PALESTRANTES

Kaylash Satyarthi

Kailash Satyarthi  é um ativista indiano que luta pelos direitos das crianças, vencedor do Prêmio Nobel da Paz. Ativo no movimento indiano contra o trabalho infantil desde os anos 1990. 

Até agora, a sua organização, Bachpan Bachao Andolan, libertou mais de 80 mil crianças de diversas formas de escravidão e ajudou na reintegração, reabilitação e educação. 

Junto com Malala Yousafzai, foi distinguido com o Prêmio Nobel da Paz 2014. O Prêmio Nobel foi-lhe atribuído porque tinha organizado muitas manifestações e protestos pacíficos, dirigidos contra a exploração de crianças.

Jean-Michel Servais

Jean-Michel Servais possui doutorado em direito pela Universidade de Liège e é doutor honoris causa pela Universidade Attila József (Hungria).

 

Ex-diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ingressou na organização em Genebra (Suíça) em 1972. Ocupou várias posições no Departamento de Normas Internacionais do Trabalho, depois no Departamento de Condições de Trabalho, antes de ser convocado para o Escritório do Diretor Geral.

 

É fluente em francês, inglês e espanhol e tem um conhecimento passivo de italiano, holandês, catalão e português.

 

Professor visitante nas Faculdades de Direito das Universidades de Liège (1993-2015) e Girona (2005-), é membro associado do COMPTRASEC (Centro de Direito Comparado do Trabalho e Seguridade Social, Universidade Montesquieu Bordeaux IV).

 

É autor de numerosos livros e artigos sobre direitos trabalhistas internacionais, europeus e comparativos, publicados em inglês, espanhol, francês, alemão, búlgaro, português, japonês, russo e grego. Eles incluem:

 

·       Direito Internacional do Trabalho;

·       Direito Internacional da Seguridade Social;

·       Direito Social da União Europeia;

·       A Organização Internacional do Trabalho;

·       Elementos de Direito Internacional e Comparado do Trabalho (São Paulo), LTr, 2001.

Victoriana Leonora Corte Gonzaga

Advogada especializada em direitos humanos, com enfoque em instrumentos regional e internacional de proteção e defesa de direitos humanos, em desenvolvimento sustentável, Empresas e Direitos Humanos e Responsabilidade Social Corporativa.

Guilherme Lichand

Será professor de Educação da Stanford Graduate School of Education a partir de Setembro de 2023.

Atualmente é professor de Economia do Bem-estar e Desenvolvimento Infantil na Universidade de Zurique.

Co-fundador e presidente do conselho da Movva – uma edtech focada em sucesso do estudante, com atuação na América Latina e na África. 

É PhD em Economia Política e Governo pela Universidade de Harvard. 

Foi reconhecido pela Fundação Schwab e pela Folha de São Paulo entre os top-10 empreendedores sociais do ano no Brasil (na categoria legado pós-pandemia), em 2020, e pela MIT Technology Review como o maior inovador social do Brasil entre empreendedores com menos de 35 anos, em 2014. 

É também um especialista em inovação social na Rede de Especialistas do Fórum Econômico Mundial.

Katerina Volcov

Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2017), realizou Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (2019). É Mestra em Ciências - Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Unifesp (2011) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista (1998). As pesquisas desenvolvidas no mestrado, doutorado e pós-doutorado são interdisciplinares, envolvendo os saberes das grandes áreas da Saúde e das Ciências Humanas e Sociais. Os corpos, as múltiplas manifestações do sofrimento e da violência e suas relações na e com a sociedade fazem parte de suas investigações acadêmicas. Docente e supervisora de estágio do curso de Pós-Graduação em Saúde Pública e Psicopatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é também supervisora técnica em serviços da Assistência Social na capital paulista pelo Coletivo Círculo de Cultura. Atualmente, é a Secretária Executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

Sérgio Molina

O Magistrado Sergio Javier Molina Martínez, Doutor em Direito, é um Conselheiro da Judicatura Federal no México, nomeado pelo Pleno da Suprema Corte de Justiça da Nação. Ele lidera os esforços do Poder Judiciário Federal no Conselho de Coordenação para a Implementação da Reforma do Sistema de Justiça Trabalhista, devido aos diversos cargos que ocupou como juiz federal e sua atuação no campo acadêmico. No serviço público, atuou como juiz de distrito e magistrado federal, ambos por meio de concursos, com nomeações em diversas áreas e cidades do país, especialmente na área trabalhista. Sua carreira judicial também inclui a nomeação como chefe da Unidade de Implementação da Reforma em Matéria de Justiça Trabalhista. Por fim, ele foi reconhecido pela Suprema Corte de Justiça da Nação e pela Associação Mexicana de Juízes, por sua atuação como juiz federal na proteção dos direitos humanos.

Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política pela USP. É professor de Jornalismo na PUC-SP, presidente da ONG Repórter Brasil, comentarista do Jornal da Cultura e colunista de política do UOL. Foi membro do conselho do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão (2014-2020), em Genebra, e Comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro sobre Escravidão Moderna e Tráfico de Seres Humanos (2018-2019). Também foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York. É autor de livros como "Escravidão Contemporânea" (2020) e “O que aprendi sendo xingado na internet” (2016).