Ensino e Formação Profissional
no Agrupamento de Escolas de Sátão

Dia Internacional da Mulher

Dia da Mulher - Inês.mp4

Feira do Míscaro

Slidesshow-feira_miscaro.gif

Feira de Outono

feira_outono_slideshow.gif

Dia mundial do cinema

Evolução cinema.mp4

Visita de Estudo

SlideShow_12_10_2023.mp4

No passado dia 12 de outubro, no âmbito do projeto Plano Nacional de Cinema, os alunos das turmas do 10º E e F, 11ºF e J, 12ºF e 12ºGE, participaram no programa VistaCurta 20232 do Cine Clube de Viseu, que este ano celebrou os 100 anos de cinema de animação Português. Durante a manhã os alunos tiveram oportunidade de visualizar as seguintes curtas de animação: SURPRESA de Paulo Patrício; O RAPAZ E A CORUJA de Mário Gajo de Carvalho; AMÉLIA & DUARTE de Mónica Santos e Alice Guimarães; CAMPO À BEIRA-MAR de André Ruivo e SLOW LIGHT de Przemyslaw Adamski e Katarzyna Kijek. No final o realizador Paulo Patrício esteve à conversa connosco.. 

Da parte da tarde os alunos assistiram ao filme “A Sibila” de Eduardo Brito (2023, 80’) adaptado do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís, que retrata a relação entre uma jovem escritora e a sua tia, personagens vibrantes inspiradas em figuras reais, a viver no interior norte de Portugal em meados do século XX. A 15 de Outubro de 2022 fez 100 anos que nasceu a escritora Agustina Bessa-Luís. Nessa data iniciaram-se as comemorações do seu Centenário, que se prolongam até outubro de 2023. A Sibila (1953) é o seu romance seminal, um romance-símbolo da literatura portuguesa.

Depois do filme, tiveram ainda oportunidade de realizar uma caminhada pelo parque do Fontelo, onde puderam desfrutar do seu património natural e histórico. Ali apreciaram o complexo desportivo aí existente nomeadamente os campos de ténis e de futebol, o pavilhão gimnodesportivo e o circuito de manutenção.

A visita foi ao encontro dos objetivos previstos e contribuiu para a promoção de conhecimentos, competências, atitudes e valores essenciais ao perfil de saída dos/as alunos/as do ensino secundário.

ESCALÃO 2005 A 2007

Carolina Marinho - Viseu - Portugal - 1.º Classificado

O I Concurso Internacional de Fotografia - Madeira, promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia – Direção Regional de Educação, surge da necessidade sentida pelos professores de Artes Visuais, de disporem atividades motivadoras para os seus alunos, perspetivando a utilização dos meios tecnológicos que têm ao seu dispor, trabalhando e desenvolvendo as suas competências associadas à imagem, tais como luz, cor, enquadramento, composição e texturas visuais.

O contacto dos alunos com a arte promove o desenvolvimento estético e cognitivo e a acuidade visual, bem como lhes confere mais confiança para expressar de forma livre e responsável os seus sentimentos e emoções. 

Parabéns à Carolina Marinho, do 12º F, vencedora deste concurso, no escalão 2005 a 2007.

A sua foto integrará uma exposição coletiva a realizar num museu na Região Autónoma da Madeira. (https://www.madeira.gov.pt/dre/pesquisar/ctl/ReadInformcao/mid/2110/InformacaoId/173563)

Apresentação PAP: meta atingida!

No dia 12 de maio de 2023, no anfiteatro da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, os alunos do 12.º F, do Curso Profissional Técnico de Multimédia, defenderam as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP), tendo como orientadores os professores Ana Cristina Figueiredo, Cristina Afonso e Joaquim Costa.

Esta prova consistiu na apresentação/defesa, perante um júri. Os projetos demonstraram os conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação que se revelou estruturante para o seu futuro profissional.

Os nossos finalistas estão de parabéns por todo o percurso realizado ao longo dos três anos e pelos trabalhos apresentados. Um agradecimento especial a todos os presentes, nomeadamente aos elementos do júri, aos convidados, aos orientadores, aos professores do conselho de turma, à coordenadora dos cursos profissionais e aos elementos da direção pela disponibilidade demonstrada ao longo dos anos.

Wanted – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões 

No âmbito da 11ª edição do programa Wanted – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões que tem como objetivo promover competências pessoais e sociais nos/as jovens, em idade escolar e sensibilizar para as práticas empreendedoras,promovendo o espírito de iniciativa e o dinamismo nos concelhos envolvidos e o desenvolvimento de toda a região Viseu Dão Lafões.

