Acesso a capital

Venture Capital • Endeavor Insights


Tendências de Venture Capital



O cenário econômico atual tem muitas incertezas, inflação, altas taxas de juros, mudanças regulatórias e crises no setor financeiro global. No universo das scale-ups, isso se reflete em menos capital disponível para investimento em novos negócios


Essa análise da Endeavor Insights foi feita à partir de dores das pessoas empreendedoras e utilizou os dados do Endeavor Catalyst para entender as tendências de acesso ao capital e o impacto nas rodadas de fundraising pelo mundo. Nossos dados são embasados na nossa atuação em mais de 40 mercados, o que representa um compreensivo índice da indústria de venture capital global. 



Impactos em Venture Capital


O PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023 TEVE A MENOR QUANTIDADE DE DÓLARES INVESTIDOS EM TODOS OS ESTÁGIOS DE VENTURE CAPITAL NA AMÉRICA LATINA DESDE 2020.

Parte da explicação é o fato de 2021 ter sido um ano de recordes para a indústria, com abundância de capital, deals competitivos e aumento do apetite por risco. 

Contudo, o cenário econômico atual é gerado por incertezas devido à alta inflação, altas taxas de juros e incertezas regulatórias em diversos mercados. Ou seja, fatores como a inflação americana (em seus maiores níveis desde 1980), inflação local e a situação geopolítica levaram a um período de menos capital disponível

Alta de juros

Em um ambiente de altas taxas de juros, as empresas são avaliadas a um valor futuro menor, diminuindo a valuation e as expectativas de retorno do investidor. Os LPs então decidem aplicar capital em outros locais, com menos volatilidade inerente ao investimento de risco.

Captação de dívidas

Com mais juros, também torna-se mais caro para as empresas captarem dívidas, como o venture debt.

Fatos como a falência do Silicon Valley Bank, Signature Bank e First Republic Bank também causaram choque nos mercados de capitais e no setor financeiro. Especialistas caracterizaram as falências bancárias recentes como episódios isolados, e não como indícios de vulnerabilidade sistêmica - contudo, alguns esperam mais falências bancárias este ano. Segundo o Fórum Econômico Mundial, as falências tornam empréstimos mais difíceis para as empresas, especialmente investimentos em tecnologia. 

COM A DETERIORAÇÃO ECONÔMICA E INCERTEZA DE INVESTIDORES E EMPREENDEDORES, OBSERVAMOS TENDÊNCIAS NO VENTURE CAPITAL:

 • Preservação de caixa

 • Retorno a fundamentos financeiros

 • Redução no números de IPOs

Contexto

Análise feita pelo Endeavor Catalyst, com base em dados de 40 mercados.


INVESTIMENTOS:
DEPLOYMENT DE CAPITAL 

O cenário nos últimos 10 anos demonstra que a mudança no cenário mundial e, que, consequentemente, se reflete no mercado brasileiro.  Desde o início, a Endeavor Catalyst investiu mais capital a cada ano, com exceção de 2020, que foi fortemente impactado pelas incertezas relacionadas à crise do COVID-19. Os anos recordes foram 2021 e 2022, porém, a hipótese é que esse pico é uma anomalia. Com isso, em 2023 estaremos mais perto dos níveis de investimento de 2019. O investimento de venture capital diminuiu consistentemente nos últimos quatro trimestres, como reflexo da tendência global de redução de investimentos em VC. O deployment de capital do primeiro trimestre de 2023 está em linha com o padrão do segundo semestre 2020, à medida que o mundo recua para ativos seguros e lida com incerteza macroeconômica.

TEMPO ENTRE RODADAS
DE CAPITAL

Como o capital está menos abundante que em períodos anteriores, o tempo entre as rodadas de financiamento tem aumentado. Notavelmente, o tempo entre rodadas Series A e B atingiu um recorde de 2,4 anos no segundo semestre de 2022 (dados dos EUA) e a tendência continua. Considerando a escassez de capital e o aumento no tempo entre rodadas, as empresas têm adotado um mindset de longo prazo, focando em preservação de caixa. O número de empresas do portfólio do Catalyst que conseguiram captar rodadas em 6 meses reduziu de 8 para apenas 1 entre o primeiro e segundo semestre de 2022.

Cenário dos investimentos atuais

1. Insider-led rounds (atual investidor liderando a próxima rodada), com uso de SAFES e valuations maiores.

Definição de SAFE: O SAFE (em tradução livre "Contrato Simples para Participação Societária Futura") é um acordo que permite a compra de participação societária com percentual definido no futuro. 

2. Flat e down rounds: Scale-ups estão com dificuldade de manter os altos valuations que fizeram em rodadas anteriores. A solução tem sido optar por valuations de mesmo valor (flat rounds) ou menores valores (down rounds). 

3. Foco em early stage e menos rodadas em estágios mais avançados (series B e C).

O ambiente macro é desafiador para o late stage. Investidores estão menos dispostos a aumentar valuations. 

São exemplos a Tiger e SoftBank. Em 2021 e 2022, lideraram 43 rodadas de Series D, mas nenhuma em 2023 até o momento.

4. Maior variedade de investidores liderando novas rodadas

Principais atuantes: VCs regionais, CVCs, Family Offices e investidores estratégicos.

5. Novas rodadas (priced rounds) apenas para “as melhores empresas” 

Sempre existirão empresas fortes conseguindo captar com valuations mais altos.

6. Valuations e Unicórnios

7. Saídas dos investimentos

Saídas tiveram uma clara tendência de queda desde 2021 > Os "Exits" ou eventos de liquidez (IPOs, M&As, secundárias) dos últimos 3 anos saíram de 14 em 2021, para 8 em 2022, para 1 em 2023 (M&A)

Tendências de Venture Capital

O cenário macroeconômico tende a se estabilizar, o que vai impactar positivamente a indústria de venture capital.
Organismos internacionais como o FMI observam tendência de desaceleração do aumento das taxas de juros globais, a depender das metas de inflação, o que estimula mais investimentos em venture capital


Abaixo destacamos as principais tendências para 2023 e 2024:

Novos investimentos
em Venture Capital

Observamos que os anos de 2021 e o primeiro semestre de 2022 são anomalias, isto é, distantes do padrão normal de mercado;


O deployment de capital seguirá uma tendência positiva, apesar da recente retraída;


As melhores empresas continuarão a receber financiamento, em especial se sua estratégia está alinhada com sustentabilidade financeira.

Saídas dos
investimentos

A atividade de fusões e aquisições permanecerá forte e continuará a aumentar a longo prazo;


Os mercados públicos podem ser abertos para negócios novamente até 2024/2025. Contudo, SPACs não são mais populares como anteriormente;


Vendas secundárias em oversubscribed rounds a valuations mais altos não são mais uma possibilidade.

Valuations
& Unicórnios

Conforme as empresas estão sendo reavaliadas, muitas estão perdendo seus status de unicórnio uma vez que seus valuations estão sendo reduzidos;


Com isso, o status de unicórnio será reservado para um pequeno grupo de empresas com receita e indicadores econômicos.


Para saber mais

Insights sobre o processo de de fundraising com Empreendedores e Empreendedoras Endeavor

Conteúdos para se aprofundar no tema:

Saiba mais sobre nosso trabalho