Objetivo: Proporcionar aos alunos as bases das ferramentas estatísticas necessárias para a análise de processos bem como a gestão de dados referentes às questões de otimização de processos, sistemas de gestão ambiental e de segurança industrial. Através de uma abordagem prática direcionadas a solução de problemas reais, os alunos estarão aptos a aplicar tais métodos para a avaliar performance, riscos e tomar decisões sustentáveis quanto ao processo.
Ementa: Introdução, conceitos básicos de probabilidade, variáveis determinísticas e aleatórias, principais leis de probabilidade, teste de hipóteses, variabilidade do processo (causas comuns e especiais), filosofia do controle estatístico, as sete ferramentas para o controle da qualidade, base estatística das cartas de controle, principais cartas de controle para atributos e variáveis, capacidade de processo, análise de regressão e variância, métodos estatísticos avançados (PCA, Séries temporais).
Objetivo: Fornecer informações sobre procedimentos que permitam a uma organização planejar e administrar adequadamente as relações entre suas atividades e o meio ambiente, além de estudar a Série de normas ISO 14.000 de gestão ambiental, com ênfase na organização e no produto e/ou processo.
Ementa: Efluentes Industriais; Levantamento do processo industrial e avaliação da carga poluidora; Redução da poluição dentro da indústria; Efluentes biodegradáveis e efluentes não-biodegradáveis; Tratamento preliminar e primário; Resíduos Sólidos; Poluição atmosférica (resíduos gasosos).
Objetivo: Fornecer conhecimento básicos sobre as Leis de Propriedade Industrial (LPI) que resultem em incentivo à proteção de produtos e/ou processos resultantes de pesquisas que possam gerar interesse da indústria, além de dotar o aluno de conhecimento acerca das proteções legais aplicadas às soluções inovadoras de problemas técnicos os quais possam incentivar o interesse da indústria e o desenvolvimento tecnológico local e nacional. Para isto, serão apresentados conceitos fundamentais sobre propriedade industrial, marcas e patentes, além da exemplificação da estruturação base das patentes, regras de escrita, possíveis buscas de anterioridades e depósito de patentes.
Ementa: Conceitos de Propriedade Industrial; Sistema de Patentes; Patentes e Modelos de Utilidade; Busca de Anterioridades; Requisitos de Mérito; Requisitos Formais; Redação de Patentes; Análise de Documento de Patentes; Introdução ao Sistema de Marcas, Desenho Industrial.
Objetivo: Capacitar os alunos a identificar, avaliar e controlar os riscos presentes em ambientes industriais, visando garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores e a conformidade com a legislação vigente.
Ementa: Introdução à Segurança Industrial: Conceitos básicos de segurança do trabalho e saúde ocupacional.Importância da gestão da segurança industrial para empresas e trabalhadores.Legislação brasileira aplicável à segurança do trabalho (Norma Regulamentadora - NR). Histórico e evolução da segurança industrial. Riscos Ocupacionais: Identificação e classificação dos riscos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de segurança. Análise de riscos: métodos e técnicas (HAZOP, What-If, APR). Avaliação de riscos: indicadores e métricas. Perigos específicos em diferentes setores industriais. Programas de Segurança e Saúde no Trabalho (PSST): Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT). Outros programas específicos (CIPA, SIPAT). Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs): Legislação e normas técnicas. Seleção, utilização e manutenção de EPIs e EPCs. Limitações e importância dos EPIs e EPCs. Investigação e Análise de Acidentes: Metodologias de investigação de acidentes. Análise das causas e fatores contribuintes. Elaboração de relatórios e planos de ação. Gestão de Emergências: Planos de emergência: elaboração e implementação. Brigada de emergência: organização e treinamento. Procedimentos em casos de incêndio, vazamentos, primeiros socorros, etc. Cultura de Segurança: Importância da comunicação e conscientização. Liderança em segurança. Envolvimento dos trabalhadores. Indicadores de cultura de segurança. Sistemas de Gestão de Segurança: Normas ISO 45001. Implementação e certificação de sistemas de gestão. Benefícios e desafios.
Objetivo: Fornecer aos alunos uma compreensão abrangente dos conceitos e tecnologias associadas à Indústria 4.0, com foco na aplicação das inovações na engenharia de processos, particularmente na Engenharia Química e áreas correlatas. A disciplina abordará o emprego das tecnologias habilitadoras, tais como, a integração de sistemas ciberfísicos, automação, desenvolvimento e aplicação de gêmeos digitais, inteligência artificial e análise de dados, em um ambiente digital estruturado simulando processos industriais dinâmicos. Adicionalmente, a disciplina enfatizará a importância da infraestrutura de dados e a criação de ambientes integrados simulados para a aplicação prática das tecnologias habilitadoras.
Ementa: Introdução à Indústria 4.0: Histórico, definição, e impactos na indústria de processos. Tecnologias Habilitadoras: Sistemas ciberfísicos, Internet das Coisas (IoT) e Internet das Coisas Industriais (IIoT), Big Data, Analytics, gêmeos digitais, inteligência artificial, e aprendizado de máquina. Automação e Controle de Processos: Arquiteturas de automação, sensores virtuais, e introdução a controle preditivo baseado em modelos. Infraestrutura de Dados e Interoperabilidade: Sistemas de gerenciamento de informações, integração de sistemas industriais (PI System, MES, ERP), e plataformas de dados unificados. Criação de Ambientes Simulados: Uso de simulações para aplicação prática das tecnologias habilitadoras, desenvolvimento de gêmeos digitais e laboratórios virtuais para experimentação e otimização de processos. Desenvolvimento de Gêmeos Digitais: Ferramentas de simulação (como AVEVA Process Simulation e UNISIM), modelagem fenomenológica e de dados. Manufatura Inteligente: Aplicação de tecnologias de Indústria 4.0 na otimização de processos, manutenção preditiva, e gestão de ativos, com aplicação utilizando ambiente estruturado a partir do PI System AVEVA/OSIsoft. Sustentabilidade e Indústria 4.0: Tecnologias digitais para eficiência energética, economia circular e redução de impactos ambientais. Desafios e Oportunidades: Barreiras à implementação, casos de sucesso, e tendências futuras na Indústria 4.0 para processos industriais.
Objetivo: Proporcionar ao aluno a capacidade de compreender as principais técnicas utilizadas na área de aprendizado de máquina. Mais especificamente, ao final do curso o aluno deverá conhecer os principais métodos de aprendizado supervisionado e não supervisionado. Deverá ter o entendimento necessário para aplicar algoritmos de aprendizado de máquina para resolver problemas de complexidade moderada. Deverá ser capaz de avaliar criticamente artigos científicos atuais que abordam o assunto.
Ementa: Introdução ao aprendizado de máquina, análise estatística e pré-processamento de dados, aprendizado supervisionado (preditivo), avaliação de métodos de aprendizado supervisionado, aprendizado não supervisionado (descritivo) e tópicos avançados em aprendizado de máquina.