Projetos Desenvolvidos

A utilização de projetos temáticos são instrumentos que ajudam os estudantes a compreenderem melhor os conteúdos abordados de forma mais didática e prazerosa.

Conheça alguns dos projetos que são desenvolvidos:

Vida e Leitura

(Língua Portuguesa)

Incentivar o hábito da leitura é um dos grandes desafios da escola. Percebe-se que há uma ruptura, nos anos finais do ensino fundamental. Para modificar essa realidade, os professores de língua portuguesa, em parceria com a biblioteca, com os professores de artes e com o estagiário de letras, desenvolvem esse projeto. Vida e Leitura busca trazer significado à vida dos alunos através de obras que a maioria dos alunos já ouviu falar, mas há um desconhecimento do texto integral.

Na sua última versão, no ano de 2021, foi escolhido o gênero textual Conto, com o intuito de haver uma produção de autoria dos alunos, ao final. Para auxiliar na escrita dessa história, os professores de língua portuguesa Matheus Augusto Queiroz de Assis e Renan Torres, implantaram a oficina de Redação. Ela aconteceu segunda, terça e quarta-feira, no horário do contraturno, com alunos que os responsáveis autorizaram a participação.

Rede escolaí

No ano de 2021 esse projeto chegou a nossa escola através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Vitória e a Fundação Otacílio Coser (FOCO). Desenvolvido em 03 estados brasileiros, o objetivo é colocar o aluno como protagonista da sua realidade e dar a ele novas perspectivas de crescimento. Através da professora de Geografia Mayra Dutra, os alunos vem conhecendo as características necessárias para terem: alteridade (saberem entender a diversidade) , empoderamento, autonomia e protagonismo e como a educação pode ajudar em todas essas etapas. Os alunos participaram desse projeto no contraturno.




Xeque-mate (Xadrez)

A prática do jogo implica no exercício da sociabilidade, autoconfiança, do raciocínio analítico e sintético e até mesmo da organização do estudo, o que acaba inclusive auxiliando na melhora do rendimento escolar, principalmente em termos de concentração. Coordenado pelo professor Natanael, o projeto tem sido um sucesso entre os estudantes, competindo em torneios no Ginásio Jones dos Santos Neves, sendo finalistas em todas as categorias e trazendo medalhas para a escola.



Desporto Escolar

O projeto de Desporto Escolar visa promover e despertar o interesse pela prática esportiva dos estudantes e, também promover a socialização entre eles.

Cabe ressaltar que o esporte educacional faz parte do conteúdo da Educação Física, ou seja, faz parte da cultura corporal de movimento e consequentemente está vinculado aos aspectos socioculturais da comunidade escolar.

A Educação Física através do desporto pode contribuir para o desenvolvimento de competências para se obter sucesso nos estudos, além de promover um maior interesse dos alunos pela escola, através da prazerosa interação com os demais colegas durante a prática das atividade física de forma prazerosa.


Rádio Escola

Através da supervisão dos professores de História, os alunos são incentivados a produzir conteúdos para a rádio que funciona dentro da Unida de Ensino no horário do recreio. Além de estimular a produção de conteúdos e manuseio de equipamentos de áudio, os alunos compartilham conhecimento e geram integração entre os demais colegas.

Projetos da Educação Especial

Deficiência Intelectual

Os profissionais desta equipe desenvolvem atividades diferenciadas para o atendimento especializado aos seus alunos. São produzidos jogos pedagógicos de raciocínio lógico, vídeos motivacionais e educativos para alunos que apresentam limitação motora e intelectual. Para o momento de educação remota, foram confeccionados cadernos e apostilas didáticas e interdisciplinares. Nessa produção encontra-se a Sacola Sorriso que possui histórias em quadrinhos, máscaras e mensagens positivas.


Deficiência auditiva

Ao longo do ano, várias atividades são elaboradas estimulando a inclusão e ajudando no desenvolvimento dos alunos com deficiência auditiva. No ano de 2019, uma das formas de inclusão foi o projeto Um olhar pra si, um olhar para o outro, que por intermédio da arte e tendo como base o nome do aluno e seus conceitos abstratos concluiu-se que cada sujeito é singular e especial, mesmo num contexto plural e heterogêneo das diversas formas de pensar e de sujeitos na sociedade. No mês de setembro, houve a Olimpíada em Libras, para a conscientização das pessoas ouvintes sobre a equidade da comunidade surda, promovendo o contato entre surdos e ouvintes e os surdos com seus pares linguísticos da Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Vitória. Através da ludicidade e do brincar, os alunos adquiriram conhecimentos científico e empírico por meio da interação e da comunicação em Libras e na Língua Portuguesa na modalidade escrita.

Altas habilidades/Superdotação


Em conformidade com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (BRASIL, 2008), A SEME implantou o Documento Orientador para o Atendimento aos estudantes nas Altas Habilidades/Superdotação - AH/SD, sendo um documento a ser incorporado à Política de Educação Especial do Município de Vitória, que delineia os objetivos de trabalho nesta área específica.


A EMEF Maria José Costa Moraes possui uma Sala de Recursos Multifuncional para o Atendimento Educacional Especializado aos alunos nas AH/SD, que é caracterizado por atendimento pedagógico, e não clínico, no contraturno. O processo de desenvolvimento dos estudantes identificados, apoia-se na abordagem histórico-cultural, partindo-se dos conhecimentos previamente demonstrados da crença na plasticidade do cérebro, do estímulo à imaginação como um processo complexo do pensamento superior, das trocas interações com seus pares e com ambiente sociocultural e do uso de procedimentos e ferramentas para o desenvolvimento dos pensamentos.


Para mais informações sobre esta modalidade de atendimento, acesse:

www.sites.google.com/prof.edu.vitoria.es.gov.br/altashabilidadespmv/início