Biblioteca Foz do Neiva

No âmbito dos diarios de leitura, iniciativa integrada no projeto Ler+ para celebrar a diversidade, realizaram- separa assinalar o dia da alimentação sessões de leitura na biblioteca escolar com os alunos do 2º ciclo, num total de 81 alunos. A atividade foi planeada em colaboração com os docentes de Ciências Naturais. Os alunos do 5º ano ouviram e leram a história “alimentos a roda” e participaram na construção da roda dos alimentos com as divisões representativas dos grupos e imagens dos alimentos que os participantes colocaram no grupo correspondente, a medida que ouviam a história.

Com a leitura da história “colesterol no comando!”, os alunos do 6º ano exploraram os alimentos ricos em gorduras saturadas e em gorduras polinsaturadas. Foram ainda convidados a criar um mural para os alimentos ricos em gorduras boas e outro para os alimentos fonte de gorduras más, fazendo corresponder os alimentos apresentados no texto ao respetivo mural.

Em cada sessão, os alunos participaram ativamente na proposta apresentada, memorizando e aprendendo sobre os benefícios de se ter uma alimentação saudável e equilibrado, reconhecendo que a leitura é fundamental para a aquisição de conhecimentos.

Está na hora da leitura

No âmbito do projeto Ler+ para celebrar a diversidade, realizou -se no dia 18 de outubro uma sessão de formação de utilizadores para os alunos do 1º e 2º ano, num total de 36 alunos e respeitando-se as regras de segurança. A professora bibliotecária informou- os sobre a organização e funcionamento da biblioteca bem como o funcionamento do serviço de empréstimo. Apresentou o projeto está na hora da leitura, integrada no projeto aLeR+ e referiu que a leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano, sendo indispensável em qualquer atividade. Sublinhou que é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida pessoal e profissional.

Seguidamente, a equipe da Biblioteca juntamente com os professores ajudou as crianças na escolha do livro para ser lido em família.

No final, os alunos foram presenteados com a história “O Incrível Rapaz que Comia Livros» de Oliver Jeffers.


llAno letivo 2020/2021

Dada a situação epidemiológica do país, este ano, o regresso às aulas foi bem diferente. É tempo de dúvidas, e não se sabe o que nos espera. No entanto, este regresso é fundamental para todos nós. Vamos todos ser responsáveis, tomando as medidas de proteção e assim continuar a frequentar os espaços da escola, incluindo a biblioteca.

Neste início do ano letivo 2020/2021 é importante que todos cumprem as regras de acesso e permanência nos estabelecimentos de educação e ensino.

Vê aqui o vídeo

Escola em Segurança


Contornos da palavra-dia 4 de Março

No segundo dia da iniciativa cultural Contornos da Palavra, a Escola Básica da Foz do Neiva continua em Festa. Logo pela manhã do dia 4 de março, os alunos dos 7º e 8º anos (59 alunos) assistiram a apresentação de “um olhar sobre…Fernão Magalhães” pela animadora de leitura, Ana esteves.

Ainda na parte da manhã, o grupo de teatro ItinerantEnredo cativou os alunos dos 5º e 6º anos (78) com a peça “D. Maria II- A Rainha Menina”.

Da parte de tarde, a jovem escritora Catarina Oliveira falou aos alunos dos 8º e 9º anos (65) da sua última publicação “Heróis entre Estrelas” e concluiu a exposição dando respostas a uma série de questões colocadas pelos discentes.


Contornos da Palavra- dia 3 de Março

No âmbito da 11ª edição dos Contornos da Palavra, uma iniciativa cultural promovida pela câmara/biblioteca municipal de Viana do Castelo em colaboração com as bibliotecas escolares do concelho, realizaram-se, na Escola Básica da Foz do Neiva, no dia 3 de março, atividades destinadas ao público dos 1º e 2º ciclos. Assim, os alunos dos 5º e 6º anos (47) ouviram a contadora de histórias Rita sineiro que encantou a população juvenil com o conto “o mundo é o meu conto. Seguidamente, a educação pré-escolar e alunos do 1º ciclo (104) deliciaram-se com as histórias de Alice Cardoso e a apresentação do seu livro “Se os animais escolhessem a sua Nacionalidade


Diários de Leitura

Nos dias 17 e 19 de Fevereiro, as turmas do 8ºA e B deslocaram -se à biblioteca para falar dos seus diários e das leituras realizadas. No decorrer da sessão, foram dadas sugestões de como melhorar a apresentação. Algumas das leituras suscitaram curiosidade por parte dos alunos que acabaram por requisitar o referido livro. As apresentações foram muito bem-sucedidas e todos solicitaram a repetição da atividade, realizada em articulação com a disciplina de Português.



