Rede Nacional de Jovens Líderes - SP

A Rede Nacional de Jovens Líderes, ou simplesmente “Rede”, é um espaço geracional e uma ferramenta institucional dos Escoteiros do Brasil, de caráter assessório, com finalidade exclusiva de promover as políticas nacionais e internacionais de envolvimento juvenil. É formada por jovens adultos de 18 a 25 anos, convencionalmente chamados de “jovens líderes”.

Enquanto estrutura do sistema de governança institucional, a Rede funciona junto aos níveis nacional e regional por meio dos núcleos e influem sobre o nível local por meio de indivíduos.

📌 Seu lugar no organograma é vinculado diretamente às respectivas diretorias regionais e CAN. Subordiná-la a uma área estratégica específica seria uma forma de confinamento e limitação de sua atuação.

Jovens Líderes são jovens adultos no movimento escoteiro de 18 a 25 anos que atuam como pioneiros, dirigentes e/ou escotistas e que contribuem direta ou indiretamente para a implementação das políticas de envolvimento juvenil, atuando individualmente, apoiados ou a partir de algumas de suas ferramentas. Assim, caracterizam-se como uma categoria etária institucional.

FUNDAMENTO E ESTRUTURAÇÃO

Pilares

Fóruns e Encontros

Espaços de discussão, tomadas de decisão relativas à Rede e organização interna; e também espaços de aprendizagem, debates e capacitação;

Núcleos

Unidades de trabalho, eleitos pelos seus pares;

Sistema de Regras

Em regulamento aprovado pelo FNJL e referendado pelo Conselho de Administração Nacional, complementado por documentos de uso interno, desenvolvidos pelo Núcleo Nacional, podendo delegar a Grupos de Trabalho, ou por encaminhamento do FNJL.

Objetivos

Seção Escoteira

Apoiar a correta aplicação do método escoteiro, em especial as práticas democráticas previstas pelo programa educativo.

Organização Escoteira

Fomentar a inserção participativa dos jovens nos processos de tomadas de decisão.

Sociedade

Promover iniciativas de engajamento social e desenvolvimento comunitário.

Funções

  • Promoção do permanente diálogo geracional e intergeracional;

  • Viabilização do acesso à informação relevante e de qualidade;

  • Elaboração e gerenciamento de conteúdos estratégicos à qualificação dos(as) jovens adultos(as);

  • Criação e fomento de oportunidades de participação juvenil em diversos níveis;

  • Representação do ponto de vista exclusivo dos(as) JLs.

Ata do 20º Fórum Regional de JL's

O Núcleo Regional de Jovens Líderes – SP, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 78 do Regulamento Geral da Rede Nacional de Jovens Líderes (RNJL), convocou os jovens associados da Região Escoteira de São Paulo, de 18 a 25 anos, para o XX Fórum Regional de Jovens Líderes, realizado no dia 19 de março de 2022.

Para quem não pôde participar ou quer rever o que foi decidido, pode acessar a ata do evento.

Confira a ata do Fórum.

Capacitação em Rede

A Rede Nacional de Jovens Líderes promove a 11º Capacitação em Rede, com o tema "Autismo: Como envolver jovens com o espectro no Movimento Escoteiro" com a Pedagoga em com Especialização em Educação Inclusiva, Claury Cabral e a Coordenadora Nacional de Programa Educativo do Ramo Escoteiro, Elisa Goe.

A conversa é aberta para todos.

Você pode se inscrever por aqui.