Os jogos educativos são uma ferramentas eficazes na aprendizagem. Além de serem ótimos presentes criativos, ajudam na motivação do Estudantes, contribuem como estratégias alternativas para o desenvolvimento de conteúdos, na aquisição de certas habilidades, pois muitos possuem mais facilidade para aprender e memorizar através desse método. A maneira de ensinar é lúdica, não é cansativa e ajuda despertar o interesse. Influencia não só o processo intelectual, cognitivo, mas também as relações sociais e as maneiras de agir diante das coisas. Segue logo abaixo algumas sugestões de portais e plataformas que disponibilizam diversos jogos educativos.
Jogos de Matemática
Ilha das Operações traz o contexto de uma ilha mágica onde existiam quatro tribos, cada uma delas associada a uma das operações matemáticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão). O jogador deverá resolver os desafios propostos pelo RED a fim de apaziguar um conflito que surgiu entre os povos Multiplis (multiplicação) e Divisarions (divisão), antes que toda a ilha seja comprometida.
Brincando com as Formas explora o cenário de um quarto infantil. Neste cenário, a criança entra como se estivesse em um jogo em primeira pessoa. Haverá 3 objetos animados que correspondem a desafios a serem realizados pela criança para que possa receber as chaves de um objeto parecido com uma nave em formato de tetraedro que o levará ao planeta TETRIX. Cada um destes objetos corresponderá a uma atividade diferente, com conhecimentos introdutórios à Matemática conforme a BNCC.
“Meu Álbum Geométrico” possui uma sequência de atividades que funcionam como elementos facilitadores no desenvolvimento do conceito do número. São atividades que se utilizam da metáfora de preenchimento de um álbum de figurinhas, envolvendo o agrupamento e desagrupamento de elementos, comparação de quantidades, determinação de critérios para classificar e seriar.
Amalí: a árvore mágica consiste em um jogo colaborativo, para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, cuja ideia geral é utilizar folhas com cores diferentes e numeradas de 1 a 9, para formar sequências numéricas de algarismos iguais em folhas com cores diferentes ou de algarismos diferentes em folhas de mesma cor, com algarismos variando de 1 em 1, de 2 em 2 e de 3 em 3. O recurso é jogado por dois alunos ao mesmo tempo, que deverão se ajudar para conquistar um objetivo em comum.
O Reino de Aljabar: o desafio da balança consiste em um jogo, para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, cuja ideia geral é utilizar relações de igualdade e desigualdade em uma balança de dois pratos para descobrir valores desconhecidos. A narrativa do jogo acontece em um antigo reino árabe governado pelo Califa Al Mansur. Conhecido por sua generosidade, ele convidou todos os seus súditos para uma festa, pois queria presenteá-los por sua cooperação, responsabilidade.
Ao navegar por uma galáxia distante, uma espaçonave colide com um cinturão de asteroides e passa a apresentar diversos problemas mecânicos que a impossibilitam de prosseguir viagem. O planeta mais próximo para pouso é o Planeta Fractix, um lugar tranquilo, mas onde a comunicação matemática é feita exclusivamente por meio de números fracionários. Nesse planeta, o jogador poderá encontrar alguns itens indispensáveis para o conserto de sua espaçonave.
Mestre dos Sucos: a razão é do cliente apresenta em seu contexto um festival de sucos, que ocorre em toda a estação do verão na cidade de Cozilândia. O jogador terá a oportunidade de servir variados tipos de suco em seu quiosque, composto por uma bancada, uma máquina de sucos e dois porta-copos (360 mL e 600 mL). Para preparar um pedido é necessário combinar a quantidade de polpa e de água. Em cada máquina - de polpa e de água - há um botão e ao clicar nele irá despejar no copo selecionado - 360 mL ou 600 mL - a quantidade equivalente a 60 mL. O objetivo é preparar os pedidos de acordo com o gosto do cliente e receber reações positivas.
Mestre dos Sucos: questão de gosto apresenta em seu contexto um festival de sucos, que ocorre em toda a estação do verão na cidade de Cozilândia. O jogador terá a oportunidade de servir variados tipos de suco no quiosque do famoso Derick Lacan, conhecido pelo preparo de sucos personalizados. Mas há um problema: os clientes querem fazer pedidos, mas precisam de ajuda para escolher a fração de cada fruta, de modo a atender o seu gosto, ou seja, a fração de polpa que deixa o suco mais forte.
Chocomática: treinamento é destinado para os estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental, para desenvolver habilidades de Álgebra. Apresenta o contexto de uma franquia de chocolates que organiza a loja de forma diferente. O jogador deve colocar as caixas de chocolates nas prateleiras de acordo com o padrão adotado em cada tipo de sequência, para isso, deve passar por um treinamento. As sequências utilizam padrões formados a partir de figuras (caixas de chocolates com quantidades diferentes) e cores das embalagens dos chocolates.
Mestre dos Sucos: mix de frações apresenta em seu contexto um festival de sucos, que ocorre em toda a estação do verão na cidade de Cozilândia. O jogador terá a oportunidade de servir variados tipos de suco no quiosque do famoso Derick Lacan, conhecido pelo preparo de sucos personalizados. O jogador deve digitar a quantidade de mL de polpa e de água, de acordo com a fração de polpa do pedido do cliente.
Trabalhando principalmente com a unidade temática “Probabilidade e Estatística” proposta pela BNCC, o Divertix tem como objetivo possibilitar que os alunos desenvolvam habilidades de interpretar e montar gráficos, organizar dados, analisá-los e tomar decisões conforme preconiza a BNCC. Para isso, apresenta o contexto da redação de uma revista que teve o seu sistema de computadores invadido por um vilão com o intuito de impedir a publicação de sua última edição.
