tiveram uma participação com muita qualidade, o que causou grandes dificuldades ao júri para encontrar a equipa vencedora. Desta vez ganhou o 11º A. Honra aos vencedores!
A Escola Secundária de Felgueiras, pretendeu, nesta edição dos Debates da Liberdade, associar-se às comemorações dos 500 anos de Camões.
O estudo de Camões e de Os Lusíadas é parte integrante do currículo. A perspetiva abordada vai além do ponto de vista de exaltação do Portugal dos Descobrimentos, do século XVI. Camões apresenta-se, nesta epopeia, como um homem atento, que pensa o seu tempo com um olhar crítico.
A crítica que atravessa toda a obra, presente principalmente no final dos cantos V a X, pode ser lida com atualidade. Os desafios, os erros, as dificuldades, os medos “cantados” por Camões não são assim tão diferentes dos do nosso século XXI.
Grafema a grafema - com os nossos alunos/as do 3º ciclo do ensino básico.
Fotografias Faladas - na comemoração dos 50 anos da escola, ex-alunos regressam cá e falam das suas memórias.
Desta vez, foi a professora Sónia Sampaio que veio à nossa biblioteca conversar com o/as alunos/as das turmas E e F, do 12º ano.
A partir de fotografias suas, do tempo em que andou na escola, na viragem do século, a nossa querida ex-aluna partilhou as suas memórias dessa época, com destaque para o ano em que era aluna do 10º ano e se festejavam os 25 anos da nossa instituição e a sua turma dinamizou diversas atividades, entre elas a elaboração do primeiro anuário da escola, com fotos de TODOS - alunos, professores e demais funcionários.
Foi um momento muito agradável de partilha!
Este ano comemoram-se os 50 anos das primeiras eleições livres em Portugal e a biblioteca da ESF assinala a data com uma pequena exposição que inclui o boletim de voto da altura.
Partindo do tema proposto pela RBF “Cantando espalharei por toda a parte”, nesta oficina de poesia, organizada pela biblioteca, chegamos a um outro texto da autoria de Camões, o soneto “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, pois, em tempo de aniversário - 500 anos de Camões - é o momento de olhar para trás, fazendo o balanço, e olhar para a frente, para projetar a mudança. E como neste ano de 2025 também se comemoram os 50 anos da Escola Secundária de Felgueiras, pensamos que o tema da Mudança poderia estar nos nossos poemas.
Conversa na nossa escola com os autores Lucinda Cunha e Jorge Carneiro, no âmbito da Biblio Felgueiras 2025.
A turma 11° D esteve presente no divertido Encontro com Fernando Alvim, locutor e autor, na Biblio Felgueiras, na tarde de 18 de março, com a colaboração das professoras Lívia Vinhal e Emília Silva.
A ESF esteve presente na 2ª edição do Concurso Leituras no Douro Tâmega e Sousa (fase municipal), com a participação dedicada e responsável do Afonso Freitas e do Antonio Peixoto, do 9°A, e da Lara Yasmin e da Mariana Silva 12°B. Parabéns! Com um agradecimento à colaboração das professoras Sónia Macedo e Arnaldina Barros.
A proposta para a primeira exposição do ano letivo foi a seguinte:
A atividade «Se podes ver, repara» é uma oficina de escrita criativa, organizada pela biblioteca escolar, e decorre na Galeria Piso 2 da nossa escola. O nome da atividade deve-se a uma frase que José Saramago escreveu para o seu livro Ensaio sobre a cegueira.
Nesta atividade, propomos-te mais do que olhar, mais do que ver; propomos-te que repares, que prestes atenção ao que está ao teu redor e o que provoca em ti.
Tarefa:
1. Faz uma visita à exposição «Produto Interno Bruto», do artista João Viana.
2. Escolhe o quadro que mais te impressionou.
3. Regista aqui o título do quadro
4. Escreve um texto, com cerca de 150 palavras, de acordo com a proposta:
Imagina que do quadro saía uma mão que te puxava para dentro dele. Escreve uma história em que relates a(s) aventura(s) que viveste ali.
Leia os textos aqui
A Escola Secundária de Felgueiras foi uma das escolas e das listas selecionadas no Concurso 50 Listas 2024, promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL 2027). A sua análise permite-nos reconhecer livros para diversos perfis de leitores, cruzando competências de leitura distintas, níveis de desenvolvimento variável e faixas etárias.
Assim, o leque de temas e de estilos é bastante amplo, respeitando o desenvolvimento pessoal, cultural e linguístico-literário de cada um.
A reflexão que cada uma das 246 escolas se propôs fazer contribui largamente para que o processo de seleção de livros se direcione cada vez mais para o leitor e não para o livro como objeto de culto. Convidamos curiosos e interessados a percorrer estas cinquenta listas, encontrando pontos comuns e divergências. A partir daqui, podemos adequar cada vez melhor as sugestões de leitura aos leitores.
O concurso 50 Listas vem dar resposta a uma necessidade amplamente manifestada pelas bibliotecas escolares: a necessidade de mais orçamento para a aquisição e renovação de fundo documental. Com esta iniciativa, o PNL atribui 2000.00€ a cada um dos 50 AE/ ENA, cujas listas de livros mais bem correspondem aos critérios pré-definidos de qualidade, diversidade e representatividade dos vários perfis leitores das comunidades educativas.
Com a verba atribuída a Biblioteca adquiriu mais de 130 títulos de ficção portuguesa, ficção estrangeira, novelas gráficas e banda desenhada, ensaios sobre Física, Biologia, Psicologia e Comunicação, todos editados em Portugal com data posterior a 2021 e, maioritariamente, em 2024.
Aqui fica o convite: venham conhecer os novos livros!
Conhece a lista em https://www.pnl2027.gov.pt/np4/50ll-escolas-selecionadas-2024.html
6 e 9 de novembro 2024
Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor, de Manuel António Pina
pelos alunos do 8ºC
novembro 2024
Sugestões das/os alunas/os do 9º D e 10º E
Outubro 2024
Leituras Questionadas foi a atividade escolhida para comemorar o MIBE na escola.
Como o tema de 2024 é "Bibliotecas escolares a ligar comunidades", escolhemos o livro da escritora e rapper Telma Tvon «Um preto muito português» que nos fala sobre a luta pela inclusão dos jovens negros de nacionalidade portuguesa, mas que são tidos como estrangeiros no seu próprio país.
Na biblioteca vimos um vídeo sobre a biografia da autora, escutamos a leitura do 1º capítulo do livro e, em grupo, elaboramos perguntas que de seguida foram debatidas por todos.
Depois do debate, vimos um outro vídeo, "Acontece todos os dias", com depoimentos de emigrantes em Portugal que nos ajudou a fundamentar as conclusões.
Gostamos muito da atividade, porque ficamos a conhecer uma autora nova e pudemos trocar opiniões sobre discriminação em Portugal.
Regressar à escola é, além do regresso às aulas, o reencontro com os amigos, os colegas e com toda uma comunidade de mais de mil pessoas. Pessoas. Todas e cada uma. Com muito de seu e com muito para dar.
Regressar à escola é querer fazer parte, participar. Aprender e ensinar, receber e partilhar.
No regresso à escola podes contar com a tua biblioteca e a tua biblioteca conta contigo!
Vem ter connosco, vem ler, vem pesquisar, jogar, conversar.
Vem imaginar e criar.
Nós estamos ao teu lado!
Bem-vind@!
A turma 11° D esteve presente no divertido Encontro com Fernando Alvim, locutor e autor, na Biblio Felgueiras, na tarde de 18 de março, com a colaboração das professoras Lívia Vinhal e Emília Silva.