A iniciativa é dirigida aos alunos do Ensino Secundário e Profissional e tem como objetivo principal proporcionar-lhes o contacto com jovens empreendedores e conhecerem as suas histórias de vida. Desta forma, pretende-se estimular o empreendedorismo e criatividade dos jovens, bem como o desenvolvimento de competências de comunicação e de definição de modelos de negócio.

Neste contexto a turma do 11ºF (Curso Profissional de Multimédia) representada pelos David Loureiro, Maria Pimentel, Rita Aguiar, Rodrigo Amaral e Tiago Vieira, decidiram abraçar este projeto destinados às equipas dos alunos candidatos a empreendedores, que submeteram previamente as suas ideias, num máximo de três por escola.

Recorde-se que este programa Wanted arrancou em fevereiro com as Conferências Teen, que levaram oradores convidados a todas as escolas do território de Viseu Dão Lafões. Seguiram-se sessões de apresentação e de criatividade com os alunos.

O programa Wanted tem como objetivo promover competências pessoais e sociais nos jovens, em idade escolar e sensibilizar para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e o dinamismo nos concelhos envolvidos e o desenvolvimento de toda a região Viseu Dão Lafões.

Com a duração de um dia, no dia 7 de maio, os respetivos alunos participaram num bootcamp que começou com a receção dos participantes e uma dinâmica de quebra-gelo. Depois, os alunos assistiram a uma palestra online com um empreendedor – neste caso, o empresário e professor, Manuel Manero. Os momentos seguintes consistiram em workshops, com os temas “Comunicação e Pitch” e “Vídeo Pitch”, e também períodos de trabalho personalizado.

 

Após os bootcamps a fase seguinte do programa Wanted 2022/2023 é a submissão de um videopitch por parte de cada equipa concorrente. Finalmente, o júri selecionará as doze ideias de negócio finalistas, que serão apresentadas na final do Concurso Intermunicipal. De entre estas, sairá a grande vencedora.

O projeto irá continuar, aguardamos que cheguem à final. Mas desde já damos os parabéns aos alunos, para que obtenham o sucesso desejado.

A embaixadora do Empreendedorismo no Agrupamento: Ana Figueiredo


animação Sísifo.mp4

O filme SÍSIFO, criado pelo aluno Bruno Figueiredo, do 12º F, foi selecionado para o AÇÃO09! - Festival de Vídeo Escolar, na categoria de Melhor Filme de Animação –  do Ensino Secundário. No dia 10 de maio, às 11:15h, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, lá estaremos para o apoiar.

Dia Internacional da mulher.mp4

Os alunos do 12º ano criaram um  vídeo curto sobre Fake News no âmbito do "Mês da Internet mais segura 2023" desafio lançado pela ANPRI:

Internet Segura.mp4

No passado dia 27 de janeiro, decorreu no cineteatro do município a cerimónia de entrega dos prémios de Valor e de Excelência e nós participamos. 

Entrega dos prémios de Mérito e Valor.mp4

Dia Mundial da luta contra a SIDA

Dentro do âmbito dos DAC e da disciplina de Design Comunicação e Audiovisuais a turma do 12º F quer assinalar o “Dia Mundial da luta contra a SIDA” com alguns vídeos para assim comemorar o dia 1 de dezembro. O seu objetivo é sensibilizar e apoiar aqueles que padecem desta doença e homenagear os que faleceram infetados e sensibilizar a comunidade escolar, para a importância deste dia.

Não_estás_sozinho.mp4
Dia_Mundial_da_luta_contra_a_sida.mp4
Video(pagina da escola).mp4

Vídeos de diferentes atividades

Video Saramago.m4v

Saramago - Leitura no dia do centenário

Video Final-1.m4v

A MICOLOGIA e a (G)ASTRONOMIA

No dia 26 de novembro, em Ferreira de Aves, decorreu a atividade “Micologia e (G)Astronomia”, dinamizada pelo Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Sátão. Nós participamos.

Dia multideficiencia.m4v

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Sessão de Sensibilização

No passado dia 2 de dezembro, o Departamento da Educação Especial, promoveu uma sessão de sensibilização sobre esta efeméride. Nós estivemos lá. 

