X Encontro Nacional de Cidades Educadoras
"Cidades Educadoras: Sustentabilidade, Criatividade e Inclusão para uma Cidadania Ativa"
X Encontro Nacional de Cidades Educadoras
"Cidades Educadoras: Sustentabilidade, Criatividade e Inclusão para uma Cidadania Ativa"
"Cidades Educadoras: Sustentabilidade, Criatividade e Inclusão para uma Cidadania Ativa"
Prazo prorrogado!
Ainda dá tempo de compartilhar sua experiência!
Novo prazo: 31 de agosto
Caso haja dificuldades em acessar a plataforma, por gentileza, envie as informações utilizando o modelo abaixo para o email: xencontro.cidedu@edu.pmpf.rs.gov.br .
Clique aqui para baixar o modelo a ser seguido.
O X Encontro Nacional de Cidades Educadoras consolida-se como um espaço estratégico de reflexão e ação diante dos urgentes desafios urbanos brasileiros. Em um cenário de rápidas transformações sociais, ambientais e tecnológicas, as cidades são convocadas a repensar suas políticas públicas a partir de três eixos indissociáveis: a sustentabilidade e a resiliência urbanas, como imperativos para equilibrar desenvolvimento, preservação ambiental e adaptação às mudanças; a inclusão social, enquanto compromisso com a equidade; e a participação cidadã, como alicerce para uma governança pautada na diversidade colaborativa e na intersetorialidade, tendo em vista ações criativas, inovadoras e representativas da comunidade local.
O tema do encontro — Cidades Educadoras: Sustentabilidade, Criatividade e Inclusão para uma Cidadania Ativa — sintetiza essas questões centrais do cenário urbano contemporâneo, ao mesmo tempo em que resgata os princípios fundamentais da Carta das Cidades Educadoras. As Cidades Educadoras são territórios que reconhecem a educação como um compromisso coletivo, contínuo e transversal, presente em todas as dimensões da vida humana. Nesse contexto, a sustentabilidade, a criatividade e a inclusão tornam-se eixos estruturantes de políticas públicas voltadas à formação de uma cidadania ativa, crítica e corresponsável.
Cidade de Passo Fundo
A sustentabilidade em políticas públicas envolve a conscientização coletiva sobre as ações humanas, bem como as formas de produção e consumo, promovendo mudanças nos modos de pensar e agir. A criatividade, por sua vez, deve ser entendida como fomento ao pensamento crítico, à inovação social e ao empreendedorismo coletivo. Cidades que incentivam a criatividade fortalecem espaços de experimentação cidadã e promovem o diálogo entre diferentes saberes e culturas. Isso se traduz na valorização da cultura local, na apropriação coletiva do espaço urbano, no estímulo à arte pública, à educação pelas linguagens simbólicas, ao design participativo e à produção cultural comunitária. A criatividade não é vista apenas como um atributo individual, mas como uma prática coletiva que alimenta a imaginação cívica e transforma desafios em possibilidades. Ao fomentar a reflexão crítica, a sensibilidade estética e o protagonismo das pessoas, ela amplia os espaços de escuta, participação e construção democrática, fortalecendo a cidadania ativa em sua dimensão mais transformadora. Quanto à inclusão, esta ultrapassa a dimensão formal da educação e se concretiza em políticas e práticas que valorizam a diversidade social, cultural, econômica e física. Isso implica a implementação de políticas públicas voltadas à promoção da acessibilidade nos espaços públicos, ao combate às discriminações e desigualdades, à garantia da participação democrática e ao fortalecimento das redes de apoio social.
Esses três pilares se entrelaçam e oferecem múltiplas perspectivas sobre como a educação pode ser incorporada de forma transversal às políticas urbanas e à vida nas cidades. A trajetória de Passo Fundo tem demonstrado um compromisso consistente com a sustentabilidade como princípio educador, mostrando que é possível trabalhar questões ambientais de forma transversal, transformando espaços urbanos em ambientes que educam e envolvem toda a comunidade. Além disso, a cidade se destaca pela inovação social como um processo coletivo, com parcerias entre o poder público, universidades e a sociedade civil, criando modelos de gestão urbana que colocam a educação como eixo central do desenvolvimento. No campo da cultura, Passo Fundo tem valorizado seu patrimônio local, utilizando-o como alavanca para o fortalecimento de uma cidadania ativa e participativa.
Parque Linear da Avenida Brasil
Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango
Orquestra Escola Pública de Música Yamandu Costa
Além de ser etapa preparatória para o XVIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras a ser realizado em Granollers - Espanha no ano de 2026, o X Encontro Nacional da Rede Brasileira de Cidades Educadoras também propõe dar continuidade às discussões iniciadas no XVII Congresso Internacional realizado em Curitiba no ano passado (2024), aprofundando temas prioritários no contexto brasileiro, latino-americano e mundial. Ancorado nos princípios da Carta das Cidades Educadoras, o evento em Passo Fundo fortalece o diálogo com agendas contemporâneas, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a COP30 - Conference of the Parties (Belém, 2025), posicionando a educação e a cultura como alavancas de transformação urbana.
Ao reunir gestores, técnicos e representantes da sociedade civil, construiremos coletivamente as contribuições brasileiras para Granollers 2026, além de pactuarmos ações locais concretas e inovadoras. Passo Fundo, com sua reconhecida tradição em educação inovadora, abre suas portas para este diálogo que une reflexão global e práticas territoriais. No coração do Rio Grande do Sul, onde a tradição gaúcha se entrelaça com a inovação social que impulsiona novas formas de governança e aprendizagem, escreveremos juntos os próximos capítulos das Cidades Educadoras no Brasil, e daremos voz às experiências nacionais no cenário internacional.
Para conferir maiores informações sobre Passo Fundo você pode acessar o site oficial da Prefeitura: https://www.pmpf.rs.gov.br/