EM - Messias Pinto Alves

Histórico da Escola

A denominação da Escola Municipal Messias Pinto Alves é homenagem ao Sr. Messias Pinto Alves, grande homem público e benemérito de Lagoa Santa. Foi também farmacêutico e representante político da cidade.

Todos os alunos são oriundos do bairro Palmital. A comunidade é predominante de baixa renda, porém, participativa e envolvida nas ações da escola.

A Educação Infantil foi autorizada pela Resolução S.E. 188 de 29/07/1987, publicada no Diário Oficial de 30/07/1987. O ensino na modalidade creche, atendendo alunos na faixa etária de 4 meses à 3 anos de idade desde 2014.

A escola tem por finalidade atender o disposto na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente e demais legislações vigentes para ministrar a Educação Infantil na modalidade creche. Baseia-se nos princípios da democratização do processo pedagógico, na participação responsável de todos, no compromisso coletivo com resultados educacionais, na autonomia da ação de todos os profissionais da escola na perspectiva interdisciplinar e contextualizada do ensino.

Planejar o desenvolvimento da escola é condição imprescindível para que perspectivas sejam traçadas, estilos de administração sejam aflorados e intervenções responsáveis e conscientes aconteçam. Essa ação de planejar e intervir adequadamente garante sucessos, define desempenhos e responsabilidades, alivia tensões, gera confiança e isso tudo desencadeia a auto-estima, tão necessária para que se goste do que se faz.

Cada vez mais, fica evidente a importância de que a escola tenha uma visão definida do que quer e conheça a exata dimensão da distância entre a escola real e a escola ideal, para que se produzam propostas palpáveis, estratégicas e possíveis.

Almejamos uma instituição que prepare e auxilie os educandos na sua formação intelectual, social, afetiva, tornando-os críticos, participativos e polivalentes. Pensando assim, queremos resgatar a credibilidade de nossa escola, através de parcerias com a família, com ONG’s, clínicas médicas, enfim, com a sociedade, promovendo atividades interativas entre escolas, conseguindo equipar a escola em termos de expansão do espaço físico, recursos informáticos, tecnológicos e educativos, visando um ensino de qualidade.

Somos uma escola que tem como objetivo possibilitar condições para formação holística do educando de forma participativa, critica e ética.

O ensino deve ser contextualizado, “lúdico”, levando em consideração o social, a realidade de cada indivíduo, garantindo o acesso e permanência dos mesmos na escola, estabelecendo uma articulação com as famílias e comunidade, conscientizando-as da importância de sua cooperação no bom desempenho dos alunos para que os mesmos possam agir na transformação do seu meio.


_____

Conforme Regimento Escolar


EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - 2022

Família: Quem ama cuida!

Reconhecendo a família como maior patrimônio e o bem mais precioso que se possa ter, nós da Escola Municipal Messias Pinto Alves, desenvolvemos um projeto para valorização do patrimônio da família, que culminou na Festa da Família na Escola realizada em 14 de maio deste ano.

Nosso objetivo é fortalecer o vínculo da criança com a família e com a escola, o cuidado com a criança, a proteção e o amor no seio familiar através de memórias fotográficas de festas, de passeios e de encontros que os alunos fizeram com seus familiares.

Os professores foram trabalhando a memória afetiva através de fotos enviadas pelos pais, também trabalharam histórias clássicas e contos infantis, através de teatros e trabalhos manuais, enfatizando o tema.

Podemos dizer que dessa “coleção” de momentos importantes, fizemos o resgate e a valorização do patrimônio pessoal, relembrando momentos especiais que marcaram cada um dos alunos com seus familiares pois, tudo o que nos é transmitido por herança pode ser considerado como patrimônio. Estimular a memória das crianças através da preservação de objetos, fotografias e vídeos de acontecimentos marcantes é importante para o resgate da cultura da nossa sociedade, além de contribuir para formação da identidade social delas, através da memória.

Vilma Barbosa de Oliveira Guimarães

Diretora da EM Messias Pinto Alves

AFETIVIDADE

AMOR

ACOLHIMENTO

PRESENÇA