A EMEB Prof. Pedro Augusto Gomes Cardim é uma escola pública do município de São Bernardo do Campo que atende as séries inicias do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

A escola está aberta das 7h às 18h00 de 2ª à 6ª feira.


O horário das aulas é:

Manhã -   das 7h às 12h 

Tarde - das 13h às 18h


Concepção pedagógica

Nossos alunos, sujeitos do mundo atual, sendo ou não alfabetizados, já trazem um conjunto de saberes a serem considerados pelos agentes educativos. Assim a aquisição do conhecimento é um processo gradual iniciado desde o nascimento, transcorre por toda a vida, sendo de igual importância os fatores biológicos e sociais para o aprendizado do ser, que influenciam-se reciprocamente, do individuo para a sociedade e dela para o indivíduo, em conformidade à proposta curricular de São Bernardo do Campo que traz um conjunto de princípios, ainda que em processo de avaliação constante, convergem para uma visão sócio-construtivista-interacionista (Vol.1-Referencial Curricular de 2004), com a qual concordamos, pois ao considerar o sujeito biológico e social, respeita o indivíduo em sua singularidade, a sua forma de aprender, diversidade, credo e raça, ao mesmo tempo em que o compreende como pertencente a um grupo social e como um ser histórico que é.


Essa compreensão nos remete à busca de um trabalho de dimensões éticas, na medida em que rediscute mecanismos para garantir o acesso e permanência de todas as crianças a uma escola laica, inclusiva e gratuita. O respeito à diversidade cultural, o respeito e garantia da integridade moral e física, o direito ao brincar como forma de aprender, o espaço aberto ao diálogo, conhecimento dos deveres sociais e a garantia do direito de todos de aprender com qualidade, criando condições para formação de um cidadão crítico e ávido à buscar conhecimentos científicos, que saiba ler o mundo com significado, escrever com conhecimento e autonomia, e desenvolver o pensamento lógico matemático. Assim sendo nosso compromisso é a garantia de um ensino de melhor qualidade que crie condições para formação básica do cidadão, conforme preconiza o artigo 32 da LDB.

Nosso Patrono

QUEM FOI PEDRO AUGUSTO GOMES CARDIM?


Nossa escola recebeu este nome em 1978, e seu nome completo é EMEB Professor Pedro Augusto Gomes Cardim.


       Era filho do ilustre e saudoso educador paulista professor Carlos Alberto Gomes Cardim e da Exma. Dona Ignez Lacerda Gomes Cardim. Casado com a professora Irene Borges Gomes Cardim, com quem teve os seguintes filhos: Pedro Augusto, Bolívar, Cecília Amália e Ruben. Tinha irmãos, noras, genros, netos e bisnetos.

Iniciou sua carreira no Magistério Público Primário do Estado de São Paulo, em 21 de janeiro de 1921.

Percorreu todos os degraus, desde a escola rural, distrital, urbana, professor de Escolas Reunidas, adjunto de grupo escolar, diretor de Escolas Reunidas, de grupo escolar, tendo se aposentado no cargo de Inspetor Escolar, no ano de 1954.

Fez parte, por muitos anos, de congressos pedagógicos onde se sobressaiu por sua inteligência, sua cultura e pela experiência adquirida no cargo de direção no ensino primário que exerceu por quase trinta anos. Sua certidão de tempo acusava, então, o seguinte: “... conta com trinta anos, zero meses e zero dias de serviço sem faltas ou licenças”. Tomou parte atuante na Revolução Constitucionalista no serviço de Censura do MMDC.

Na região de São Paulo foi diretor de vários Grupos Escolares.

Fez realizar monumental desfile com 180 Bandeiras, o que na época correspondia ao número de Grupos Escolares existentes na Capital. Essas Bandeiras foram confeccionadas pelos professores e alunos dos grupos escolares.

Faleceu no dia 22 de janeiro de 1978, aos 75 anos.

Apesar de passado tão notório, nossa escola não conhecia muito a história de nosso patrono. Em 1997, em uma viagem de férias pelo sul do país, a então secretária de escola dona Carmem Marson Venturini, descobriu por acaso um filho do professor Pedro Augusto, no ônibus da viagem. Ele sabia que havia uma escola em São Bernardo com o nome de seu pai, mas não sabia onde se localizava. E nossa escola recebeu de suas mãos a foto que hoje está exposta no hall de entrada, para conhecimento de todos.

Na biblioteca de nossa escola, há uma pasta contendo recortes de jornal e históricos  a disposição de quem se interessar.