Nesta página você encontrará sugestões de materiais e
as unidades escolares participantes do projeto "Abelhas sem ferrão"
Explore os recursos disponíveis para apoiar o projeto. Clique em MATERIAIS e LITERATURAS
O Projeto CAMTU (Coração, Ação, Mãos, Transformação e União) é desenvolvido há 12 anos na escola. As ações são realizadas de forma integrada e interdisciplinar, envolvendo todos os anos escolares e fortalecendo o compromisso coletivo com a sustentabilidade e a cidadania.
A escola é pioneira na implementação do projeto "Abelhas sem ferrão" na rede municipal, tendo recebido a primeira colmeia em 2022, doada por um pai da comunidade. Os alunos do 1º ano são os responsáveis pelo cuidado do "Jardim das Abelhinhas".
Em 2024, a SME expandiu o projeto e a escola atua como guardiã de duas colmeias da espécie Jataí (Tetragonisca angustula), em parceria com a comunidade escolar, SME, UEL, CNPq e MCTI.
Clique AQUI para conhecer o projeto com as abelhas sem ferrão.
O projeto: "Polinização Consciente" teve início em 2022 na escola com as abelhas sem ferrão das espécies: Mandaçaia (Melipona quadrifasciata) e Mirim Droryana (Plebeia droryana).
Em 2024, a escola foi contemplada pela SME com uma colmeia da espécie Jataí (Tetragonisca angustula).
Essa iniciativa é realizada em parceria com a comunidade escolar, SME, UEL, CNPq, MCTI e o apicultor e meliponicultor Alexandre Santos de Souza.
Clique AQUI para conhecer o projeto: Polinização Consciente. Não deixe de assistir o vídeo stop motion com informações sobre a abelha limão.
O trabalho faz parte do projeto “Espaço Vida”, um espaço pedagógico revitalizado em 2021, voltado para o desenvolvimento de atividades de educação socioambiental.
Em abril de 2023, foi instalado neste espaço uma colmeia de abelhas sem ferrão da espécie Jataí, com recursos da própria instituição. Atualmente, a escola abriga um meliponário com 4 colmeias de Jataí (Tetragonisca angustula), 2 colmeias de Mirim Droryana (Plebeia droryana) e 1 colmeia de Mirim Preguiça, Mirim Juliani, Marmelada e Mandaçaia (Melipona quadrifasciata).
Este projeto é realizado em parceria com a SME, a UEL, CNPq, MCTI e o apicultor e meliponicultor Alexandre Santos de Souza.
Clique AQUI para conhecer fotos e assista ao vídeo que conta a história do meliponário didático.
A escola oferece atendimento em período integral e desenvolve o projeto "Educação Ambiental - Horta Escolar" desde 2013.
Este projeto integra, de forma educativa, a horta escolar, um pomar pedagógico, um jardim aromático, uma composteira e o minhocário desenvolvido em parceria com o Instituto Cidadania e o PROVERDE.
Em 2024, a escola foi contemplada pela SME com uma colmeia de abelhas da espécie de jataí (Tetragonisca angustula), o que enriquece ainda mais a proposta ambiental da unidade, evidenciando a importância destas ações para o equilíbrio do ambiente.
Acesse as FOTOS e assista ao VÍDEO que apresenta as ações realizadas com as abelhas sem ferrão.
A escola está localizada no Distrito de Espírito Santo e se destaca por seus diversos projetos ambientais.
Entre suas iniciativas, a horta escolar, iniciada em 2021, tem promovido práticas sustentáveis e educativas. Em 2024, outros dois importantes projetos passaram a integrar as ações da unidade: o minhocário, desenvolvido em parceria com o Instituto Cidadania e o PROVERDE, e o projeto "Abelhas sem Ferrão", uma proposta da SME financiada pelo CNPq e pelo MCTI.
No âmbito do projeto das abelhas, os alunos dos 4º e 5º anos têm se dedicado ao cuidado, estudo e pesquisa sobre as abelhas nativas, ampliando seus conhecimentos e reforçando a importância da preservação dessas espécies para o equilíbrio do ambiente.
Confira as FOTOS do projeto "Abelhas sem Ferrão"!
Em 2024, a escola foi contemplada pela SME com uma colmeia de abelhas nativas sem ferrão, fortalecendo suas iniciativas voltadas à educação ambiental e à preservação da biodiversidade.
Entre as atividades realizadas, destaca-se o plantio de árvores na praça próxima à instituição, além do cultivo de ervas aromáticas e flores para alimentar as abelhas. Os alunos aprofundaram seus estudos sobre o modo de vida cooperativo desses insetos, compreenderam sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas e ainda tiveram a oportunidade de provar o saboroso mel produzido na colmeia.
Confira as FOTOS e VÍDEOS do projeto "Abelhas sem Ferrão" desenvolvido ao longo do ano!
Desde 2018, a escola desenvolve o Projeto Hortas Escolares, contando com a dedicação dos alunos da Educação Infantil (P4 e P5), responsáveis pelo cuidado semanal da horta.
