Serviço técnico particular para árvores em imóveis, condomínios e empresas. Não atendemos solicitações de poda ou remoção em ruas, calçadas, praças ou outras áreas públicas; esses pedidos devem ser realizados gratuitamente pelo SP156.
Assessoria documental para comunicação de poda e solicitação de autorização de remoção ou supressão de árvores em áreas internas de imóveis no município de São Paulo.
Consultoria técnica particular • Atendimento a residências, condomínios e empresas • A decisão final cabe ao órgão público competente
COMUNICAÇÃO DE PODA
Para poda em área interna particular, o procedimento municipal é uma comunicação prévia. A EMPA realiza a vistoria, prepara a documentação técnica e acompanha a manifestação de conformidade da comunicação.
AUTORIZAÇÃO DE REMOÇÃO
A remoção ou supressão depende de solicitação e análise do órgão competente. A EMPA elabora o laudo técnico e os demais documentos necessários, protocola o pedido conforme o escopo contratado e acompanha o processo até a publicação da decisão.
• Vistoria por engenheiro agrônomo
• Identificação das espécies e avaliação fitossanitária
• Laudo técnico e relatório fotográfico
• Croqui de localização dos exemplares
• ART — Anotação de Responsabilidade Técnica
• Relação de espécies e proposta de compensação, quando necessária
• Croqui e orientação de plantio, quando aplicáveis
• Organização e protocolo da documentação no canal municipal adequado
• Acompanhamento de exigências e da publicação no Diário Oficial
• Relatório fotográfico de plantio, quando contratado
1. Você envia o endereço, fotos das árvores e uma breve descrição da situação.
2. Fazemos uma avaliação inicial e confirmamos se o caso pertence a este procedimento.
3. Apresentamos o escopo e agendamos a vistoria técnica.
4. Elaboramos o laudo, a ART e os demais documentos aplicáveis.
5. Realizamos o protocolo e acompanhamos o andamento conforme o serviço contratado.
6. Você recebe orientação sobre a manifestação do órgão e as próximas etapas.
Este serviço é destinado a árvores localizadas dentro de terrenos, residências, condomínios, estabelecimentos e áreas empresariais no município de São Paulo.
Árvores em calçadas, ruas, praças e demais áreas públicas devem ser solicitadas gratuitamente diretamente à Prefeitura pelo SP156. Casos envolvendo vegetação significativa, obras, parcelamento do solo, TCA, APP ou outras situações especiais podem seguir procedimentos diferentes e serão avaliados antes da proposta.
O anúncio e esta página tratam da documentação técnica e do acompanhamento administrativo. A execução da poda, remoção ou plantio não está incluída automaticamente e somente poderá ser avaliada em orçamento separado, após a conformidade ou autorização aplicável.
Preciso de autorização para podar uma árvore dentro do imóvel?
No procedimento municipal comum para área interna particular, a poda é objeto de comunicação prévia. A EMPA prepara a documentação e acompanha a manifestação de conformidade.
A autorização de remoção é garantida?
Não. O laudo fundamenta tecnicamente o pedido, mas a decisão final — autorização ou indeferimento — pertence ao órgão público competente.
Quanto tempo demora?
O prazo varia conforme o procedimento, a análise do órgão e a eventual necessidade de complementação. Após a avaliação inicial, explicamos as etapas aplicáveis ao caso.
Vocês atendem fora do município de São Paulo?
Esta página e a campanha são específicas para o município de São Paulo. Outros municípios podem ser analisados separadamente.
Para uma avaliação inicial, envie pelo WhatsApp o endereço, fotos gerais e próximas das árvores, a quantidade estimada e informe se o local é residência, condomínio ou empresa.
EMPA Energia Solar e Meio Ambiente Ltda.
Consultoria ambiental particular no município de São Paulo
WhatsApp: (11) 96298-6085 • E-mail: empa@empa.eco.br
Atendimento com Douglas — Engenheiro Agrônomo