A ler+ no dia da Internet mais Segura

No dia 11 de Fevereiro, assinalou-se o Dia da Internet Mais Segura com o tema “Juntos por uma internet melhor”. Este dia é celebrado todos os anos em Fevereiro com o objetivo de consciencializar e sensibilizar as crianças, jovens e população em geral para uma utilização mais cuidada e segura da web. No âmbito das comemorações, a biblioteca escolar da Escola Básica da Foz do Neiva, em articulação com a disciplina TIC, convidou os 47 alunos do 8º ano, a produzirem cartazes que ajudem a prevenir e combater esta nova forma de perigo e violência. Os cartazes foram expostos na porta das salas de aula para que todos acedam à informação e usem a internet de forma critica e responsável.

Para esclarecer todas as dúvidas e ajudar a resolver problemas que possam surgir, os alunos ainda participaram na sessão promovida pelos agentes da escola segura que relembraram todos os perigos e riscos existentes na internet.


8º C aler+

No dia 3 de Fevereiro, no âmbito do projecto diários de leitura, dinamizado pelo biblioteca escolar em colaboração com o docente de português, os alunos da turma do 8ºC (16) apresentaram as leituras realizadas ao longo do mês de Janeiro. Mais de metade da turma leu notícias de jornais ou artigos extraídos das revistas que se encontram na biblioteca. Na apresentação, realçaram o conteúdo e falaram do tema presente na notícia ou artigo, estabelecendo-se um debate muito frutífero. Os outros apresentaram a obra lida, referindo personagens e relações.



5º Ano na apresentação dos Diários de Leitura

Na semana de 27 a 30 de Janeiro, as turmas do 5º ano, num total de 46 alunos, deslocaram-se a biblioteca para apresentação das leituras realizadas até ao momento e dos diários . Todos deram a conhecer as suas leituras e cada aluno conversou sobre a história, sobre as personagens de que mais gostou e sobre o que achou mais interessante.

8º Ano a ler+

No âmbito do projeto ler+ para celebrar a diversidade, as turmas do 8º ano, num total de 47 alunos, dedicaram uma sessão de 50 minutos a leitura autónoma na biblioteca, nos dias 20 e 29 de Janeiro. Cada aluno escolheu o texto, extraído de livros, revista ou jornal, fez a leitura, registou no diário e no final apresentou a turma o texto lido, comentando o assunto e a razão daquela escolha.


Concurso Nacional de Leitura- Fase Municipal

Está concluída a fase Municipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, nos dias 27 e 28 de Janeiro. No dia 27, os alunos, vencedores da fase escolar do 1º e 2º ciclos, realizaram a prova escrita e oral, tendo sido apurada para a fase intermunicipal a aluna Beatriz Maria Gonçalves Coelho do 6º D da Escola Básica e Secundária de Monte da Ola.

No dia 28, as candidatas vencedoras da fase escolar, as alunas do 3º ciclo da Escola da Foz do Neiva, Jéssica Mendes da Costa do 9ºB e Emília de Brito Figueiras do 9ºD representaram o agrupamento e, as duas, depois de realizarem brilhantemente as duas provas (escrita e oral), ficaram apuradas para a fase intermunicipal que se realiza em Ponte de Lima a 24 de abril.

Parabéns a todos.

Os alunos que se apresentaram a Fase Municipal leram os seguintes livros:

  • 1º Ciclo: O Grilo verde de António Mota

  • 2º ciclo: O Cão que comia a chuva de Richard Zimler

  • 3º ciclo: A Pérola de John Steinbeck


Conta-me um conto

No âmbito do projeto ler+ para celebrar a diversidade, os alunos do 6º ano, num total de 32, deslocaram-se, no passado dia 15 de janeiro, à biblioteca municipal de Viana do Castelo para verem a dramatização da história "os piratas" de Manuel António Pina, uma iniciativa da biblioteca municipal em colaboração com a biblioteca escolar. Foram momentos de grande entusiasmo e muita aprendizagem.

