Luiz Dornelles foi aluno da 1ª turma de Engenharia Acústica. Formado em 2015, fez seu estágio na empresa Silenkar, sediada em Santa Maria/RS, onde foi efetivado e, alguns anos depois, tornou-se engenheiro-chefe, responsável por máquinas agrícolas. Atualmente, o engenheiro presta consultoria em vários estados do Brasil, incluindo São Paulo, Santa Catarina e demais regiões. Formado há mais de 5 anos, Luiz falará sobre o período de formação e a rotina na sua área de atuação.
Um dos mais influentes profissionais do áudio brasileiro, com mais de 28 anos de experiências. Foi indicado a 17 Grammy’s, dos quais foi premiado duas vezes, sempre gravando e mixando grandes nomes da música como Shakira, Sérgio Mendes, Ivete Sangalo, dentre outros. Com o avanço da tecnologia, Beto Neves passou a gravar prioritariamente de sua casa, onde possui seu home studio e continua desenvolvendo para artistas, sem precisar sair de casa. Beto é especialista em Engenharia de Mixagem e falará para nós sobre sua rotina, utilização de equipamentos e desafios no áudio médio e final da indústria musical.
Leonardo Drummond chega ao nosso evento, trazendo uma vasta bagagem no mundo do áudio. Compartilhando suas ideias e experiências, tanto profissionais quanto de um amante da música e um bom som. Com sua formação base em Design Industrial e de Produto, aliado com sua visão empreendedora, parceiros e muito estudo. Leonardo trilhou seu caminho na área de dispositivos de reprodução de áudio, sendo sócio fundador da marca Kuba, a qual vem consolidando o seu espaço na produção de headphones de alta qualidade a um preço justo. O trabalho de Leonardo também pode ser acompanhado desde 2011 em seu blog "Mind The Headphone", o qual, a partir de 2017, também se tornou um canal do Youtube, onde encontramos ótimas análises e informações sobre diversos dispositivos relacionados à área de reprodução de áudio.
Luiz Kruszielski é formado em Música - Produção Sonora pela UFPR, tem mestrado e doutorado em áudio na Universidade de Artes de Tokyo. É pesquisador e produtor de áudio na Rede Globo, desde 2013, onde além de ser o responsável técnico pelo som de séries e novelas, também presta consultoria em acústica para diversos projetos, incluindo trabalhos executados no complexo de estúdios MG4, assim como cenários e cidades cenográficas.
Formada em Administração de Empresas pela Universidade Positivo, mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná e doutora em Ciências Naturais pela Rheinisch-Westfaelische Technische Hochschule Aachen University. Entre 2013 a 2015, integrou o Young Acousticians Network (YAN) como representante brasileira. Atualmente é consultora acústica, urbanista e pesquisadora em Paisagem Sonora e Conforto Acústico.
Engenheiro mecânico formado pela UNESP com extensa experiência em programação e paixão por softwares livres, atualmente em etapas finais para conclusão de seu doutorado, cujo tema é o assunto desta palestra.
Arquiteto com Especialização em Conforto Ambiental pela FUPAM – FAU USP. Há 20 anos no grupo Saint-Gobain, trabalhou em diversas áreas, entre elas, técnica comercial e desenvolvimento de produtos termoacústicos. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento do mercado acústico no Brasil na unidade de negócios Acústica & Design.
Fonoaudióloga especialista em audiologia pela PUC-PR, mestre em Saúde Pública pela USP, doutora em Ciência Odontológica pela UNESP. Tutora do programa "Dangerous Decibels Brasil" e vice-coordenadora nacional do INAD Brasil. Atua em Porto Velho/Rondônia.
Engenheiro civil, mestre em arquitetura e urbanismo e especialista em conforto ambiental e sustentabilidade pela Universidade Federal do Pará, com foco em acústica arquitetônica. Criador do Clube da Acústica e atualmente dirige o escritório Viço Acústica, atuando diretamente com projetos e consultorias.
