DA REVOLUÇÃO RUSSA AO DESMANTELAMENTO DA URSS

1)O sistema que o governo Russo vigorava era absolutismo czarista

2) Czar era o título que se dava ao Imperador Russo e que, durante esse período, governava de forma absoluta, na qual se confundia com o Estado

3) Era o imperador czar Nicolau II

4)A economia ainda era basicamente agrária, praticada em latifúndios explorados de forma antiquada, através do trabalho de milhões de camponeses miseráveis.

5)Era dominada por clero (Igreja Ortodoxa), nobreza e czares (imperadores).

6)como membro da Tríplice Entente, a Rússia lutou ao lado da Inglaterra e da França, contra a Alemanha e o Império Austro-Húngaro. No entanto, o exército russo encontrava-se despreparado para o confronto.

7)Era um orgão criado pelos trabalhadores e soldados russos durante a Revolução de 1905 e que foram derrotados.

8)O termo bolchevismo é é de origem russa e significa,literalmente,maioria.

9) Lenin (1870-1924) foi um político revolucionário russo, principal líder da Revolução Russa de 1917 e primeiro presidente da Rússia socialista.

10) A queda da monarquia russa em fevereiro de 1917 deu lugar à formação de um Governo Provisório, formado pela aliança entre forças liberais da burguesia e pelo soviete de Petrogrado (antiga São Petersburgo), capital da Rússia.

11) Inicialmente, Lênin estatizou os bancos e indústrias, realizou uma reforma agrária e retirou a Rússia da Primeira Guerra com a assinatura do Tratado de Brest-Litovski.

12) Esse acordo foi assinado em 3 de março de 1918 e oficializou a retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial.

13) Os Planos Quinquenais são um modelo de política da China para o desenvolvimento econômico e social de médio prazo.

14)Invadiram e tomaram conta de todo aquele território  e tudo o que os outro tinham que fazer, é  dar satisfação ao governo.

16) Em  1991, quando foi dissolvida. Chamada de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) .

17) Foram anexados em 1991.

18) Havia um sistema político baseado num partido único (PCUS), que governava a URSS de forma centralizada e sem abrir espaço para opositores.

19) A “política do liquidificador” buscou distribuir os povos entre os países por meio de migrações forçadas, a fim de aumentar a diversidade e dificultar o nacionalismo de cada país que pudesse enfraquecer a ideia da URSS.

20) Mikhail Gorbatchov foi o último governante soviético, estando no poder de 1985 a 1991. 

21) Perestroika foi, em conjunto com a Glasnost, uma das políticas introduzidas na União Soviética por Mikhail Gorbachev, em 1986. Política glasnost tinha como objetivo aproximar a população das decisões políticas realizadas pelo governo, anteriormente controlada pelos burocratas do país

22) Também conhecida como o Golpe de Agosto ou o Putsch de Moscou refere-se a um fracassado golpe de Estado promovido por um grupo conservador do Partido Comunista da União Soviética,  entre 19 e 21 de Agosto de 1991,a população foi maciça e rápida,que se opôs a isso.

23)Em setembro de 1991,a independencia da Estonia,Letoni e Lituania foi reconhecida pela União Soviética e novamente reconhecida pelos Estados Unidos e do grupo de nações ocidentais que sempre consideram as suas anexações em 1940 pela União Soviética ilegal

DESTAQUES

Abaixo, as disciplinas e suas produções em destaque: