Este projeto visa promover a criação de vínculos afetivos com o património local e contribuir para o enriquecimento cultural através do desenvolvimento de aprendizagens integradoras e estruturadas com base nas áreas de conteúdo das OCEPE, que permitam uma articulação entre os jardins de infância do AEAAL.
Será ponto de partida para as diversas atividades artísticas e locais de projeção do concelho, que através da particularidade das suas criações/construções, serão inspiradores do trabalho criativo das crianças.
Do ponto de vista da criança como espetador (ouvinte/observador), será estimulada a sua apreciação ativa, crítica das obras, objetos, locais históricos, monumentos, etc. confrontando a sua apreciação artística individual, com a dos seus pares.
“Pretende-se contribuir para o conhecimento cultural e artístico e para a sua integração no currículo do Jardim de infância, promovendo o contato com a obra de arte e o seu criador, criando oportunidades e ambientes de vivência criativa e de experiência estética. Pretende-se ainda, permitir ao educador consolidar a intencionalidade educativa e também integrar a arte na matriz cultural da sua prática pedagógica.”
“Artes no Jardim de infância”