Sócia da Ca2 Consultores Ambientais Associados, Arquiteta Urbanista pela Universidade Estadual de Campinas com formação complementar pela Goldsmiths College - University of London. Mestre em acústica de edificações pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Atua desde 2012 na área de consultoria em acústica, incluindo projetos de destaque no mercado brasileiro e internacional.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo CESMAC (2011); Pós-graduada em Master em Arquitetura pelo IPOG (2014); Mestra em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Acústica pela Universidade Federal de Alagoas (2016). Concilia a prática do projeto arquitetônico com o exercício da docência. Já lecionou no curso de Arquitetura e Urbanismo - FAU\UFAL, na Faculdade Pitágoras de Maceió e ministrava as cadeiras de Conforto Ambiental II e Paisagismo I no Centro Universitário UMJ.
Perita e Sócia proprietária da empresa Vibrato Acústica Arquitetônica, onde se dedica a área Conforto Ambiental - Acústica Urbana e Projeto Acústico para edifícios comerciais, residenciais e institucionais, com projetos de condicionamento e isolamento, bem como laudos de adequação as normas acústicas brasileiras.
Arquiteta e Urbanista, doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria, com Área de Concentração em Conforto Ambiental e linha de pesquisa em Acústica Arquitetônica. Trabalhou por sete anos no desenvolvimento de projetos acústicos no escritório Akkerman & Alcoragi Acústica Ideal e atualmente é docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, na FMU, em São Paulo.
Cantora/Compositora, Nayara Dutra lançou seu single de estreia, Notícia Boa, em março de 2021, com influências de soul e RnB. Natural de São Paulo - Capital, Nayara canta e compõe desde a infância. Cantava na igreja, em casamentos e compunha canções para suas amigas de escola. Músicas de sua autoria foram gravadas por nomes como Ton Carfi e Jotta A, alcançando milhões de visualizações no YouTube. Nayara participou do programa Got Talent Brasil em 2013, ganhando o coração dos jurados. Atualmente, Nayara está produzindo o videoclipe Notícia Boa, que deve ser lançado em breve. Preparando os próximos lançamentos desse ano, enquanto administra sua escola de canto, Canto Criativo.
Natural de BH/MG, é Engenheiro Acústico formado na EAC/UFSM em 2018, cofundador e participante da 1° gestão do DAAC. Foi bolsista e educador popular/professor de matemática por 3 anos no cursinho Pré-Vestibular Práxis Popular. Hoje trabalha como coordenador financeiro adjunto e educador sonoro na Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, em Porto Alegre. Iniciou um projeto com produção musical paralelamente em 2019.
Docente e pesquisadora em regime de dedicação integral, na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, mestrado (2001) e doutorado (2007) em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas na área de concentração em Arquitetura e Construção. No doutorado, apresentou tese sobre "A aplicação do conceito do Desenho Universal no ensino de arquitetura: o uso de mapa tátil como leitura de projeto". Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora Associada do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e de Coordenadora dos Trabalhos Finais de Graduação. Faz pesquisa nos seguintes temas: Desenho Universal no Projeto Arquitetônico: investigação, ensino e prática da acessibilidade no ambiente construído; Arquitetura do Edifício Teatral. É colaboradora do grupo de pesquisa Todos Nós-Unicamp Acessível. Atualmente preside a Comissão Assessora de Acessibilidade da Unicamp.
Professor do Magistério Superior do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, trabalha com a pesquisa da Linguística da Língua de Sinais, relacionando-a com os estudos da Variação Linguística da Libras, no registro de sinais-termo, produção de materiais didáticos e outras obras lexicográficas em busca da Acessibilidade Linguística no Núcleo de Estudo e Pesquisa da Variação Linguística da Libras (Núcleo Varlibras), da UnB e atualmente é também coordenador do Núcleo de Ensino de Libras na Universidade de Brasília. Tem Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas, de Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Letras-Libras. Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília, Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília e Doutor em Linguística pela UnB. Tem Graduação de Licenciatura em Letras-Português e respectivas literaturas pela UnB. É coordenador do Curso de Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua.