Visita de Estudo ao Porto – 12º E e F

No dia 24 de novembro de 2022, os alunos das turmas do 12ºE e 12ºF (curso técnico de Restauração e curso técnico de Multimédia) realizaram uma visita de estudo ao Porto, acompanhados pelos professores Fernando Amaral (DT. Prof. Português e A.I.), Dilar Cardoso (Prof.a S.C.P.) e Cristina Afonso (Prof.a S.I.).

A visita teve vários objetivos, nomeadamente: promover aprendizagens diferenciadas que contribuam para a formação integral dos alunos; 

Viagem_a_Porto.mp4

Visita à aldeia Bela de Azurara

Dia 19 de outubro foi mais um dia de grandes experiências para os alunos Bruno Figueiredo, Carolina Marinho e Inês Sérgio do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia. Foram recolher vídeo e som, na aldeia Bela de Azurara, em Mangualde, onde realizaram 11 entrevistas no âmbito do Projeto de Cooperação “Aldeias de Portugal” ação “Memórias da Aldeia”, dinamizado pela ADD (Associação de Desenvolvimento do Dão). Estas entrevistas têm como objetivo registar para memória futura, histórias, acontecimentos e vivências da população das aldeias envolvidas. Foi uma atividade muito divertida, enriquecedora e diferente.

Visita de estudo

No passado dia 12 de outubro, no âmbito do projeto Plano Nacional de Cinema, os alunos das turmas do 10º, 11º, 12ºF e 12ºE, participaram no programa "VistaCurta 2022" do Cine Clube de Viseu. Durante a manhã os alunos assistiram a 5 Curtas-Metragens de animação de Joana Toste e de tarde foram visitar o departamento de informática na ESTGV onde assistiram ao workshop “Pensamento Algorítmico e Criatividade”. 

SlideShow 


filme_final.mp4

Projeto de Cooperação  “Aldeias de Portugal” ação “Memórias da Aldeia”

No dia 29 de setembro, 3 alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia,  a pedido da Associação de Desenvolvimento do Dão,  foram recolher vídeo e som, em 10 entrevistas a realizar no âmbito do Projeto de Cooperação  “Aldeias de Portugal” ação “Memórias da Aldeia”. Estas entrevistas decorreram na aldeia de Castelo e  têm como objetivo registar para memória futura, histórias, acontecimentos e vivências da população das aldeias envolvidas. Foi uma atividade muito profícua e do agrado dos alunos.

Visita de estudo a Aveiro

No dia 3 de junho as turmas do 11º E e F, no âmbito das disciplinas de Tecnologia Alimentar e Técnicas de Multimédia, visitaram a cidade de Aveiro. Um passeio de Moliceiro, um Workshop sobre o fabrico de ovos moles e "Repórter por um dia", foram as atividades realizadas.

Aveiro.mp4

No dia 4 de maio, todos os alunos dos Cursos Profissionais, participaram numa visita de estudo ao Instituto Politécnico de Viseu. Os principais objetivos desta visita foram:
- Esclarecer os alunos sobre o Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para Titulares dos Cursos de Dupla Certificação do Ensino Secundário e Ensino Artístico;
- Divulgar a oferta educativa do Instituto Politécnico de Viseu, especialmente as relacionadas com os Cursos Técnicos Superiores Profissionais e as Licenciaturas afins dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas de Sátão, no âmbito da REDE PEPER – Acesso ao Ensino Superior para Diplomados de Vias Profissionalizantes;
- Sensibilizar para a importância de desenvolver ações de orientação de carreira ao longo da vida;
- Desenvolver nos alunos competências de carreira facilitadoras de uma escolha vocacional consciente, informada e fundamentada no final do Ensino Secundário;
- Promover o autoconceito, de competências socioemocionais e interpessoais nos alunos;
- Promover o bem-estar e saúde nos alunos.

Durante o dia participaram nas seguintes atividades:
- Sessão de esclarecimento sobre o Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para Titulares dos Cursos de Dupla Certificação do Ensino Secundário e Ensino Artístico;
- Visita ao Instituto Politécnico de Viseu, nomeadamente à Escola Superior de Educação de Viseu, à Escola Superior Agrária e à Escola Superior de Tecnologia de Viseu, com possibilidade de assistir a uma aula de um curso do ensino superior afim (CTeSP e/ou Licenciatura) dos cursos profissionais, nomeadamente: Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis; Design e Tecnologia de Mobiliário; Gastronomia, Turismo e Bem-estar; Artes Plásticas e Multimédia; Desporto e Atividade Física; Tecnologia e Design de Multimédia; Turismo.

Foi um dia repleto de conhecimento e de vivências diferentes