SOBRE A 5.ª SEMANA DA INTERNET SEGURA

Os encaminhamentos didático-pedagógicos permitem a inserção de conhecimentos que estimulam o desenvolvimento de competências para que os estudantes possam navegar de forma segura e ética no ambiente virtual. 

 Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a competência de número 5"Cultura digital" aborda esse tema: 

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 

O planejamento didático-pedagógico deve ser estruturado para que as habilidades indicadas pela BNCC sejam desenvolvidas pelos estudantes, atuando como prevenção antes que casos ocorram, como bullying, vazamentos de fotos, vídeos e informações pessoais. Com essa finalidade, disponibilizamos, neste espaço, materiais que possam subsidiar os profissionais da RME em suas práticas pedagógicas sobre cidadania digital e na prevenção de problemas decorrentes da interação em ambientes virtuais.

Pensando nessa problemática, a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, em atendimento à Lei n. 15.173, de 14 de março de 2018, que dispõe sobre a criação da Semana da Internet Segura nas escolas municipais, em respeito ao art. 3º, institui a Semana da Internet Segura, que passa a fazer parte do Calendário Escolar Anual. 

Compete ao Departamento de Desenvolvimento Profissional/Gerência de Inovação Pedagógica o desenvolvimento e publicações das ações pedagógicas da 5.ª Semana de Internet Segura na Rede Municipal de Ensino.