MX Linux é o sistema operacional que mantém funcionando em 2024, mais de um modelo de Netbooks enviados para as escolas pelo governo federal em 2014, pelo programa Um Computador Por Aluno.

Sobre o MX Linux

Basta dizer que é base Debian! Eficiente e estável. Incrivelmete roda com esse hardware:

A página do proJeto pode ser acessada em https://mxlinux.org/ (pode ser traduzida para o português)

Dowload do sistema

Visitando a página do projeto, na seção de Dowloads, você pode escolher um dos sabores do MX Linux, para experimentá-lo e quem sabe adotar (como eu) esse sistema.

O Ambiente de trabalho é o levíssimo XFCE customizávem e fácil de usar.

Um pen drive butável

O arquivo com o sistema deve ser gravado em um pen drive com o auxílio de um programa. Eu que uso linux costumo utilizar o Balena Etcher e não sei que outro recomendar. no Windows o Balena não funciona.

Se já tiver o MX instalado, ele vem com um Criador de Dispositivo USB Executável do MX, Que faz muito bem feito o trabalho, só demora um pouquinho.

Como vieram várias Máquinas no programa (origialmente com o Xubuntu), pude testar várias distribuições linux (hoje descontinuadas para 32 bits) entre elas o Mint, Devuan,  Zorin, OpenSuse. Todas rodaram e tornaram o equipamento bem produtivo.

Fotos, textos, vídeos, áudios, gerenciamento e armazenamento de arquivos, navegação pela internet, tudo que um estudante precisa, ainda pode ser oferecido por esse equipamento que ainda funciona com o MXLinux a mais de uma década de sua chegada nas Escolas.

Dicas de Instalação

É um processo demorado.

Configure sua máquina para butar pelo pen drive (no net do governo a tecla f2 na inicialização leva para as configuraçãoes de inicializaçao da máquina. 

boot USB

preferencialmente Legacy

Inicie a máquina com o pen drive (modo live - com a tecla f2 é possível encontrar e selecionar o idioma português).

Outra boa dica é conectar na rede wifi antes de passar o sistema da mídia ejetável para a memória fixa.

Tem que configurar login e senha root no mínimo.

 Pós Instalação

As teclas" ctrl + alt + t" pressionadas juntas, abrem as portas Debian e o mundo raker. Claro tudo que é feito pelo terminal, em forma de comandos, também pode ser feito de maneira visual pelo XFCE, de qualquer forma uma atualização sempre é o primeiro passo:

no terminal digite "sudo apt update"

informar a senha

outro comando mágico e obrigatório após o primeiro é "sudo apt upgrade"

Nas boas vindas do MX Linux encontrasse, entre outras fundamentais ferramentas de configuração, o caminho grárico para essa atualização necessária.

 Dicas de uso e outras recomendações

O Navegador de internet padrão é o preferível Firefox, sendo possível instalar outros. Há quem prefira o Navegador Chrome.

Seu e-mail não precisa ser google,  é bom ter um, mas existem outras opções com mais liberdade..