Apaixonado por música desde pequeno, tocou bateria em diversos projetos e até iniciou a faculdade de produção fonográfica, mas logo abandonou pelo agravamento de sua doença (esclerose múltipla). Para não se distanciar tanto da música, pensou em aproveitar seus conhecimentos de matemática e física para desenvolver pratos de bateria, iniciando seus estudos em engenharia metalúrgica🤘. Frustrado no meio da graduação, decidiu fazer cursos livres de produção, mix e master para música. Iniciou seus trabalhos como compositor de trilhas sonoras para o audiovisual e games. A curiosidade pelo universo do som foi tão maior do que a satisfação de criar trilhas sonoras, que buscou transferir seu curso para a engenharia acústica e, desta forma, satisfazer as partes das artes e da ciência que movem o seu coração. O desejo agora é contribuir com os conhecimentos sobre tudo que envolve o som para a humanidade, e claro, tornar-se um Mago do Som! 🤣
Pianista. Bacharel em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e Licenciada em Música pela (Universidade Federal de Ouro Preto). Mestranda em Artes na UnB com pesquisa sobre a aprendizagem musical de pessoas com deficiência visual que não usam o Braille. Atualmente professora na Escola de Música de Brasília, atuando há 6 anos com estudantes com deficiência visual, desenvolvendo também o suporte com transcrição para o Braille de materiais teóricos, apostilas, livros e partituras. Tem mais de 21 anos dedicados a educação básica, pública e de qualidade, sendo 12 anos em MG e 09 anos no DF.
Arquiteta Urbanista graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, atuando no curso de Arquitetura e Urbanismo. Profissional com Certificação em Acústica e Vibrações pela Sociedade Brasileira de Acústica. Tem experiência na área de ambiência acústica, atualmente desenvolvendo pesquisas na área de paisagem sonora, cultura e memória.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos, mestrado em Engenharia Civil pela UFSM, doutorado em Engenharia Civil pela UFRGS e pós-doutorado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC/Portugal. Atualmente exerce atividades na Unisinos como coordenadora do itt Performance, professora do PPG em Arquitetura e Urbanismo e membro Editora Chefe da ArquiteturaRevista. Integra o Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Acústica, e tem experiência em desempenho de edificações, com ênfase em acústica de edifícios.
Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná. Professora permanente do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da UNESPAR. Doutora em comunicação e Linguagens (Cinema e Audiovisual) pela Universidade Tuiuti do Paraná, com a tese "A fragmentação da performance vocal do personagem no cinema a partir da perspectiva da edição de diálogos" (2017). Bolsista Capes/Fulbright para estágio de doutorado na University of Southern California, School of cinematic Arts, de agosto de 2015 a abril de 2016. Mestre em Música (Teoria e Criação) pela Universidade Federal do Paraná. Graduação em Música (Produção Sonora) também pela UFPR. Tem experiência na área de Música, Som e Audiovisual, com ênfase em Produção sonora e Tecnologia, atuando principalmente com edição de som para cinema e televisão. Dentre os trabalhos mais significativos destaca-se a produção sonora dos longa-metragens: Dois filhos de Francisco (2005), O cheiro do ralo (2006), Tropa de elite 1 e 2 (2007 e 2010), Cidade dos homens (2007), Ensaio sobre a cegueira (2008), Besouro (2009), Lula, o filho do Brasil (2009), As melhores coisas do mundo (2010), Quincas Berro D'agua (2010), Vips (2011), Boa Sorte (2014) e Olhando pras estrelas (2016) e A mesma parte de um homem (2020). Autora do livro "Introdução ao desenho de som", publicado pela editora da UFPB em 2013. Autora de capítulo do livro "O som do filme", publicado pela editora da UFPR/UFPE em 2018.
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação do Mestrado Profissional pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Osório/RS (2021). Especialista em Educação Musical pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Formado no Curso de Graduação em Música: Licenciatura, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, na Unidade em Montenegro - RS. Integrante dos grupos de pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempo e Espaços e Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (CNPq/UERGS), pesquisando sobre Educação Musical, sonoridades do Cotidiano, Composição de música Eletroacústica,Trilha Sonora de Cinema; cinema, folclore e Música Indígena sob a orientação da Profª Drª Cristina Rolim Wolffenbüttel.
