VÍDEOS INSTRUMENTOS MUSICAIS
GANZÁ (OVINHO)
O Ganzá de ovinho é um instrumento em formato de ovo com a parte externa feita em plástico e a interna com bolinhas de metal.
COMO TOCAR: basta encaixá-lo na mão e chacoalhar movendo o antebraço para frente e para traz.
NA EDUCAÇÃO INFANTIL: é importante que o (a) professor (a) faça o movimento correto, não sendo necessário que a criança o reproduza, pois na Educação Infantil o foco será conhecer o intrumento e aos poucos utilizá-lo em suas performances. É um instrumento que possibilita o trabalho com andamento, duração (tocar rapidinho, tocar devagar), pulso e ritmo.
CONSERVAÇÃO: manter em local fresco e arejado sem contato direto com a luz do sol, contudo pode ser molhado e utilizado em experiências com água se necessário. Também é importante o cuidado ao manuseá-lo (não jogar no chão), pois possui bolinhas em seu interior.
METALOFONE
O metalofone é um instrumento de percussão cujas teclas tem alturas definidas. É feito com base em madeira e teclas de metal.
COMO TOCAR: Para tocar o metalofone basta percutir (bater) com a ponta das baquetas (bolinha) nas teclas de metal. Nesse instrumento em cada tecla já vem indicada a altura (nota musical) que soa ao percutir na tecla. A forma correta de tocar é utilizando as duas baquetas ao mesmo tempo, porém a criança e/ou o (a) professor (a) pode utilizar uma ou duas baquetas para tocar conforme o objetivo da experiência.
NA EDUCAÇÃO INFANTIL: É um instrumento que possibilita o trabalho com as notas musicais, a escala de dó maior, as diferentes alturas (grave, médio e agudo) que tem no instrumento, além de oportunizar também o trabalho com ritmo.
CONSERVAÇÃO: manter em lugar fresco e arejado sem contato direto com a luz do sol, por conter partes em madeira é importante não molhar.
PAU DE CHUVA
Originalmente feito em bambu cravado em seu interior com filetes de madeira e cheio de sementes. O intrumento que encontra-se nesse kit é uma inspiração do original com um cilindro transparente feito em plástico, com separações coloridas no interior e pequenas bolinhas transparentes, o que faz com que o mesmo se torne um recurso sonoro e visual bastante atrativo para as crianças.
ORIGEM: instrumento musical de origem indígena idiofónico, ou seja, é o próprio corpo do instrumento que produz o som, instrumento de percussão e ritmo com um som musicalmente impreciso lembrando o som da chuva, por isso o seu nome.
UTILIZAÇÃO: Para utilizar o Pau de Chuva basta virar de um lado ao outro e aguardar, com esse movimento já é possivel perceber o som da chuva. Por ser transparente possibilita a visão das bolinhas caindo o que se torna atrativo, facilitando a concentração no som.
NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Esse instrumento porporciona o trabalho com associação de sons, memória auditiva, tempo (duração, som longo), acompanhmento de canções, entre outros.
CONSERVAÇÃO: manter em lugar fresco e arejado sem contato direto com a luz do sol.
MARACAS
A maraca é um idiofone de agitamento, constituído por uma bola, que pode ser de cabaça ou plástico, contendo sementes secas, grãos, arroz ou areia grossa, e uma pega normalmente em madeira como um cabo de vassoura.
DESCRIÇÃO: o instrumento desse kit tem um cilindo em plástico e pega em madeira.
ORIGEM: instrumento originalmente utilizado em festividades indígenas, sendo seu nome de origem tupi-guarani.
COMO TOCAR: normalmente, são tocadas aos pares - com uma maraca em cada mão - agitando-as, embora também possam ser tocadas rodando-as lentamente. Dependendo dos materiais usados, podem produzir sons como o de lixar ou o de arranhar, quando tocadas.
NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Esse instrumento possibilita o trabalho com identificação sonora, memória auditiva, intensidade (sons fortes e fracos), andamento e ritmo.