Vencedores do Concurso Nacional de Leitura

Já foram apurados os vencedores da fase escolar do concurso nacional de leitura que irão representar o agrupamento na fase municipal que se realiza a 27 e 28 de Janeiro na biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Segue-se a lista dos candidatos vencedores:

1º ciclo

Escola Básica de Chafé: Simão Amorim Lopes

Escola Básica de Vila Nova de Anha: Francisco Miguel Queiroz de Castro

2ºCiclo

Escola Básica da Foz do Neiva: Francisco Dias Barreto

Escola Básica e Secundária de Monte da Ola: Beatriz Maria Gonçalves Coelho

3ºCiclo

Escola Básica da Foz do Neiva: Emília de Brito Figueiras -

Escola Básica da Foz do Neiva: Jéssica Mendes Costa


Partilha de leituras

No âmbito do projeto ler+ para celebrar a diversidade foi realizada uma das ações intitulada Diários de leitura dinamizada pela biblioteca escolar em articulação com os docentes de português. Os alunos do 7º ano, num total de 43 participantes, apresentaram, nos dias 9 e 13 de janeiro, os seus diários de leitura e partilharam as leituras realizadas no decorrer do primeiro período. A apresentação foi feita na biblioteca onde cada aluno falou das obras lidas, fazendo uma breve apresentação daquela que mais lhe agradou.

aLeR+ Natal

Para este Natal, a Biblioteca Escolar sugere alguns títulos que podes requisitar para leres em família!

Boas Festas !


Fase escolar do Concurso Nacional de Leitura

No âmbito do Concurso Nacional de Leitura, integrado na ação 4 do TEIP “Sucesso e cidadania”, realizou-se a fase escolar, em todas as escolas do agrupamento, no dia 16 de dezembro. Os alunos participantes do 1º ciclo revelaram os conhecimentos relativos à história De “A Menina do mar” de Sophia Andresen, os do 2º ciclo prestaram conhecimentos acerca da obra “As naus de verde pinho” de Manuel Alegre e os alunos do 3º ciclo mostraram as suas competências leitoras acerca da história «Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor» de Manuel António Pina. A todos queremos dar os Parabéns pela participação e pelo desempenho!

Em Janeira será publicada a lista com o nome dos vencedores que irão representar o agrupamento na fase municipal



Destinada aos alunos do 9º ano da escola Básica da Foz do Neiva, realizou-se, nos dias 4 e 11 de Dezembro, uma palestra sobre “o desenvolvimento corporal, a obesidade e consequências para a saúde”. As duas sessões foram dinamizadas pelas enfermeiras do Centro de Saúde de Darque e promovidas pela Biblioteca escolar em colaboração com a equipa de trabalho colaborativo do 9º ano. Os alunos tiveram a oportunidade de consolidar e aumentar conhecimentos e sobretudo de colocar as dúvidas, no debate que se seguiu à apresentação.


20 de Novembro: 30º Aniversário da convenção sobre os Direitos da Criança

Hoje, 20 de Novembro, a biblioteca escolar da escola básica da Foz do Neiva comemora o 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança. Esta data assinala a adopção da Convenção sobre os Direitos da Criança. Portugal ratificou o documento em 21 de setembro de 1990. Na biblioteca, a efeméride foi assinalada com a exposição dos direitos da criança colocados na entrada e com o visionamento da mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres.

A efeméride tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre os direitos das crianças e, alertar também estas, sobre os seus direitos, por forma a potenciar o seu desenvolvimento harmonioso a nível físico, psicológico, moral e social.

A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), foi adotada pelas Nações Unidas, a 20 de novembro de 1989, com o firme propósito de garantir que todas as crianças, independentemente, da cor, sexo, religião, tenham garantido os direitos à sobrevivência, à educação, à proteção e, à não discriminação, entre outros. Este tratado de direitos humanos internacionais foi ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo, exceto pelos Estados Unidos da América.

Se quiser saber mais sobre o assunto consulte aqui

Ainda pode ser lida a notícia que apareceu, hoje, no jornal Público


Conta-me um conto

No ano em que se assinalou o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a biblioteca municipal de Viana do Castelo, em colaboração com as bibliotecas do concelho, promoveu a dramatização da Fada Oriana, no âmbito da iniciativa Conta-me um conto. Assim os alunos do 3º, 4º e 5º anos assistiram à representação do conto e confrontaram-se com as atitudes de solidariedade, o sentido da responsabilidade, o egoísmo e a vaidade da Fada Oriana. Encontraram neste conto peripécias de uma luta entre o bem e o mal, próprio de muitos contos tradicionais para a infância. No final, ficaram todos encantados com a felicidade e alegria da Fada. Á saída, uma aluna do 4º ano comentou o seguinte “ Achei a história fixe porque mostra que a vaidade, em excesso, é um grande defeito.”

