Professor Dr. Diego de Córdova Cucco - UDESC
Professor Associado VI na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Zootecnia. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / CAV (2005), foi bolsista de iniciação científica e extensão rural, trabalhou com melhoramento genético e reprodução animal. Mestrado na Universidade de São Paulo - USP / FZEA (2008), na área de melhoramento genético animal, trabalhou com estimativas de parâmetros genéticos para características de crescimento e de carcaça medidos por ultrassonografia na raça Pardo-Suíço Corte. Doutorado na USP / FZEA (2010) com período de sanduíche na Universidade de Zaragoza - Espanha, trabalhou com associação de marcadores moleculares SNP, estimação de parâmetros genéticos e ultrassonografia de carcaça na raça Nelore. Foi Chefe de Departamento e Coordenador do Curso de Zootecnia de 2011 a 2013. De 2013 a 2015 foi membro do comitê assessor do INEP/MEC para o ENADE-Zootecnia. Atuou como Diretor de Extensão da UDESC Oeste em 2016 e como Chefe do Departamento de Zootecnia e Coordenador do curso em 2017-2018. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal - SBMA (2020-2022). Coordenador do Grupo de Melhoramento Genético - GMG/UDESC (www.gmg.udesc.br; @gmg_udesc). Tem experiência em Bovinocultura e Equinocultura, com ênfase em produção e melhoramento genético quantitativo e molecular, avaliação de carcaças in vivo e post mortem. Realiza trabalhos de pesquisa e extensão com bovinos de corte, leite e equinos. Contato: diego.cucco@udesc.br
Professor Dr. André Fischer Sbrissia
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1998), Mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (2004), com período Sandwich na Massey University, Nova Zelândia e Pós-Doutorado na The Ohio State University (2024-2025). Atualmente é professor titular na área de forragicultura e pastagens da Universidade do Estado de Santa Catarina, Campus de Lages. Leciona disciplinas nos cursos de graduação em Agronomia e Medicina Veterinária da UDESC e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, onde orienta alunos de Mestrado e Doutorado.
Eng. Agr. Antony Paulo Luenenberg
Especialista em manejo de gado, bem-estar animal e criador de conteúdo digital nessas áreas. E atua como coordenador técnico de Bem-Estar Animal na MSD Saúde Animal.
Dra. Thais Devincenzi
Pesquisadora do Programa Carne Y Lana do INIA, Uruguai. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com bolsa CNPq. Participou do Programa Institucional Doutorado Sanduíche Exterior – PDSE realizando seu estágio no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), França no período de maio de 2012 a abril de 2013 com bolsa concedida pela CAPES. Atuou como pesquisadora de pós-doutorado no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), França, de 2017 a 2019. Tem experiência na área de Produção Animal, com ênfase em forragicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Oferta de forragem, manejo de pastagens naturais, qualidade da carne de ruminantes em sistemas de produção Low Input, estrutura de pastagem e traceabilidade.
Professor Dr. Marcelo Beltrão Molento
Médico Veterinário, formado na Universidade de Alfenas, UNIFENAS em 1989. Possui doutorado em parasitologia pela McGill University, Canadá em 2000. É professor titular da Universidade Federal do Paraná, coordenador do laboratório de parasitologia clínica veterinária e pesquisador do CNPq desde 2011. É coordenador do curso de pós-gradação GLOBAL HEALTH na UFPR, que tem como objetivo formar pensadores para os diferentes cenários mundiais. É colaborador de várias entidades de fomento e pesquisa no Brasil (PR, BA, SC, SP, MS, RO, CE, MA, PE, ES) e na Argentina, Colômbia, Cuba, EUA, Uruguai, Bélgica, Itália e Holanda. É colaborador da FAO/ONU, OMS e OIE para doenças parasitárias com interação humano-animal e resistência parasitária. O objetivo científico do pesquisador é desenvolver técnicas empregando o Sistema Integrado de Controle Parasitário, SICOPA para a melhoria da qualidade de vida animal, humana e do meio ambiente. O SICOPA abrange as áreas de resistência em parasitos de interesse veterinário (ex.: Haemonchus contortus), diagnóstico e manutenção da eficácia de anti-helmínticos e desenvolvimento de novas estratégias de controle, incluindo a fitoterapia e a etno-veterinária. Atua como difusor do método FAMACHA e ainda desenvolve produtos anti-parasitários, técnicas in vitro e moleculares para diagnóstico parasitológico, atendendo ainda a demanda com pesquisas com Fasciola hepatica e diversas zoonoses (ex.: Leptospirose e Febre Maculosa Brasileira). É coordenador do Programa de Extensão, PARAVET e curador da coleção biológica de parasitos de interesse veterinário, com sede na UFPR. É membro fundador do CISS, Centro de Informação em Saúde Silvestre, coordenado pela FIOCRUZ – RJ com financiamento do Banco Mundial e do INCT-Pecuária, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Informação Pecuária, sediado na UFMG em Belo Horizonte. É membro do corpo editorial das revistas Veterinary Parasitology e da Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária RBPV, sendo ainda revisor de mais de 25 periódicos científicos.