O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.o 30/2020) prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas.
É neste contexto de exponencial digitalização da sociedade e consequentemente dos seus intervenientes, que se apresenta o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), do Agrupamento de Escolas de Sampaio, o qual tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu (Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores) e o DigCompOrg (referencial europeu que define as competências digitais que as escolas devem procurar alcançar, ao nível do ensino e da aprendizagem).
As áreas de atuação deste plano incidem na Liderança, Colaboração e Trabalho em Rede, Desenvolvimento Profissional Contínuo, Práticas de Avaliação, Pedagogia e Competências digitais dos alunos.
Recorrendo às ferramentas de diagnóstico SELFIE e CHECK IN e após uma reflexão assente nos diversos referenciais e documentos que orientam a prática do agrupamento, foram definidos objetivos que assentam em três dimensões: Tecnológica e Digital, Pedagógica e Organizacional. Com base nestes objetivos foi elaborado um planeamento de atividades que pretende não só promover mas também impulsionar e facilitar a utilização do digital no quotidiano dos vários elementos da comunidade educativa.
Capacitação Digital