Jogos de Língua Portuguesa
A Turma da Mila, a personagem principal, para os alunos conhecerem e ajudarem a organizar os álbuns da sua turma. Na introdução, Mila explica o que é um álbum de recordações. Em seguida, cada personagem da turma apresenta os seus álbuns, convidando os alunos a realizarem atividades que exploram o gênero legenda de fotos e a relação palavra-imagem. Além disso, o recurso também aborda a identificação das semelhanças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
A ferramenta online Luz do Saber cria oportunidades para os educadores e pais de quarentena continuarem seu dever mais valioso com as crianças: o de ensinar. O projeto advém de uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará por meio do Laboratório de Mídias Educacionais do Instituto UFC Virtual, o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, sendo financiado e gerenciado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).
A turma da Mila por Dona Eulália, avó da personagem Vitória. Nele, Vitória encontra um livro chamado Parlendas Fantásticas, no qual cada parlenda representa uma atividade. Na 1ª fase, a parlenda trabalhada será "Hoje é domingo". A partir dela, os alunos deverão estabelecer uma correspondência entre imagens e suas representações escritas. Na 2ª fase, a parlenda trabalhada será "Um, dois, feijão com arroz", e, por meio dela, os alunos serão desafiados a completar um texto lacunado. Na 3ª fase, a parlenda trabalhada será "Corre, cotia" e, a partir dela.
“A Turma da Mila em: Nossa pesquisa” propõe o trabalho com tabelas por meio do exercício de construção e de análise da estrutura desse texto. Através da interação com o recurso, espera-se que os alunos possam reconhecer as características da tabela enquanto texto expositivo que organiza informações previamente coletadas em pesquisa, identificando a sua função social e refletindo sobre a importância do tratamento da informação.
“Qual é o seu pedido?” busca trabalhar com a leitura e a produção de cardápios por meio da apresentação de situações de interação com esse gênero, contextualizadas nas funções de cliente, de garçom/garçonete e de chef. Assim, pretende-se explorar a compreensão acerca do gênero a partir de sua funcionalidade, indo além de sua organização composicional. A partir de elementos de jogos, como avatares e recompensas, objetiva-se que o aluno consiga relacionar as características do gênero às situações-problema que se apresentam ao longo do recurso.
"A Turma da Mila em: As regras de jogo" propõem atividades que trabalham o reconhecimento do propósito comunicativo das regras de jogo, como elas se configuram e quais são os caminhos de leitura em diferentes formas de realização das regras apresentadas no recurso. Com isso, a estrutura do gênero também é trabalhada por meio da análise dos textos (do ponto de vista verbal e visual) na construção dos sentidos e a partir do reconhecimento de modos verbais empregados para descrever ações.
A Turma da Mila possibilita práticas de alfabetização e de letramento por meio do gênero textual cartaz, explorando os aspectos pertencentes ao campo de atuação da vida pública, no domínio da comunicação publicitária. O desenvolvimento do recurso foi inspirado em jogos clássicos de tabuleiro, permitindo a interação de dois jogadores. As ações do jogo levam as crianças a lerem cartazes durante o percurso para a escola. O tabuleiro possui 21 casas que trazem efeitos como voltar e avançar casas, perder a vez etc.
A Turma da Mila é organizado em dois modos de jogo: “Caça ao tesouro” e “Escreva o seu bilhete”. No modo “Caça ao tesouro”, a turma da Mila participa de uma brincadeira de caça ao tesouro por meio da leitura de bilhetes deixados entre as casas dos personagens, no Bairro Vila Nova. A mãe do Gabriel, dona Gertrudes, distribuiu estrategicamente os bilhetes nas casas dos personagens Mila, Bela, João Pedro e Vitória. O ponto de partida da brincadeira é na casa do João Pedro. Assim, os bilhetes dão pistas que levam a turma ao objeto buscado.
“Revista Digital da Criança - Edição Especial: Criança e Saúde” propõe o trabalho com o texto de divulgação científica por meio do exercício da competência leitora em imagens analíticas recorrentes nesse gênero, além de atividades de localização de informações explícitas e implícitas nos textos expositivos. Por meio da experiência com o recurso, espera-se que os alunos possam reconhecer as características dos textos expositivos de divulgação científica e identificar a sua função em sociedade.
De olho na lista tem como objetivo apresentar e sistematizar características do gênero lista, bem como trabalhar com a produção desse gênero. A aplicação funciona em dois modos: desafio das listas e editor de listas. O primeiro modo divide-se em sete fases, apresentando algumas histórias-problema com três personagens ilustrados: uma mulher adulta, um homem adulto e um jovem.
“Revista Digital da Criança” trabalha a estrutura de uma revista e os gêneros que a compõem, ampliando a consciência dos alunos sobre os conteúdos abordados, como também sobre as principais características textuais e organizacionais desses gêneros. A partir do uso deste recurso, são exploradas seções próprias de uma revista, cada uma representada por um gênero textual do campo jornalístico-midiático, como capa, editorial, sumário, entrevista e cartas dos leitores.
Jogos de Computação
o Google celebrou os 50 anos desde que as linguagens de programação para crianças foram introduzidas no mundo. O logotipo usa a linguagem de programação Scratch – desenvolvida pelo MIT – para crianças.
Material do Portal MECRED - https://mecred.mec.gov.br/