Quem somos

Somos um grupo formado pela coordenação do Curso de Extensão e tutoras voluntárias, que aceitaram participar da elaboração e criação deste Site, que abriga a 2ª Mostra Online de filmes e vídeos sobre Libras e a comunidade surda. As produções desta edição foram realizadas nas oficinas de Roteiro e Captura de imagem com celular e edição, desenvolvidas no Módulo 2 do Curso de Extensão em Alfabetização e Produção de Materiais para Estudantes com Deficiência Sensorial.

Nos unimos neste trabalho por acreditarmos que as obras audiovisuais, criadas pelos professores, precisavam ser conhecidas para dialogarem com vocês, os interlocutores destas histórias.

Ednalva Gutierrez Rodrigues

Sou brasiliense, mas escolhi viver em Vitória desde 1995. Sou pedagoga e fui professora alfabetizadora, sempre na escola pública. Atualmente, trabalho na UFES como professora de Libras e coordeno o Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Educação de Surdos. Como as crianças surdas aprendem a ler e a escrever? Esse tem sido meu objeto de estudos e pesquisas, desde 2007, quando ingressei no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes. Nesse curso, pudemos compartilhar um pouco das nossas pesquisas no campo da alfabetização em relação com a produção audiovisual. Agora, chegou o momento de tornar público todo o trabalho realizado, por meio desses belíssimos vídeos. Vamos apreciar?

Ericler Oliveira Gutierrez

Nasci em Brasília e amo minha cidade. Atualmente, moro em Vitória e sou professora de Libras na Universidade Federal do Espírito Santo. Atuo na Educação de Surdos desde 1994. Tenho interesse em estudos e pesquisas sobre a Educação de surdos em interface com Mídia. Faço parte do Grupo de Pesquisa em Educação e Alfabetização de Surdos e, neste curso, integrei a equipe de coordenação, na função de formadora. Também atuei como professora do Módulo 2, provocando os cursistas a criarem seus filmes. Estou muito feliz em ver os filmes realizados e circulando neste Site.

Marinete dos Reis Ramos

Sou especialista na área da surdez, e como professora bilíngue e tradutora/intérprete de Libras, trabalhei por dez anos nas redes Estadual e Municipal de Educação em Vitória. Nos últimos quatro anos, como servidora federal, atuo na educação de surdos do Ifes – Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cariacica. Considero-me uma pessoa alegre, divertida e muito engraçada, além de dar gargalhadas que chamam atenção. Tenho uma verdadeira paixão por gatos. Na pandemia, aprendi a arte da jardinagem e, agora, estou apaixonada por suculentas; e se alguém tem alguma espécie que ainda não tenho, procuro logo fazer um escambo.

Flávia Maria De Lucas

Sou capixaba, apaixonada por este estado e moro em Vila Velha. Sou formada em Pedagogia e Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva. Trabalho na rede estadual de ensino do Espírito Santo desde 2009.  Fui tutora do grupo 11 e, durante este período de curso e para mim, foi uma experiência fantástica e de muito conhecimento. Além da oportunidade de trabalhar com grandes profissionais e é claro aprender muito com todos.

Edinea da Rocha Neres Câmara

Sou Psicopedagoga e Professora da Educação Especial, Educação Básica e Nível Superior. Licenciada em Pedagogia pela UESC e em Letras: Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa pela UFRB. Possuo Curso de formação em Surdocegueira Congênita/IBC, Tradutor e Intérprete de Libras-TILS pela IFBA, Braille-IBC e AEE para pessoas com DA e outros. Participar do curso de Extensão em Alfabetização e Produção de Materiais para Estudantes com Deficiência Sensorial, na função de tutora da turma 5, foi uma excelente experiência. Desenvolver mecanismo de comunicação e interação com os cursistas, favorecendo a mediação dos assuntos abordados e interlocução das ferramentas moodle, foi uma experiência desafiadora. Amo novas descobertas numa construção de novos saberes!

Joelma da Rocha Silveira

Há dezoito anos sou professora. Ao longo dessa jornada, atuei nas redes privada e pública com estudantes de ensino fundamental e médio, com formação de professores e como técnica pedagógica em secretaria de educação. A multiplicidade de sujeitos em uma sala de aula traz muitos desafios e também muitos aprendizados. A inquietude que essa diversidade sempre me causou foi um dos fatores que me levou a estudar e atuar na educação especial, com a perspectiva inclusiva. Esse curso foi, dentre outras coisas, uma grande oportunidade para troca de experiências com meus colegas professores. Conheci profissionais incríveis, com histórias de vida maravilhosas. Juntos, tivemos muitos aprendizados.

Sandra de Freitas

Atuo como professora da rede municipal de Vitória, cidade onde é possível sentir o cheiro do mar e vê-lo bem de perto, com seus navios e portos. Nesse tempo em que vivemos a Pandemia da Covid 19, ser professor tem sido um desafio ainda maior, e também um período de muita aprendizagem. Tive a felicidade de participar desse curso , como tutora de um grupo que lutou e venceu grandes obstáculos para aprender e produzir conhecimento. Sempre com o apoio de excelentes professores, equipe de coordenação e design educacional combinado com referencial teórico de altíssima qualidade .

Joelda da Rocha Silveira

Sou capixaba e me considero uma pessoa extrovertida, alegre e muito companheira. Minha formação acadêmica inicial se dá na Universidade Federal do Espírito Santo. Na área da deficiência visual, fiz diversos cursos no Instituto Benjamin Constant, no Cap-ES e no Instituto de Educação Federal do Espírito Santo. Atuo como professora especialista em deficiência visual na rede municipal de ensino de Vitória e também com formação de professores. Esse curso me proporcionou, dentre outras coisas, conhecer uma diversidade de pessoas incríveis. Com elas troquei muita experiência e também aprendi muito. Fui muito acolhida pela minha amada turma 12, pelos colegas tutores, pela equipe da coordenação do curso e todos os professores. As experiências adquiridas e os desafios vividos trouxeram um grande enriquecimento para minha vida e, com certeza, farão a diferença no meu trabalho.

Nayara Santos Perovano

Sou capixaba e apaixonada pela minha família e amigos. Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Ufes. Atuo como professora da Educação Infantil da Serra e, atualmente, estou assessora pedagógica na Gerência de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação do referido município. Tenho interesse nos temas de Alfabetização, Políticas de alfabetização e Educação Infantil. Esse curso me proporcionou inúmeras experiências e aprendizagens.

Vanusa Borges de Aguiar Tamandaré

Trabalho como professora de Língua Portuguesa há mais de 20 anos. A minha relação pedagógica com os alunos com deficiência sensorial sempre foi marcada pela presença de profissionais muito competentes e sensíveis que, juntamente com esses alunos, mudaram a minha vida. Atuar como tutora no Curso de Alfabetização e produção de materiais para estudantes com deficiência sensorial foi uma oportunidade riquíssima. Sou grata a Deus, aos cursistas e a toda a equipe por essa oportunidade tão especial de crescimento e ampliação de horizontes.

Tamille C M Milanezi

Sou baiana e me orgulho de ser. Moro em Vitória com minha família, atuo como professora/coordenadora no mesmo município. Faço parte do Grupo de Pesquisa em Educação e Alfabetização de surdos e desenvolvo pesquisa na área da surdez. Sou tímida para falar em público, mas amo uma boa conversa. Esse curso foi excelente, aprendi muito em cada etapa.