convidados

Andréa Bertoletti


Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-2012), especialização em Fundamentos Estéticos para Arte-Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP-1998), graduação em Superior de Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP-1995), graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas (FAP-1996). Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente no ensino das Artes Visuais na Educação Básica e na formação de professores de Arte. Atualmente, é professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR – Campus Palmas) no curso de Licenciatura em Artes Visuais.


Andrezza Prodóssimo


Cantora, pianista, percussionista corporal, compositora, fundadora do grupo Taque Tique Tá, integrante do grupo FATO, atua no Centro Cultural Villa-Lobos e Coral Curumim. Estuda a Música Corporal desde 2006 e aprofundou-se neste trabalho com o fundador do Barbatuques, Fernando Barba.


Flávio Carvalho


Artista de media art, curador de arte digital e designer que vive e trabalha em Curitiba, Brasil. Atualmente é embaixador da The Wrong – New Digital Art Biennale em Curitiba e curador convidado da Bienal Internacional de Arte de Curitiba.

Instagram: @flvz_


Gladis dos Santos


Sonhadora de nascimento tem na dança um jeito de estar no mundo inventando. Dança desde os 5 anos e tem, hoje, nos seus filhos Gustavo e Olívia as suas maiores inspirações. É professora e pesquisadora da UNESPAR por quase 15 anos onde celebra os encontros como modos de aprender. É mestre em Dança pelo PPGD na Universidade Federal da Bahia - UFBA, doutoranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e nutre suas pesquisas nas relações entre o corpo, o humor, a produção colaborativa com artistas, alunxs e público. Destacam-se dentre suas maiores realizações, fazer torta de legumes batida à mão e virar Maria Samambaia entrevistando e colecionando histórias de mulheres nas ruas e em espaços cotidianos. É artista da Entretantas Conexão em Dança onde, além de todos os projetos artísticos vividos, exercita a permanência, a resistência e a dissolução de alguns dos contornos individuais para se tornar coletivo.


Guga Cidral


Formado em Comunicação e especializado em ARTES, Guga é um brincante nato. Desde muito pequeno, sabia o que queria: ser artista. Fez muito teatro amador, depois ganhou os palcos atuando e cantando. Fez cinema e comerciais para TV. E ainda escreve poemas e livros. Adora recortar papéis e criar coisas divertidas. É um pesquisador da infância e das artes. Em 2018 lançou seu primeiro livro de literatura para crianças: “O menino que amarrava tudo” pela editora Trilha das Letras de SP. Guga também prepara elencos de espetáculos para infância com imersão artística e pedagógica. Gosta de sorvete de pistache, de cachorro, de museu, apaixonado por escola, por crianças, música e teatro.


Isabelle Mesquita


Artista Visual e Cineasta, residente em Curitiba-PR, é Pós-Graduada em Artes Híbridas pela UTFPR (2019), Bacharel em Escultura pela UNESPAR/EMBAP (2019), Licenciada em Artes Visuais pela UNESPAR/FAP (2017) e formada em Cinema Digital pela Cinemateca de Curitiba (2009). Estudou gravura nos ateliês do Museu da Gravura – Solar do Barão, onde frequenta desde 2009. Trabalha com gravuras, objetos, fotografias, instalações, pinturas, paisagens sonoras, videoarte e performance art. Participou de exposições coletivas e individuais nas Regiões Norte e Sul do Brasil. Realizou residência artística no PerfoLink – Plataforma Latinoamericana de Arte de Performance, ministrada por Alexander Del Re, Santiago – Chile (julho/agosto de 2019) e participou de Workshop de Performance Art com Marylin Arsem (EUA) na Plataforma PF (2019). Sua linha de investigação aborda etnografias, primitivismos e deslocamentos da memória, com seus vazios, preenchimentos e apagamentos.


Karina Marques


Karina Marques nasceu em Castro (PR), em 1969. Graduada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1991) e pós-graduada em Poéticas Visuais (2014-2016), ambas pela EMBAP/UNESPAR, Ctba/PR. Atua como artista visual, utilizando-se principalmente do desenho, da instalação e proposição artística. Tem como objeto de pesquisa a poética do “simples e banal”. Também atua como artista educadora para o Museu Oscar Niemeyer, onde coordenou os programas: Arte para Maiores -contemplado em 2019 com o "Prêmio Darcy Ribeiro" e MON para Educadores; e também co-gerenciou os projetos Permanência no MON e Ampliando Horizontes; além da docência do Minicurso Arte em Nós - parcerias com a SME. Realizou exposições individuais em instituições como: Museu de Arte Paranaense, Museu Alfredo Andersen, Casa Cultura da UEL, dentre outras e na Galeria/ Atelier SOMA e Galeria da EMBAP. Foi premiada no “56º Salão Paranaense” e selecionada para o Rumos Artes Visuais - Itaú Cultural (1999-2000). Atuou como Diretora do Departamento de Incentivo às Artes Plásticas, pela Prefeitura Municipal de Castro (2009 – 2012). Possui trabalhos publicados em catálogos e livros como: Mapeamento Nacional da Produção Emergente - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 1999/2000; Passeio Pela Pintura Paranaense, ed. UFPR, 2000; Catálogo Geral do Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, 2009; Dicionário de Artes Plásticas no Paraná/ Adalice Araújo, ed. Do Autor, 2006 Vol.I/539. Integra a equipe de artistas visuais da galeria virtual Autentik.art.