Seguidamente os alunos foram visitar a exposição na Casa dos Nichos e visualizaram um pequeno documentário.

Foi uma manhã bem diferente, cheia de conhecimento e alegria


aLeR+- Leitura em vai e vem

No âmbito do projeto “leitura em vai e vem”, integrado nas iniciativas da candidatura Ler+ para celebrar a diversidade, as crianças do pré-escolar iniciaram a atividade, no dia 5 de Novembro. Na biblioteca, a professora bibliotecária fez uma leitura encenada de “A galinha ruiva” de António torrado. É uma história tradicional contada de forma simples e atrativa que cativou de imediato os pequenos do jardim-de-infância. Ajudou-os a entender que todos devem ajudar nas tarefas. A história ensina que se todos interagirem e ajudarem, podem todos beneficiar.Seguidamente, cada criança escolheu uma história para ser lida em família.Esta atividade também integra a ação 4 do TEIP, Sucesso e Cidadania e promove a literacia da leitura.


Celebração do Centenário do Nascimento de Sophia Andresen, aLeR+

.No dia 6 de Novembro, a biblioteca escolar da Foz do Neiva, em colaboração com o docente titular de turma do 4º ano, assinalou o centenário do nascimento daquela que, ao longo da sua existência, celebrou a palavra, transformando a realidade mais banal em poesia. Alunos do 4º ano foram às turmas do 9º ano para lhes falarem de Sophia e lerem alguns dos poemas sobre o mar, tema que atravessa a poesia de Sophia. Também foram convidados a visitar a exposição, organizada por eles e que se encontra na biblioteca.

Halloween

No dia 31 de Outubro foi assinalado o dia das bruxas. Na comemoração, desfilaram pela escola várias fantasias de bruxas, caveiras, múmias, fantasmas, vampiros, morcegos….A biblioteca escolar juntou-se à festa expondo, no centro da biblioteca, o cenário da historia Marcelina e a noite das bruxas e vários livros sobre o tema. Alunos do pré escolar, 1º e 2º anos ficaram maravilhados, com a história da Marcelina, descobriram a origem do dia das bruxas e a lenda da noite do Halloween mas sobretudo divertiram-se com a bruxinha Marcelina.


Dia da Biblioteca escolar

No dia 28 de Outubro, no âmbito do dia nacional da biblioteca escolar, os alunos do 8º ano da Escola Básica da Foz do Neiva, participaram nas atividades propostas pela biblioteca escolar. Assim, ficaram a conhecer a biblioteca móvel de Luís Soriano, um professor primário colombiano que tem vindo a percorrer várias localidades da região de La Gloria com o seu biblioburro. Seguiu–se um debate sobre a importância das bibliotecas, do conhecimento e refletiu- se sobre as condições de oferta que todos temos, comparando com as crianças desses países.. Houve o testemunho da experiência vivida por alunos originários de outros países. Seguidamente, assistiram ainda ao documentário da SIC sobre as bibliotecas itinerantes da Gulbenkian criadas em 1958 e extintas em 2002. Terminou-se com o visionamento do vídeo sobre a libraria Lello. Foram momentos de reflexão e de partilha. Descobriram que as bibliotecas itinerantes assumem variadas formas, consoante as condições geográficas e económicas de cada país. Para além das comuns carrinhas, são utilizados muitos outros tipos de veículos, como sejam barcos, comboios, motorizadas, bicicletas, ou mesmo camelos.

No final, estavam felizes por usufruírem sem constrangimento do fundo documental e seu equipamento e sobretudo de ter a mão uma biblioteca.

Combater o desperdício alimentar a ler+

No âmbito da celebração do dia Mundial da Alimentação, os alunos do 5º e 7º ano foram alertados para o tema. Tendo por base a audição da história digital "Confusão no corredor dos enlatados" de José Luis Peixoto, os alunos, juntamente com a professora bibliotecária, refletiram e debateram a questão relativa ao desperdício alimentar. No final, cada grupo produziu um slogan alusivo ao assunto e participaram no jogo da glória “Mais sal, menos saúde”.

