Você não está vendo nada acima? Autenticar novamente
Você não está vendo nada acima? Autenticar novamente
Você não está vendo nada acima? Autenticar novamente
Dia de teatro, com a Cia Rabo de Cutia que é uma companhia de teatro, contação de histórias e cultura popular brasileira. Liderada pela atriz e contadora de histórias Sandra Guzmán, a companhia utiliza o teatro, a narração de histórias e a música para explorar a cultura popular do Brasil.
A aula sobre Inteligência Artificial (I.A.) para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental foi estruturada com o objetivo de desmistificar o conceito e apresentar suas aplicações práticas de forma simples e contextualizada.
A metodologia se iniciou com a exibição do filme "O Robô Selvagem". A escolha desta obra cinematográfica serve como um gancho lúdico e visual para a compreensão inicial do que é uma I.A.
Prática: Ao assistir à jornada da robô Roz, os alunos puderam observar uma máquina que aprende, se adapta a um novo ambiente, toma decisões e interage de forma complexa com o mundo natural. Isso permite que eles associem a I.A. não apenas a computadores complexos, mas a sistemas que pensam e agem com base em informações e experiências.
Discussão Pós-Filme: Imediatamente após a exibição, o foco da discussão foi em perguntas como: "O que a Roz fazia que a fazia parecer 'esperta'?", "Como ela aprendeu a sobreviver na ilha?" e "O que ela fazia que um robô 'comum' (como um aspirador de pó) não faria?".
A partir dos exemplos práticos observados no filme, a aula avançou para uma definição simplificada de I.A.
Prática: A I.A. foi explicada como "máquinas que imitam a inteligência humana" ou "robôs e programas que conseguem aprender e resolver problemas". O conceito chave introduzido foi a coleta e o processamento de dados (informações) para tomar decisões. Por exemplo, Roz aprendeu sobre os animais e o clima (coletou dados) para saber o que fazer em cada momento (tomou decisões).
A principal aplicação prática explorada na aula foi a capacidade de filtrar informações, destacando uma das maiores vantagens da I.A. em um mundo com excesso de dados.
Prática: Utilizando a realidade dos alunos, foi feita uma analogia com a internet. Se eles pesquisam um tema no Google ou assistem a vídeos no YouTube, a I.A. filtra milhões de páginas e vídeos para mostrar aqueles que são mais relevantes ou interessantes para eles.
Exemplo: A I.A. é como um super bibliotecário que, quando você pede um livro sobre dinossauros, rapidamente te entrega apenas os melhores e mais novos, ignorando todos os outros que não servem.
Vantagem Explorada: A I.A. economiza nosso tempo e nos ajuda a encontrar o que realmente precisamos em um mar de informações. Isso prepara o terreno para futuras discussões sobre a importância da fonte e da curadoria da informação, mas focando agora no aspecto positivo da eficiência.
A metodologia previu que este é apenas o primeiro passo. A partir dessa base, o assunto pode ser estendido em aulas futuras para explorar:
I.A. no Cotidiano: Exemplos como assistentes virtuais (como a Alexa ou o Google Assistente), jogos eletrônicos e sugestões de filmes em serviços de streaming.
Noções Básicas de Algoritmos: Mostrar de forma simples que a I.A. segue um conjunto de "instruções" (algoritmos) para tomar decisões, como uma receita de bolo.
Em suma, a aula utilizou o engajamento emocional proporcionado pelo filme como ponte para o raciocínio lógico, tornando o conceito de I.A. algo concreto, útil e divertido para a faixa etária do 5º ano, com foco na sua aplicação na gestão e filtragem da informação.
É com grande alegria que anunciamos mais um passo emocionante no nosso projeto de criação do jornal com as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental I! Após um período de intensa participação e criatividade, onde os alunos elencaram diversos nomes incríveis, chegamos à escolha final.
Depois de vários formulários e muita discussão democrática, o nome escolhido para o nosso jornal é: "Jornal do Hypolito"!
Parabenizamos todos os alunos pela dedicação e entusiasmo nesta primeira etapa. A escolha do nome é um marco importante, que reflete a identidade da nossa escola e a voz dos nossos jovens jornalistas.
Fiquem ligados para as próximas etapas deste projeto que promete trazer muitas novidades e aprendizados para todos!
As crianças das turmas 4°A, 4°B, 5°A, 5°B e 5°C participarão da prova da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica!
Abaixo registro de dois alunos do 5°C (Mariana e André) que foram além das atividades na escola, fazendo pesquisa e trazendo materiais de casa.
Desejamos a todos muita sorte e sucesso! Que essa oportunidade desperte ainda mais o interesse pela ciência e pelo universo. Estamos torcendo por vocês!
Boa sorte!
A corrida de estafeta é ótima para trabalhar em nossas aulas: pode iniciar sem obstáculos e gradativamente poderá colocar os obstáculos