CONSERVAÇÃO: Para sua conservação é importante manter em lugar fresco e arejado sem contato direto com a luz do sol, por conter partes em madeira recomenda-se não molhar.
AGOGÔ
O Agogô é um instrumento musical idiofônico construído em metal com duas campânulas e uma haste ligando ambas.
UTILIZAÇÃO: É tocado com um baqueta a qual é percurtida nas campânulas para a produção sonora. Por terem tamanhos diferentes as campânulas produzem sons distintos. bate-se com uma baqueta de madeira nas duas bocas de ferro, também chamadas de campânulas, por terem tamanhos diferentes há diferenciação na sonoridade emitida por cada uma.
ORIGEM: Tem origem africana e em algumas religiões de matriz africana é tido como um instrumento sagrado. É um instrumento bastante utilizado na capoeira, no samba e em outros ritmos brasileiros e africanos.
EDUCAÇÃO INFANTIL: Com esse instrumento é possível trabalhar a atenção, a percepção sonora, a identificação dos sons produzidos, duração do som (curto e longo).
CONSERVAÇÃO: Para sua conservação é importante manter em lugar fresco e arejado sem contato direto com a luz do sol.
CAXIXI
O caxixi é um instrumento idiofônico do tipo chocalho, de origem africana. Composto por um pequeno cesto de palha trançado e fechado com uma rodela de cabaça com semantes em seu interior.
ORIGEM: instrumento de origem africana muito utilizado na capoeira e em diversos ritmos brasileiros.
UTILIZAÇÃO: Para utilização basta segurá-lo e chacolhar, o som produzido é seco devido à sua origem natural.
NA EDUCAÇÃO INFANTIL: proporciona trabalho com sua origem e produção, é possível brincar com o nome e o som que o instrumento faz e propor experiências semelhantes as do ganzá, maraca e campanela.
CUIDADOS: por ser produzido em material natural torna-se um pouco mais sensível e exige alguns cuidados em sua manipulação.
CONSERVAÇÃO: manter em lugar fresco e arejado sem contato direto com a luz do sol, não molhar.
CAMPANELA
Capanela é feita com 4 guizos fixos em uma tira de matal com haste de madeira, é um instrumento musical de percussão que emite som caracteristico de guizos.
UTILIZAÇÃO: Para tocar a campanela é preciso segurá-la pela haste e chacoalhar. Também é possivel percutir em partes do corpo como coxas e mão.
EDUCAÇÃO INFANTIL: Sua utilização perpassa desde o acompanhamento de músicas, até a idenficação e percepção sonora, podendo trabalhar os parâmentros de duração, intensidade e timbre.
CONSERVAÇÃO: manter em lugar fresco e arejado sem contato direto com a luz do sol, por conter partes em madeira recomenda-se não molhar.
BAQUETAS
Par de baquetas feitas em madeira, como as baquetas utilizadas para tocar bateria.
UTILIZAÇÃO: as baquetas são bastões normalmente feito em madeira utilizadas para tocar bateria, tambor e outros instrumentos de percussão.
EDUCAÇÃO INFANTIL: além disso, podemos utilizar batendo uma baqueta na outra fazendo marcações de tempo, andar no ritmo, entre outros.
CONSERVAÇÃO: Por ser feita em madeira recomenda-se não molhar, guardar em local fresco e arejado.
PANDEIRO
O Pandeiro é um instrumento musical de percussão que consiste numa pele (de animal ou sintética) esticada numa armação (aro) estreita, com pequenos discos de metais montados isolados ou aos pares em toda a lateral do instrumento.
ORIGEM: O pandeiro é um instrumento bem antigo e que tem grande influência na música e nas festividades ao redor do mundo.
COMO UTILIZAR: Podemos tocar o pandeiro segurando com uma das mãos e percurtir o ritmo desejado na pele com a outra.
PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: é importante apresentar o instrumento, trabalhar seu timbre e fazer ritmos diversos para acompanhamento e performances, mas também é importante apresentar vídeos ou convidar músicos para que apreciem as diversas possbilidades musicais do instrumento.
