Palestrantes

Professor Dr. Anibal de Moraes – UFPR

Professor da UFPR possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) , doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) , pós-doutorado pelo INRA na França em 1995-96 e na The Ohio State University- EUA em 2014-15. É professor Titular - Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo da Universidade Federal do Paraná desde 1984. Atuou no Curso de pós-graduação em Agronomia -Ciência do Solo de 1985-1995 e atua no do Curso de Pós-graduação em Agronomia-Produção Vegetal - UFPR desde 1994, do qual foi coordenador nos anos 2018-19. Tem experiência na área de Solos envolvendo a recuperação de áreas degradadas, Zootecnia, com ênfase em Manejo de pastagens e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA). Sua produção bibliográfica está disponível em diferentes tipos de publicação. Foi pioneiro no Brasil a coordenar pesquisas em Integração Lavoura-Pecuária iniciada em 1995 junto à Cooperativa, Agrária de Guarapuava-PR. Posteriormente coordenou outros projetos de pesquisa em parceria com a Coamo, Castrolanda -PR, IAPAR envolvendo orientações de trabalhos de teses e dissertações. Atua em parceria com a UFRGS na Coordenação Técnica do Programa de Extensão PISA (Produção Integrada de Sistemas Agropecuários) em conjunto com MAPA/, SEBRAE/SENAR/FARSUL (Programa Juntos para Competir),  e outros parceiros que atende 123 municípios no sul do Brasil, alcançando mais de 2000 famílias de pequenos produtores familiares. Tem atuado na capacitação técnica em integração lavoura-pecuária. Também coordena o Núcleo de Inovação Tecnológica na Agropecuária (NITA) multi-institucional.  Atua principalmente nos seguintes temas: Sistemas integrados de produção agropecuária, manejo de pastagens e relações solo-planta-animal.

Professor Dr. Diego de Córdova - UDESC

Professor Associado VI na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Zootecnia. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / CAV (2005), foi bolsista de iniciação científica e extensão rural, trabalhou com melhoramento genético e reprodução animal. Mestrado na Universidade de São Paulo - USP / FZEA (2008), na área de melhoramento genético animal, trabalhou com estimativas de parâmetros genéticos para características de crescimento e de carcaça medidos por ultrassonografia na raça Pardo-Suíço Corte. Doutorado na USP / FZEA (2010) com período de sanduíche na Universidade de Zaragoza - Espanha, trabalhou com associação de marcadores moleculares SNP, estimação de parâmetros genéticos e ultrassonografia de carcaça na raça Nelore. Foi Chefe de Departamento e Coordenador do Curso de Zootecnia de 2011 a 2013. De 2013 a 2015 foi membro do comitê assessor do INEP/MEC para o ENADE-Zootecnia. Atuou como Diretor de Extensão da UDESC Oeste em 2016 e como Chefe do Departamento de Zootecnia e Coordenador do curso em 2017-2018. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal - SBMA (2020-2022). Coordenador do Grupo de Melhoramento Genético - GMG/UDESC (www.gmg.udesc.br; @gmg_udesc). Tem experiência em Bovinocultura e Equinocultura, com ênfase em produção e melhoramento genético quantitativo e molecular, avaliação de carcaças in vivo e post mortem. Realiza trabalhos de pesquisa e extensão com bovinos de corte, leite e equinos. Contato: diego.cucco@udesc.br




Dr. Marcos Flávio Silva Borba - Embrapa Pecuária Sul - CPPSUL

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Fundação Atila Taborda - Faculdades Unidas de Bagé - FAT-FUNBA (atual URCAMP) em 1984, mestrado em Ciências Veterinárias pela Faculdade de Veterinária da UFRGS (1988) e doutorado em Sociologia, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Cordoba, Espanha (2002). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia e desenvolvimento territorial endógeno




Dr. Vinícius do Nascimento Lampert -  Embrapa Pecuária Sul - CPPSUL

Possui graduação em Zootecnia pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (1999), especialização em Administração Rural e mestrado em Economia Aplicada pela UFV - Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Zootecnia, Sistemas de Produção de Ruminantes pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Foi professor efetivo da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul onde ministrou as disciplinas de Administração e Planejamento Agropecuário, Agronegócio e Empreendedorismo Rural e Economia Rural para o Curso de Agronomia. Atua como pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pecuária Sul / CPPSUL) sendo docente permanente dos Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCAP) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé-RS. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Gerenciamento e Economia Rural, atuando principalmente nos temas: gestão; modelagem e simulação; análise econômica; indicadores de sustentabilidade e desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão. 

Professora Dra. Glória Regina Botelho - UFSC

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Bolsa Sandwich - Washington State University (1999) pela CAPES. Pós- doutorados na Université de Lyon (França) e Embrapa Agrobiologia. Atualmente, é membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fixação Biológica de Nitrogênio e professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: rizobactérias, microbiologia do solo, ecologia microbiana, controle biológico, promoção de crescimento de plantas.

Dr. Eduardo Leonel Bottega - UFSM

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD, 2008). Mestre (2011) e Doutor (2014) em Engenharia Agrícola, área de concentração em Mecanização Agrícola, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Professor Adjunto no curso de Engenharia Agrícola, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Cachoeira do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em agricultura de precisão, máquinas, implementos e mecanização agrícola. É líder do grupo de pesquisa Geotecnologias Aplicadas à Produção Agrícola (GEOAPA). Ministra as disciplinas de Máquinas Agrícolas, Sistemas Mecanizados e Agricultura de Precisão. Professor da disciplina "Sensores para estimativa de atributos do solo" e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão (PPGAP) da UFSM. Realiza pesquisas na área Agricultura de Precisão, trabalhando com variabilidade espacial de atributos químicos, físicos e condutividade elétrica aparente do solo, produtividade das culturas e delimitação de zonas de manejo.

Dr. Gustavo Trentin - Emprapa Pecuária Sul - CPPSUL

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária sediada na cidade de Bagé-RS, onde realiza pesquisas na área de Agrometeorologia em sistemas pastoris. Atua como colaborador nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas e de Agronomia, Ciência do Solo, Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: relação solo-água-planta, probabilidades climáticas, estresses ambientais e balanço hídrico em sistemas agropastoris.