Em 2024, a escola foi contemplada pela SME com uma colmeia de abelhas da espécie Jataí (Tetragonisca angustula). O manejo e o estudo do Jardim das Abelhas estão sob a responsabilidade dos alunos do 3º ano.
Essa iniciativa é fruto de uma colaboração entre a comunidade escolar, a SME, a UEL, o CNPq e o MCTI.
Confira as FOTOS das ações realizadas na escola!
Para fortalecer e enriquecer o projeto de horta e compostagem, que há anos é desenvolvido na escola, em 2024 a SME disponibilizou uma colmeia de abelhas sem ferrão para a unidade.
O referido projeto é fruto de uma colaboração entre a comunidade escolar, a SME, a UEL, o CNPq e o MCTI.
Explore as fotos do projeto "Abelhas sem Ferrão" na escola! CLIQUE AQUI.
A unidade tem se destacado pelo excelente trabalho de pesquisa e investigação desenvolvido com as abelhas nativas e pelo projeto de hortas escolares, ambos integrando práticas pedagógicas que promovem o aprendizado interdisciplinar e a conscientização sobre a preservação do ambiente.
A iniciativa do projeto acontece em colaboração com a comunidade escolar, a SME, a UEL, o CNPq e o MCTI.
Clique AQUI para ver as fotos e o vídeo das ações realizadas na escola!
O CMEI desenvolve o trabalho com a horta escolar desde 2015, promovendo práticas sustentáveis e educativas que enriquecem o aprendizado e o cuidado com o meio ambiente.
Em 2024, a unidade incorporou dois novos e importantes projetos às suas ações: o minhocário, realizado em parceria com o Instituto Cidadania e o PROVERDE, e o projeto "Abelhas sem Ferrão", uma iniciativa da SME com financiamento do CNPq e do MCTI.
Descubra como as abelhas sem ferrão trouxeram vida e alegria ao espaço do CMEI! CLIQUE AQUI!
O CMEI desenvolve o trabalho com a horta escolar desde 2019, promovendo práticas sustentáveis e educativas que enriquecem o aprendizado e o cuidado com o meio ambiente.
Em 2024, a unidade incorporou dois novos e importantes projetos às suas ações: o minhocário, realizado em parceria com o Instituto Cidadania e o PROVERDE, e o projeto "Abelhas sem Ferrão", uma iniciativa da SME com financiamento do CNPq e do MCTI.
Acesse o trabalho desenvolvido pelo CMEI. CLIQUE AQUI!
O CMEI realiza um excelente trabalho de exploração e investigação nos espaços externos da instituição, o qual chamam carinhosamente de quintal. O espaço conta com uma horta inaugurada em 2022, pomar, jardim com plantas aromáticas, entre outros. Em 2024, o CMEI foi contemplado pela SME com uma colmeia da espécie Jataí (Tetragonisca angustula).
Conheça as incríveis descobertas das crianças do CMEI Irmã Maria Nívea sobre as abelhas sem ferrão. Clique AQUI para saber mais.
O CMEI promove a interação e o cuidado com o meio ambiente por meio de projetos e práticas sustentáveis. Entre eles podemos destacar o projeto horta escolar, o minhocário, os cuidados com os resíduos sólidos, entre outros.
Em 2024, o CMEI expandiu suas atividades ao implementar o projeto “Abelhas sem Ferrão”, em parceria com a SME, a UEL e com o apoio financeiro do CNPq e do MCTI.
Confira o VÍDEO que apresenta as ações desenvolvidas com todas as turmas do CMEI após a implementação do projeto "Abelhas sem Ferrão"!
O CMEI desenvolve várias ações de educação socioambiental, entre elas podemos destacar a horta escolar, uma composteira, entre outras ações que enriquecem o aprendizado e o cuidado com o meio ambiente.
Em 2024, a unidade incorporou dois novos e importantes projetos às suas ações: o minhocário, realizado em parceria com o Instituto Cidadania e o PROVERDE, e o projeto "Abelhas sem Ferrão", uma iniciativa da SME com financiamento do CNPq e do MCTI.
Conheça o trabalho desenvolvido pelo CMEI. Clique e confira as fotos e o vídeo do projeto.
O CMEI promove iniciativas de educação ambiental que incluem projetos como a Horta Escolar e o minhocário. Este último é realizado em parceria com o Instituto Cidadania e o PROVERDE.
Em 2024, ampliou suas ações ao implementar o projeto “Abelhas sem Ferrão”, desenvolvido em colaboração com a SME, a UEL e com o apoio financeiro do CNPq e do MCTI.
Confira o vídeo que apresenta o trabalho realizado pelo CMEI! CLIQUE AQUI!
Conheça o site do projeto Londrina Global
Em breve, postaremos as 30 unidades escolares que foram contempladas com o projeto em 2025.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LONDRINA
GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Tel: (43) 3375-0276 - email: educacao_ambiental@edu.londrina.pr.gov.br