CUIDADOS E CONSERVAÇÃO: manter em local fresco e arejado sem contato direto com a luz do sol.
CHOCALHO TORNOZELO
O chocalho de tornozelo é composto por uma correia ajustável com sinos de guizos fixados que podem ser colocados tanto no tornozelo quanto no punho fixados por velcro.
ORIGEM: É um instrumento inspirado nos chocalhos de tornozelo indígena que são originalmente feito de cascas de sementes e frutos.
NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Com bebês colocar no tornozelo ou punho e deixar que experimentem e testem as possibilidades. Com os maiores é possível acompanhar músicas com marcações como a indígena (Nhanerãmoi'i Karai Poty) sugerida nas maracas. Experiências e musicas sugeridas no ganzá, nas maracas, na campanela e no caxixi. Esse instrumento proporciona o trabalho com parâmetros do som, andamento, ritmo, entre outros.
CONSERVAÇÃO: guardar em local fresco e arejado sem incidência de sol, também recomenda-se não molhar e cuidar para que os guizos estejam sempre bem fixados.
CONGUÊ
O conguê é originalmente feito com a casca do coco, porém o instrumento que encontra-se nesse kit é de resina.
COMO TOCAR: Para tocar o conguê basta segurar um em cada mão e bater um no outro na parte côncova.
NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Com esse instrumento é possível fazer marcações de andamentos para as crianças andar, bater palmas, etc... trabalhando ritmo, andamento, timbre, duração e intensidade.
CONSERVAÇÃO: Para sua consevação é importante manter em local fresco e arejado sem contato direto com a luz do sol, contudo pode ser molhado e utilizado em experiências com água se necessário.
RECO-RECO
O Reco-reco é um instrumento idiofones cujo som é produzido por raspagem. Há dois tipos básicos de reco-reco um que é feito de aço, e outro que é feito de madeira.
MATERIAL: o instrumento contido nesse kit é uma pequena ripa de madeira com talhos transversais que acompanha também uma baqueta de plástico para a raspagem sobre os talhos para a produção do som.
COMO TOCAR: basta raspar a baqueta sobre os talhos da madeira no ritmo desejado. Além disso, também é possível utilizar o bloco de madeira para fazer marcações produzindo outras sonoridades utilizando outros tipos de baquetas que também estão no kit.
NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Com esse instrumento pode-se trabalhar os parâmetros de duração, intensidade e timbre, entre outros saberes e conhecimentos.
CONSERVAÇÃO: manter em lugar fresco e arejado sem contato direto com a luz do sol, por conter partes em madeira recomenda-se não molhar.
TAMBORES
O kit contém também dois tambores um menor e outro maior denominados de Surdinho e surdo.
DESCRIÇÃO: são feitos em madeira cobertos com pele, sendo o surdinho em apenas uma das extremidades com pele de animal, esse também acompanha duas baquetas de madeira. Já o surdo tem pele de animal em um dos lados e pele sintética do outro, além disso acompanha duas baquetas (uma que se encaixa no próprio instrumento e outra solta) e uma alça para prender o instrumento ao corpo.
UTILIZAÇÃO: são intrumentos idiofônicos de percussão muito utilizados, podem ser denominados também de tambor. São utilizados na maioria dos ritmos brasileiros e podendo fazer a marcação e a base ritmica de muitas canções.
EDUCAÇÃO INFANTIL: por terem tamanhos diferentes é possivel trabalhar as diferenças dos timbres e alturas além de possibilitar o trabalho com os demais parâmetros do som e outros saberes e conhecimentos.
COMO TOCAR: basta bater na pele com uma das mãos ou com as baquetas, também podemos tirar som do cilindro o que possbilita ouvir diferentes sonoridades.
CONSERVAÇÃO: manter em lugar fresco e arejado sem contato direto com a luz do sol, por conter partes em madeira recomenda-se não molhar.
APITO VAI E VEM
O apito vai e vem feito em plástico. É um brinquedo inspirado na flauta de êmbolo. Brinquedo para trabalhar diferentes sonoridade de apitos.