Método Científico e sua Aplicação

No final do seculo XVI o uso das bússolas era muito comum, principalmente para os capitães de navios, para manterem suas rotas através dos oceanos. 

Mas, no entanto ninguém sabia ao certo como elas funcionavam.

Então, William Girbert (1544-1603), observando as bússolas, levou a sério a formulação daquele problema, a curiosidade passou a ser perseguida, no fim, a questão: "Por que os ponteiros das bussolas se orientam deste modo?". 

Na época, já existiam algumas hipóteses para a resolução do problema. Alguns achavam que o ponteiro da bússola era atraído pela Estrela Polar. Já outros, achavam que os ponteiros eram atraídos pelas montanhas magnéticas do Ártico (coisa que hoje sabemos que sequer existe!) No entanto, nada comprovado cientificamente.

Após a observação do fato da natureza e a elaboração da questão (problema), Girbert buscou aprender tudo que conseguiu com os capitães dos navios e com os fabricantes das bússolas. 

Ele então elaborou a sua hipótese. Para ele, a Terra era um enorme imã. 

Com isto em mente, Gilbert partiu para a montagem e a execução do experimento. Ele montou um modelo de globo, no qual, ao centro, adaptou uma rocha de magnetite. Neste experimento, que recebeu posteriormente o nome de terrela (terrela (latim) significa terrinha), Gilbert testou vários ponteiros de bússolas, ponteiros magnetizados. 

Na etapa da análise dos resultados, Gilbert registrou, diante do experimento, que os ponteiros reagiam em volta do globo de magnetite, tal como faziam em maior escala, em torno do planeta, apresentando sempre os mesmos padrões.

Girbert, então, concluiu sua pesquisa após dezessete anos de investigações. Segundo ele, o nosso planeta é um enorme corpo rochoso constituído por um núcleo magnetizado de ferro. 

Impressionantemente, as investigações de Gilbert seguiram rigorosamente as etapas do Método Científico que hoje conhecemos: observação, problema, hipóteses, experimentação, análise dos dados, repetição do experimento e publicação científica.

Hoje se sabe que a Terra é um planeta que se comporta como um imã. Possui um núcleo de ferro, e é, portanto, assim que os ponteiros da bússola se orientam, conforme o campo eletromagnético terrestre. 

Gilbert nasceu em Colchester, Inglaterra, em 1544.

Gilbert publicou as suas ideias no livros "De Magnete", em 1600. Três anos depois, morreria.

Deste modo, William Gilbert foi um físico, um filósofo natural, também médico da Rainha Elizabeth I.