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

Hoje, dia 16 de Outubro, assinalou-se o Dia Mundial da Alimentação. Esta comemoração, que teve início em 1981, é atualmente celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. Este ano celebra-se a promoção de uma alimentação saudável e sustentável disponível e acessível para todos. Com o objetivo de promover hábitos de vida saudáveis, como a adoção de comportamentos alimentares saudáveis e a prática de atividade física, a biblioteca escolar em colaboração com a enfermeira Isabel Barros, a nutricionista e a docente Fernanda Lima agendou para este dia uma palestra dirigida aos alunos do 6º ano da escola básica da Foz do Neiva.


Está na hora da leitura: Brincar e viajar a ler+

No passado dia 9 de outubro, deu-se início ao projeto de leitura Brincar e viajar a ler+ dirigido aos alunos do 4º ano da escola básica da Foz do Neiva. O objetivo principal deste projeto de leitura é fazer leitores, desenvolver hábitos de leitura e competências de compreensão e expressão oral e escrita. Pretende-se que os alunos sem hábitos de leitura ganhem gosto pela leitura e que os restantes sejam verdadeiros leitores competentes e autónomos, críticos e ativos. Queremos chamar os alunos a ler, a escrever, a refletir e a comunicar. Queremos que os alunos partilhem as leituras realizadas, desenvolvam competências de escrita e oralidade e ao mesmo tempo, descubram o mundo e adquiram conhecimento brincando com as leituras.

Nesta primeira sessão os alunos orientados pelo professor titular e professora bibliotecária realizaram uma pesquisa bibliográfica de Sophia Andresen. A partir de links apresentados no blogue “Bibfozneiva” e de um questionário de apoio, os alunos viajaram pelo mundo da leitura informativa, selecionando a informação necessária e registando-a numa folha do word.

Neste primeiro momento, houve empenho e participação no desenvolvimento da atividade.

Celebração do Dia Mundial da Música


O Dia Mundial da Música celebra-se anualmente a 1 de Outubro. A data de 1 de Outubro foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, e que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

A proposta de consagração de um dia do calendário para celebrar a Música veio do grande músico e violinista Yehudi Menuhin, na altura Presidente do Conselho International da Música ( International Music Council), desaparecido em 1999.

Objetivos do Dia Mundial da Música:

  • Promover a arte musical em todos os setores da sociedade;

  • Divulgar a diversidade musical;

Em Portugal esta efeméride é celebrada em muitos locais com a realização de concertos e outras apresentações em que a música é o elemento principal.

Para celebrar o dia, a biblioteca escolar em articulação com a docente de Educação Musical realizou uma exposição para divulgação da história do dia e ainda organizou uma bibliografia, destacando-se a maioria dos nossos livros sobre compositores e alguns instrumentos musicais. As turmas dos 5º e 6º anos, acompanhadas da docente de Educação Musical, fizeram uma visita guiada à exposição e descobriram instrumentos de sopro, cordas e de percussão. Durante a visita ainda ouviram excertos da sinfonia de Beethoven e do maior mestre da guitarra portuguesa, Carlos Paredes.

Foram momentos agradáveis onde se leu + música.

Fica aqui o registo de uma frase de Hans Christian Andersen:

Onde as palavras falham a música fala.


Ler+ para celebrar a diversidade - Diários de Leitura


Na semana de 23 a 27 de Setembro, os alunos do 5º e 6º anos deslocaram-se a biblioteca para ficarem a conhecer o seu espaço, regulamento e funcionamento. Depois da apresentação, foram dadas sugestões de livro com o objetivo de se iniciar o projeto de leitura "Diários de leitura/passaporte do leitor". A professora bibliotecária explicou todo o processo, informando os alunos sobre os benefícios da leitura. Seguidamente, cada um requisitou o seu primeiro livro de leitura, adquiriu o novo passaporte que foi registado e timbrado com o titulo do livro.

Boas leituras!


Receção aos alunos

Bom regresso e bom ano !

E…Começa mais um ano letivo.

A biblioteca da Foz do Neiva dá as boas vindas aos novos alunos e deseja a todos os outros e restante comunidade um bom ano com muitas e boas leituras!

Hoje, dia 12 de setembro, deu-se o grande encontro. Alunos do 1º e 5º ano ficaram a conhecer novos colegas, a escola e alguns professores. Na visita guiada à escola, alunos e pais passaram pela biblioteca onde foram recebidos pela professora bibliotecária que deu a conhecer o funcionamento, serviços e atividades/projetos dinamizadas pela biblioteca em articulação com os docentes das diferentes áreas disciplinares.