MX Linux é o sistema operacional que mantém funcionando em 2024, mais de um modelo de Netbooks enviados para as escolas pelo governo federal em 2014, pelo programa Um Computador Por Aluno.
MX Linux é o sistema operacional que mantém funcionando em 2024, mais de um modelo de Netbooks enviados para as escolas pelo governo federal em 2014, pelo programa Um Computador Por Aluno.
Como são cada vez menores as alternativas para a arquitetura desses processadores 32 bits, não posso deixar de recomendar essa distribuição.
Basta dizer que é base Debian! Eficiente e estável. Incrivelmete roda com esse hardware:
processador de 32 bits
3 Giga de Memória RAM
HD de 29 G de armazenamento interno
A página do proJeto pode ser acessada em https://mxlinux.org/ (pode ser traduzida para o português)
O arquivo com o sistema deve ser gravado em um pen drive com o auxílio de um programa. Eu que uso linux costumo utilizar o Balena Etcher e não sei que outro recomendar. no Windows o Balena não funciona.
Se já tiver o MX instalado, ele vem com um Criador de Dispositivo USB Executável do MX, Que faz muito bem feito o trabalho, só demora um pouquinho.
Como vieram várias Máquinas no programa (origialmente com o Xubuntu), pude testar várias distribuições linux (hoje descontinuadas para 32 bits) entre elas o Mint, Devuan, Zorin, OpenSuse. Todas rodaram e tornaram o equipamento bem produtivo.
Fotos, textos, vídeos, áudios, gerenciamento e armazenamento de arquivos, navegação pela internet, tudo que um estudante precisa, ainda pode ser oferecido por esse equipamento que ainda funciona com o MXLinux a mais de uma década de sua chegada nas Escolas.
É um processo demorado.
Configure sua máquina para butar pelo pen drive (no net do governo a tecla f2 na inicialização leva para as configuraçãoes de inicializaçao da máquina.
boot USB
preferencialmente Legacy
Inicie a máquina com o pen drive (modo live - com a tecla f2 é possível encontrar e selecionar o idioma português).
Outra boa dica é conectar na rede wifi antes de passar o sistema da mídia ejetável para a memória fixa.
Tem que configurar login e senha root no mínimo.
As teclas" ctrl + alt + t" pressionadas juntas, abrem as portas Debian e o mundo raker. Claro tudo que é feito pelo terminal, em forma de comandos, também pode ser feito de maneira visual pelo XFCE, de qualquer forma uma atualização sempre é o primeiro passo:
no terminal digite "sudo apt update"
informar a senha
outro comando mágico e obrigatório após o primeiro é "sudo apt upgrade"
Nas boas vindas do MX Linux encontrasse, entre outras fundamentais ferramentas de configuração, o caminho grárico para essa atualização necessária.
O Navegador de internet padrão é o preferível Firefox, sendo possível instalar outros. Há quem prefira o Navegador Chrome.
Seu e-mail não precisa ser google, é bom ter um, mas existem outras opções.
Senha precisa ter e precisa lembrar, recomendo anotar.