A Orquestra Sinfónica é, sem dúvida, um dos tipos de organização musical mais completos que existe. É composta por várias famílias de instrumentos:
Cordas
Estes são instrumentos cujo som é produzido pelas cordas. Estas podem ser friccionadas (com um arco) ou dedilhadas.
Sopros de Madeira
O som é produzido através da deslocação do ar dentro do tubo do instrumento. Nem todos são de madeira, como a flauta transversal. Este instrumento é feito de metal mas integra este grupo, devido às características do som e da mecânica do seu funcionamento.
Sopros de Metal
Estes instrumentos de sopro são totalmente feitos em metal, apresentando normalmente um aspeto prateado ou dourado. O som, tal como nos instrumentos de sopro de madeira, é obtido através da deslocação do ar no tubo. É, noentanto um som mais forte e envolvente.
Percussão
Esta é a família mais variada da orquestra. Estes instrumentos têm com funções principais realçar momentos nas peças musicais, fazer acompanhamento rítmico, ou criar efeitos sonoros.
Instrumentos convidados
Pode ser qualquer instrumento que não pertença à Orquestra Sinfónica, mas que seja necessário em determinadas peças, assumindo frequentemente o papel de instrumentos solistas.
Como vais poder verificar nesta vídeo, são três os principais andamentos: Adagio (lento), Moderato (moderado) e Presto (rápido).
Existem também dois movimentos: Accelerando (aumento gradual da velocidade) e Ritardando (diminuicão gradual da velocidade).
Na parte final do vídeo encontras uns exercícios para poderes praticar...