Professor e pesquisador em história, iniciando projeto de mestrado. Membro fundador do Clube Literário Tolkieniano de Brasília, realiza estudos da obra do autor, trabalha com produções audiodramáticas de seus livros, podcasts e fotografias.
Formado em Produção Fonográfica pela UAM, já tendo atuado como técnico de som ao vivo, diretor de gravação de áudio-descrição para filmes apresentados em mostra do SESC-SP e técnico de gravação musical. Atualmente estudante de Engenharia Acústica na UFSM e fundador da empresa júnior de serviços acústicos "Acústica Jr".
Acadêmico do curso de Engenharia Acústica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente está cursando o nono semestre. Tem como área de interesse aeroacústica e programação. Ex-membro do Diretório Acadêmico da Engenharia Acústica.
Matheus Lazarin - Engenheiro Acústico pela Universidade Federal de Santa Maria. Trabalha na Microflown Technologies (Países Baixos) com desenvolvimento de software em MATLAB da plataforma AQCURA – uma solução de End of Line Quality Control baseada em acústica e vibração para a indústria automotiva; e na área de pesquisa e desenvolvimento em Noise Vibration and Harshness. Realiza uma especialização em análise de sistemas e arquitetura de software. Também, atua como engenheiro de som e produtor musical pela Cérberos Filmes (Mato Grosso, Brasil). Co-criador da biblioteca de código aberto Python in Technical Acoustics (PyTTa), com a qual desenvolveu as aplicações para seu trabalho de conclusão de curso da EAC, que aborda a medição de Tempo de Reverberação e Fator de Força em acústica de salas.
João Vitor Gutkoski Paes - Graduado em Engenharia Acústica pela Universidade Federal de Santa Maria, com recente atuação como professor substituto no curso. Desenvolvedor de software na Vertesis (Florianópolis - SC) com foco no desenvolvimento Front End em Python para um software de automação de testes lógicos. Co-criador da biblioteca de código aberto Python in Technical Acoustics (PyTTa). Trabalha com Python há quatro anos, criando e contribuindo em diversos projetos.
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas. Ministrou cursos pela universidade e fora dela em software voltados para criação de projetos em Arquitetura, como Revit Architecture e AutoCAD. Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, na linha de pesquisa Conforto Ambiental, pela Universidade Federal de Santa Maria, onde tem desenvolvido pesquisas na área de acústica de salas com foco em simulação com algoritmos de acústica geométrica.
Arquiteta e Urbanista, Mestre pela UFPE, Doutora em Acústica pela UNICAMP-SP, Pesquisadora e Professora, comanda o escritório de projetos acústicos AcústikaR.
Diva da acústica e aspirante a vidente nas horas vagas, promete “trazer seu isolamento acústico de volta” sem magia e sem lenda: mas com técnica e conhecimento muito bem aplicados.
Seu know-how provém de mais de 16 anos de experiência em projeto e quase 13 anos de experiência em pesquisa, ensino e extensão. Sua prerrogativa é que o domínio do conhecimento pode ser conduzido de forma leve e assim, alcançar um maior número de pessoas.
Técnica em Eletrotécnica pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e atualmente acadêmica, no nono semestre, do curso de Engenharia Acústica da Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2018, integra o Diretório Acadêmico da Engenharia Acústica como Coordenadora Geral e atualmente é também parte integrante da Comissão Organizadora do II MAEAC . Suas áreas de interesse e pesquisa são focadas em Acústica de Salas, Auralização e Acústica Subjetiva.
Técnica em Informática para Internet pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e atualmente acadêmica, no nono semestre, do curso de Engenharia Acústica da Universidade Federal de Santa Maria. Suas áreas de interesse e pesquisa são voltadas para Acústica de Salas, Auralização e Processamento Digital de Sinais. Desde março de 2020 integra a empresa júnior Acústica Júnior, atuando como projetista.