Aos 24 de abril de 1.989, iniciou-se o funcionamento da Escola Maternal Vila Barros, na Rua Marabá, nº 364 – Vila Barros no Município de Barueri/SP, onde por decreto municipal - Lei n.º 1.124 de 1.999, esta mesma escola passou a denominar oficialmente como: Escola Maternal Municipal “Matilde Abreu de Moraes.

Matilde Abreu de Moraes, nasceu dia 12/02/ 1.927, na cidade de Lindóia, São Paulo, filha de José Maria de Abreu e Olívia de Souza Abreu. Trabalhou na lavoura e veio morar em Barueri , onde juntamente com seus pais e irmãos, desempenhando um papel muito importante na formação dos eucaliptos e no arruamento de algumas vilas.

Casou-se em Barueri com Júlio Arcelino de Moraes, no dia 19 de janeiro de 1.946. Mulher dedicada, sempre querendo o bem de seus filhos e netos, não media esforços aos maiores sacrifícios para que se realizassem como pessoas dignas e úteis aos seus semelhantes, ligou-se a religião Evangélica e gostava de música sacra.

Foi grande sábia, pela experiência que adquiriu por vários anos, fez grandes amizades, pessoa carinhosa com sentimento doce, belo e dedicada.

Faleceu no dia 22/12/1.998 em nossos corações grande saudade.