Comemoração Dia Internacional da Mulher
O motor do nosso projeto foi trazer à tona o papel da mulher como agente social livre, que consegue movimentar-se com audácia e autonomia suficientes ao longo da vida e da história.
Houve um tempo em que isto não era possível. Houve um tempo em que nem era imaginável. Houve um tempo em que a palavra das mulheres era opinião segunda, não considerada e o trabalho desenvolvido no dia a dia do lar, dos filhos, do quotidiano da vida doméstica e do percurso profissional passava despercebido, sempre à sombra do marido, do pai, do irmão...
Mudaram esses tempos e os avanços foram chegando, aos poucos, com sangue, com morte, com esforço e com renúncias. Mudaram os tempos mas as energias continuam vivas porque, ainda hoje, há grandes desafios a conquistar e a luta pela igualdade em direitos é tarefa pendente nos dias de hoje.
Com esta ideia, no contexto do nosso projeto foi materializada uma iniciativa conjunta para dar voz à Liberdade, para dar voz às mulheres de ontem, de hoje, de sempre.
Participaram nesta atividade os alunos dos cinco centros implicados no projeto:
CEIP Máximo Cruz Rebosa, EOI Cáceres, EOI Mérida, EOI Navalmoral de la Mata e ESAD Extremadura. Como resultado deste trabalho de colaboração intercentros, foi criado o seguinte vídeo de apresentação: