Estação Memória Zeza Souto - Centro
Estação Memória Zeza Souto - Centro
O projeto foi elaborado com o objetivo de fomentar a Educação Patrimonial nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga. Entendemos que é preciso conhecer e se relacionar com o patrimônio cultural da nossa cidade para ampliar o entendimento sobre vários aspectos da formação cidadã, da memória e da identidade cultural do nosso município. Nesse sentido, os processos educativos atuam como recurso apropriado para a "compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, com o objetivo de colaborar para o seu reconhecimento, valorização e preservação". (IPHAN, 2011)
Em 2024, nosso município completará 60 anos de emancipação. Nesses anos que antecedem o sexagenário de Ipatinga, a Secretaria Municipal de Educação tem planejado ações para sensibilizar crianças e jovens para o conhecimento da história de Ipatinga através de seus patrimônios culturais que revelam nossa memória e identidade. Ipatinga, hoje, conta com 14 bens tombados e protegidos por leis. O trabalho tem, portanto, como proposta fundamental, oferecer aos estudantes e professores oportunidades de reflexão e aprofundamento do contexto sociocultural em seu entorno através dos bens tombados.
Igreja Católica São Vicente de Paulo - Igreja do Ipaneminha
As raízes culturais de Ipatinga estão expressas de diversas formas. Os bens tombados são muito importantes, pois revelam uma grande parte da história através da suas características estéticas, arquitetônicas, urbanísticas, sociais, econômicas e históricas. A proposta da Educação Patrimonial é envolver a comunidade escolar no reconhecimento e na valorização dos bens culturais e das pessoas que formam o patrimônio cultural, e que estão bem ao nosso lado. Nesse sentido, a BNCC preconiza, na competência geral nº 3, que a as práticas educativas devem
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. (BRASIL, 2017).
Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação –9.394/1996, em seu artigo 1º, identifica os contextos culturais como espaços importantes para a formação dos sujeitos:
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. (BRASIL, 1996).
Estação Pouso de Água Limpa - Novo Centro
OBJETIVO GERAL
Conhecer e preservar os bens tombados no município de Ipatinga, tendo como referência a cartilha "Patrimônio Cultural de Ipatinga" e o "Atlas Infantil de Ipatinga" dos locais a serem conhecidos e estudados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analisar fatos históricos do município de Ipatinga, por meio de estudo dos bens tombados, para que as gerações futuras aprendam com o passado e possam preservar sua memória e identidade cultural;
Compreender o conceito de "tombamento" como instrumento legal de proteção do patrimônio cultural do município;
Utilizar o "Atlas infantil - Ipatinga", para conhecer os aspectos históricos, geográficos, ambientais e turísticos do município de Ipatinga, criando possibilidades de apresentar a história local às crianças ipatinguenses nativas e até aos moradores vindos de outros municípios ou países.
Comparar e identificar os diferentes gêneros textuais (textos informativos, vídeos, mapas, desenhos etc.) utilizados nas atividades do projeto.
Pontilhão de Ferro - Ligação entre Centro e Veneza II
O presente projeto tem caráter abrangente e interdisciplinar. As atividades contemplarão os alunos da Educação Infantil (4 e 5 anos) e de todos os anos de escolaridade do Ensino Fundamental (6 a 14 anos). Nas turmas da Educação Infantil, as atividades abordarão objetos de aprendizagem e conhecimento de três campos de experiências: "O eu, o outro e o nós", "Corpo, gestos e movimentos" e "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações". Já no Ensino Fundamental, as atividades proporcionarão o desenvolvimento de habilidades de Arte, História, Geografia e Ensino Religioso, em consonância com o Currículo Referência do Município de Ipatinga (CRMI).
As atividades propostas neste projeto buscam estabelecer uma forma dinâmica e criativa da comunidade escolar se relacionar com os patrimônios culturais que fazem parte da nossa vivência e que, muitas vezes, não conhecemos e não damos valor. Para isto, as atividades serão desenvolvidas entre os dias 1º e 28 de abril de 2022, período que antecede o aniversário do município, podendo ser preservada, caso seja necessário, a semana destinada à revisão dos conteúdos das Avaliações Globais do 1º trimestre. Ademais, todos os trabalhos serão realizados no espaço da sala de aula, com exceção da visita técnica aos bens tombados com o uso do "passaporte".
CRIANÇAS PEQUENAS - 4 E 5 ANOS
(EI03EO06X) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida, vivenciando as tradições regionais e suas identidades culturais.
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
ARTE
(EF15AR01MG) Conhecer a história da Arte e os diversos artistas locais, através de pesquisas e apreciação das linguagens artísticas, resgatando as tradições culturais de cada município.
(EF15AR03X) Reconhecer a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
(EF15AR25A) Conhecer o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
(EF15AR25B) Valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
(EF69AR34A) Analisar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, local e regional, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
(EF69AR34B) Valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, partindo da local e regional, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
GEOGRAFIA
(EF45GE02MGY) Representar o espaço geográfico do município de Ipatinga e Minas Gerais, por meio de desenhos, mapas mentais, maquetes, entre outros.
(EF06GE06XY) Identificar e analisar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização, com ênfase na transformação das paisagens do município de Ipatinga.
(EF06GE07X) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades, enfatizando as transformações do espaço percebido.
(EF67GEMG) Descrever e localizar, no meio urbano e rural do estado de Minas Gerais, os aspectos relevantes do regionalismo mineiro manifestado em sua sociodiversidade.
HISTÓRIA
(EF02HI02XY) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades, valorizando o respeito à diversidade familiar, social, cultural, política e religiosa. (História da cidade, Congado do Ipaneminha).
(EF03HI04X) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados, visando preservar e perceber aquilo que estes patrimônios materiais e imateriais revelam sobre a história local e regional.
(EF03HI05X) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive, compreender seus significados, com vistas à valorização, reconhecimento e preservação.
(EF05HI10X) Inventariar e conhecer os patrimônios materiais e imateriais da humanidade, bem como os nacionais, estaduais e municipais, analisando mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
(EF06HI02XY) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas, assim como as especificidades e singularidades das transformações históricas nas respectivas comunidades, levando em consideração o município de Ipatinga.
(EF06HI06X) Identificar histórico e geograficamente as rotas de povoamento no território americano com foco no povoamento do atual território brasileiro.
(EF09HIIPN) Identificar e analisar a formação da classe trabalhadora de Ipatinga e da Região Metropolitana do Vale do Aço, bem como suas formas de luta e resistência, tendo como pano de fundo o Massacre de Ipatinga e suas implicações nas construções de memória.
ENSINO RELIGIOSO
(EF01ER05X) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um em relação aos grupos de convivência, respeitando sua diversidade.
(EF01ER06X) Identificar e respeitar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços e ambientes de convivência.
(EF02ER06MG) Desenvolver atitudes de cooperação, cuidado e preservação dos ambientes sociais, culturais e naturais de convivência, locais e regionais.
(EF05ER01X) Identificar e respeitar narrativas e acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória, priorizando a cultura local.
Grande Hotel Ipatinga - Castelo
Os recursos didáticos elencados neste projeto são:
Atlas Infantil de Ipatinga – (SÁ, 2021)
Cartilha “Patrimônio Cultural” – (IPATINGA, 2020)
Jogo da Memória “Patrimônio Cultural” – (IPATINGA, 2020)
Jogos Pedagógicos Online – (IPATINGA, 2022)
Mapa “Bens Tombados” - (IPATINGA, 2022)
Passaporte “Ipatinga: Bens Tombados” – (IPATINGA, 2022)
Vídeo artístico “Entre causos e lendas a história se repete” – (MARTINS, 2020)
Vídeo informativo "AGU explica - Tombamento" - (AGU, 2108)
O detalhamento das atividades a serem desenvolvidas em cada recurso didático encontra-se no link "Atividades e Recursos Didáticos".
Igreja Nossa Senhora da Esperança - Igreja do Horto
As atividades serão desenvolvidas entre os dias 1º e 28 de abril de 2022.
Árvore Ficus Elástica - Cariru
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.
________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
IPATINGA, Secretaria Municipal de Educação. Currículo Referência do Município de Ipatinga. Ipatinga, MG, 2020.
IPHAN. Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Fascículo 1. Brasília: IPHAN/Ministério da Educação, 2011.
IPHAN/Ministério da Cultura. (orgs.) HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; QUEIROZ, Adriane. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, 1999.
MINAS GERAIS, Secretaria de Estado de Educação. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte: SEE/MG e UNDIME/MG, 2018.
Parque Ipanema