Leonardo Taques


Atualmente é mestrando em Artes pela Unespar Campus Curitiba II - FAP na linha de pesquisa Experiências e Mediações nas Relações Educacionais em Artes. Artista/professor do movimento atuante, a mais de 22 anos, graduado em Bacharelado e Licenciatura em Dança pela UNESPAR FAP, gosto de sorvete sabor napolitano, com especialização pela Tuiuti PR em Teoria e movimento da Dança com ênfase em Danças de Salão, nasceu em Pato Branco PR. Estudou 5 anos na escola do Bolshoi Brasil no Curso de qualificação em Tango e Dança Experimental. Com experiência em inúmeras linguagens corporais, teatro, iluminação e produção, atuações em festivais nacionais internacionais como coreógrafo/bailarino, criador/intérprete tem participações no Festival Desterro SC, Festival de Dança de Joinville SC, participação da Maratona Coreográfica na Bienal de Tango de Florianópolis SC com Mario Morales em sua 1° participação, professor do Congresso Brasileiro de Tango RJ, artista residente no Publica Dança Votorantim SP, intérprete criador prêmio Funarte “Violência Violada”, além de festivais nacionais e internacionais como jurado, professor e bailarino. (Argentina, Polônia)

Materiais compartilhados durante a oficina:


Aprendizagem


Do mesmo modo

que te abriste à alegria

abre-te agora ao sofrimento

que é fruto dela

e seu avesso ardente.


Do mesmo modo

que da alegria foste

ao fundo

e te perdeste nela

e te achaste

nessa perda

deixa que a dor

se exerça agora

sem mentiras

nem desculpas

e em tua carne vaporize

toda ilusão


que a vida só consome

o que a alimenta.

(Ferreira Goulart)


Hugo Assman - Reencantar a educação;

O prazer do cérebro/mente acontece quando o tempo do eu e o tempo do ambiente/universo se encontram.

É uma pena que, entre as múltiplas dimensões temporais que nos envolvem, aquelas que são internas à nossa corporeidade sejam menos conhecidas e apreciadas. Um antigo falso pudor - ou será um medo da finitude do prazer? - nos inibe de olhar/escutar para dentro de nós para advertir os ritmos os temporais que regulam o acontecer bio-psico-energetico da nossa própria vida. Que estranha invenção mentalista é essa de uma razão puramente mental com suposta a possibilidade de juntar conhecimentos sem a passagem pelo corpo inteiro?



Luiz Salgado


Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984), mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professor adjunto na Unespar - Universidade Estadual do Paraná, líder do NatFap -Núcelo de Arte e Tecnologia da Fap. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e tecnologia, arte digital, hipermídia, interatividade, estudos de linguagem e semiótica.


Marcello Karagozwk


Marcello Andrade dos Santos é ator, iluminador, bonequeiro, músico e DIRETOR TEATRAL especializado em teatro de sombras pelo Instituto Del Teatro de Sevilha – Espanha 1986. Marcello Andrade dos Santos, bem como a Companhia Karagozwk, são citados no Dicionário do Teatro Brasileiro/ Editora Perspectiva – a partir do ano de 2009, como referência no tópico "sombras" (teatro de). Representou o Brasil no X° Taller Internacional de Teatro de Títeres - Cuba 2012. E Oficina de teatro de sombras e construção de refletores na ELAT- Escuela Latino Americana del Arte de Los Titeres e pelo ITC Instituto Tlaxcalteca de Cultura-México 2015.

Facebook.com/Companhia Karagozwk


Melaine Pilatto

Formada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná: Faculdade de Artes do Paraná, no ano de 2017 e Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), 2018-2020. Possui experiência como Professora de Arte e Teatro para crianças e adolescentes e atualmente trabalha como Palhaça em contexto hospitalar no Grupo Doutores RiSonhos na cidade de Chapecó/SC. Recentemente ofertou um Curso de Teatro na Educação Infantil, e há algum tempo vêm pesquisando e trabalhando com infâncias em diferentes contextos.


Robson Rosseto

Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP e Mestre em Teatro pela UDESC. Docente do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES – Mestrado) e coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro da UNESPAR, campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná.


Tiago Madalozzo

Tiago Madalozzo é professor do curso de Licenciatura em Música da Unespar (Curitiba II). Atuou como professor de musicalização infantil na Alecrim Dourado Formação Musical de 2010 a 2017. Desenvolve projetos de formação continuada junto à SME/Curitiba desde 2012.


Vivian Madalozzo

Licenciada e Mestre em Música pela UFPR, Doutoranda em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, professora do curso de Licenciatura em Música da PUCPR. Diretora Alecrim Dourado Formação Musical, escola especializada no trabalho musical com crianças.