WORKSHOP SOBRE RECOMPOSIÇÃO, RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGEM E RELATOS DE BOAS PRÁTICAS - 22 de nov. de 2023
No dia 22/11/2023, a Secretaria de Educação, em parceria com a Somos.Educação, promoveu o "Workshop sobre Recomposição, Recuperação de Aprendizagem e Relatos de Boas Práticas". O evento foi direcionado aos técnicos de acompanhamento pedagógico da SEDUC, das Diretorias Regionais de Ensino (DREs) da capital e do interior, formadores do Centro de Formação (CEFOR) e do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTEs) da capital e do interior.
Durante o workshop, o Núcleo de Tecnologia Educacional destacou a relevância dos NTEs no envolvimento das escolas com a plataforma Plurall. Foram identificadas e solucionadas dificuldades, como problemas de acesso devido a não cadastro, desconhecimento de login/senha e falta de formação, com a atuação dos NTEs em 11 municípios.
O NTE Belém ressaltou sua atuação em duzentas e seis escolas na área metropolitana, fornecendo orientação, formação e apoio para o acesso à plataforma Plurall.
Além disso, o NTE Belém enfatizou a importância da mobilização e articulação técnica e pedagógica com a Diretoria de Recursos Tecnológicos (DITEC), Diretorias Regionais de Ensino (DREs), técnicos de acompanhamento pedagógico (TAPs) e a assessoria Somos.Educação.
O NTE Belém criou e gerencia o website "NTE BELÉM ASSESSORA", oferecendo apoio pedagógico e indicações de Recursos Educacionais Digitais (REDs). Forneceu orientações sobre gestão dos resultados da avaliação diagnóstica, uso de dados gerados e formação na plataforma Plurall para professores do 5º e 9º ano do fundamental, 3º ano do médio e professores de reforço.
Os aspectos positivos da parceria foram evidenciados, como a abrangência das escolas da área metropolitana à participação integral nas ações do NTE-Belém, integração com Somos.Educação/SEDUC, criação do website e celeridade nas respostas às demandas da rede.
No entanto, identificaram-se pontos a serem aprimorados, como recursos tecnológicos nas escolas, conclusão do processo de implantação da conectividade, liberação das senhas institucionais de acesso ao Wi-Fi, apoio na instalação da rede elétrica nas salas de informática, articulação oficial com as coordenações do PREPARA PARÁ, integração mais precoce dos NTEs e recursos de transporte para deslocamento dos professores dos NTEs às escolas da rede.
Em resumo, o evento proporcionou diálogos, observações, e espera-se que o ano de 2024 seja repleto de relatos de sucesso sobre a melhoria e êxito das práticas pedagógicas na rede pública do estado do Pará.