PALESTRANTES
PALESTRANTES
Ingressou na Faculdade Hastings em 2015, após conclusão de pós-doutorado na Universidade de Stanford. Antes disso, a professora Dubal recebeu seu bacharel e doutorado da UC Berkeley, onde conduziu uma etnografia da indústria de táxis de San Francisco. O assunto de sua pesquisa de doutorado surgiu de seu trabalho como advogada de interesse público e bolsista da Berkeley Law Foundation no Asian Law Caucus, onde fundou um projeto para trabalhadores de táxi e representou muçulmanos americanos em casos de direitos civis.
Sua pesquisa se concentra na interseção entre direito, tecnologia e trabalho precário. Dentro desse quadro amplo, ela usa metodologias empíricas e teoria crítica para entender o impacto das tecnologias digitais e estruturas legais emergentes na vida dos trabalhadores, as influências constitutivas da lei e do trabalho na identidade e o papel da advocacia e dos advogados nos movimentos de solidariedade.
Com base em mais de uma década de estudo etnográfico e histórico, ela está atualmente escrevendo um paper (Driving Freedom, Navigating Neoliberalism) sobre como cinco décadas de mudanças tecnológicas e regimes regulatórios emergentes mudaram a vida cotidiana e as experiências de trabalho dos motoristas “caroneiros” em San Francisco.
Seus comentários e pesquisas sobre as interseções de tecnologia, trabalho de baixo salário e organização (particularmente no chamado “compartilhamento” ou economia de plataforma) são apresentados regularmente na mídia local e nacional e em vários documentários.
Professora Adjunta de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (Graduação e Pós-Graduação). É doutora e mestra em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília, e graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia.
Coordena o Observatório da Reforma Trabalhista no STF (REMIR/UNB) e o Grupo de Pesquisa Trabalho, Interseccionalidades e Direitos (FD/UNB). Integra os Grupos de Pesquisa Transformações do Trabalho, Democracia e Proteção Social (FD/UFBA); Trabalho, Trabalhadores e Reprodução Social (FFCH/UFBA) e Trabalho, Constituição e Cidadania (FD/UnB).
É pesquisadora do CRH/UFBA. Integra a REMIR - Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista, a RENAPEDTS - Rede Nacional de Grupos de Pesquisa em Direito do Trabalho e Seguridade Social e a ABET - Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, tendo sido eleita para a Presidência dessa última Associação no biênio 2022-2023. Foi analista judiciária do Tribunal Superior do Trabalho entre 2008 e 2020 e Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia entre 2016 e 2020.
Abel Santos, 32 anos, pós-graduado em Gestão de pessoas, 6 anos de trabalho por aplicativo, vice-presidente da ATAM-DF (Associação dos Trabalhadores por Aplicativo do Distrito Federal e Entorno), casado e pai de 2 filhos.
Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Doutor em Justiça e Sociedade e Mestre em Direito das Relações Sociais pela UGF. Especialista em Direito Privado Aprofundado pela Universidade Federal Fluminense. Doutor honoris causa da Universidade Santa Úrsula, Presidente honorário da Academia Brasileira de Direito de Trabalho e membro das Academias Brasileira Desportivo, Brasileira de Direito Portuário e Marítimo e Paulista de Letras Jurídicas.
Ministro do TST desde novembro de 2007, sendo Magistrado do Trabalho desde novembro de 1989.
Foi Advogado inscrito na OAB-MG por mais de 10 anos, até sua posse, em 1989, como Juiz do Trabalho.
Professor Titular do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e de seu Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas. É Professor Universitário desde 1978.
Doutor em Filosofia do Direito pela UFMG (1994) e Mestre em Ciência Política pela UFMG (1980).
Autor de cerca de 35 livros, entre individuais, duais e coletivos. Publicou mais de 130 artigos acadêmicos em livros coletivos e/ou revistas especializadas.
Realizou seu Doutorado em Sociologia (co-tutela) pela Universidade de São Paulo - USP e Universidade de Paris 8, Mestrado em Ciência Política pela Usp e Pesquisa de pós-doutoral pelo Centre de Recherche Sociologique et Politique de Paris – CRESPPA (2012). Foi professora visitante, pesquisadora convidada no ETUI-Bruxelas e trabalhou no Dieese durante 26 anos. Atualmente é pesquisadora independente e do GT Trabalho Digital da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (REMIR), bem como consultora no Ministério das Mulheres e da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz.
Email anacmc2@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3898149422199355
Juiz do Trabalho na Bahia e Professor Associado da UFBA em Direito e Processo do Trabalho.
Graduado, Especialista e Mestre em Direito pela UFBA e Doutor pela UFPR, além de especialização em relações laborais pela Universidad de Castilla-La Mancha na Espanha. Estágio Pós-doutoral na UFRJ.
Pesquisador na área de Direito do Trabalho, atuando principalmente nos temas: dependência econômica, subordinação jurídica e direito sindical.
Integrante do Grupo de Pesquisa Transformações do Trabalho, Democracia e Proteção Social (TTDPS), filiado à Rede Nacional de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e da Seguridade Social (RENAPEDTS).
Editor-Gerente da Revista Eletrônica do TRT5 e revisor das revistas jurídicas.
Professor de Cursos de Especialização em Direito e Processo do Trabalho e de Escolas Judiciais Trabalhistas. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito do PPGD-UFBA para o biênio 2021-2022.
Autor de artigos jurídicos e de livros jurídicos, sendo o último "As Plataformas Digitais e o Direito do Trabalho: Como entender a tecnologia e proteger as relações de trabalho no Século XXI" em co-autoria com Rodrigo Carelli.
http://lattes.cnpq.br/5472565563394662
Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região.
Autora dos Livros "Da Máquina à Nuvem" e "De Vidas e Vínculos".
Canal do Youtube: Ana Carolina Paes Leme
Presidente do Sindmapp - MT
Sindicato dos Motoristas de Aplicativo do Mato Grosso
Formada em Tecnologia em Eventos, Motorista de aplicativo há 7anos, Feminista, íntegrante da Marcha Mundial de mulheres, mãe de um menino Trans, secretaria geral da Alma (associação liga dos motoristas de aplicativos do estado do RS), presidente do SIMTRAPLI-RS
(Síndicato dos motoristas em transportes privados por Aplicativos do estado do Rio grande do sul).