A APLICAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO

Bom, vou falar  um pouco sobre as etapas do método científico, William Gilbert nasceu no ano de 1544 e faleceu em 1603. Enfim vou começar a falar das etapas, primeira; ‘’observação de um fato na natureza’’, no final do século XVI, os capitães dos navios já recorriam às bússolas magnéticas para manter as rotas através dos oceanos, mas ninguém sabia como elas funcionavam, essa foi a primeira etapa.

Segunda etapa; ‘’ formulação do problema através de perguntas: por que? como?’’, alguns achavam que o ponteiro da bússola era atraído pela estrela polar, outros que era atraído pelas montanhas magnéticas do artigo. Foi o médico inglês William Gilbert quem descobriu que a própria terra é magnética. 

Terceira etapa;’’elaboração das hipóteses’’, o avanço de Gilbert não  surgiu de um lampejo de inspiração, mas de 17 anos de experiência meticulosas. Terceira etapa curta e elaborada.

Quarta  etapa; ‘’montagem e execução do experimento’’,Gilbert aprendeu tudo o que conseguiu com os capitães dos navios e com as fábricas de  bússolas e depois fez um modelo de globo, ou ‘’uterrelam’’, a partir do magnetite e belle testou vários ponteiros de bússolas.

Quinta etapa; ‘’análise dos resultados’’ os ponteiros reagiam em volta da terrella tal como as bússolas do navio faziam em maior escala, mostrando os mesmo padrões de declinação( apontando com um ligeiro desvio para verdadeiro norte no polo geográfico, o qual difere do norte magnético) e inclinação.

sexta etapa;’’elaboração das conclusões’’, Gilbert concluiu corretamente, que o planeta inteiro é um íman com um núcleo de ferro. 

 sétima etapa; ‘’repetição do experimento’’, publicou então as suas ideias no livro do Magnete, em 1600, causando grande sensações.

  Oitava e última etapa; ‘’publicação científica’’, Johannes Kepler e Galileu, em especial, foram inspirado pela sua sugestão de que a terra não está fixa em esfera celeste rotativas, como a maioria das pessoas ainda pensava, mas que gira devido a força invisível do seu próprio magnético.