O simulado, realizado anualmente, tem como objetivo avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes em relação às expectativas para a série em que estão matriculados. A média das notas alcançadas por cada série serve como parâmetro de proficiência, sendo multiplicada pela taxa de aprovação da série no mesmo ano para compor o Índice de Rendimento Escolar de nossa escola.
Com base no Índice de Rendimento Escolar alcançado pela escola no ano de realização do simulado, é estabelecida uma meta para o ano seguinte.
Os resultados do simulado permitem obter o índice por série, turno e o geral da escola, possibilitando a compreensão das dificuldades e dos avanços de cada série. Isso facilita o estabelecimento de metas e objetivos individualizados para cada turma.