Breve Resumo:
A nova versão da Norma ACÚSTICA - MEDIÇÃO E AVALIAÇÃO DE NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA EM ÁREAS HABITADAS - APLICAÇÃO DE USO GERAL (NBR 10.151) foi publicada em 31/05/2019.
Esta Norma estabelece: procedimento para medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes externos às edificações, em áreas destinadas à ocupação humana, em função da finalidade de uso e ocupação do solo; procedimento para medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes internos às edificações provenientes de transmissão sonora aérea ou de vibração da edificação, ou ambos; procedimento para avaliação de som total, específico e residual; procedimento para avaliação de som tonal, impulsivo, intermitente e contínuo; limites de níveis de pressão sonora para ambientes externos às edificações, em áreas destinadas à ocupação humana, em função da finalidade de uso e ocupação do solo e requisitos para avaliação em ambientes internos.
O ministrante é o presidente da Comissão de Estudos Responsável pela Elaboração da Norma.
Data: 02/09/2019
Horário: 13:30 às 17:30
Local: Auditório Pércio Reis - Centro de Tecnologia - UFSM
Breve resumo:
Como o músico lida com questões da acústica na sua prática cotidiana? Da sua prática em concertos, o reforço da sonorização, a influência da sala na monitoração do estúdio que influenciam diretamente na qualidade de suas escolhas na mixagem. O resultado da execução musical está intrinsecamente ligado ao espaço onde o músico se apresenta, produz e formata sua música. A condição acústica e as interações sonoras influenciam diretamente na performance. Esse minicurso pretende discutir e apresentar questões onde a acústica e a prática musical se entrelaçam e apresentam desafios, como a transmissão mecânica, como o acúmulo de frequências graves de fontes comuns e inusitadas, das ressonâncias que confundem a percepção clara de afinação do músico. Da sala de concerto ao estúdio de gravação, várias questões parecem ser recorrentes. Do uso da sonorização como sua função fundamental de amplificação do programa de palco, do sistema de captação utilizado no estúdio, na monitoração da sala de controle da mixagem, reforça-se aqui a necessidade de manter o foco nos aspectos acústicos, no sentido de buscar suprimir as dificuldades, e não reforçá-las.
Data: 03/09/2019
Horário: 13:30 às 17:30
Local: Auditório Pércio Reis - Centro de Tecnologia - UFSM
Breve Resumo:
Desenvolver pesquisas em acústica requer, na maioria das vezes, utilizar-se de ferramentas de desenvolvimento, como programação de rotinas computacionais e a utilização de hardware de áudio para realizar entrada e saída de dados. PyTTa é uma biblioteca Python que fornece ferramentas para o desenvolvimento de aplicações que acessam os dispositivos de áudio conectados ao computador para realização das medições acústicas. Neste minicurso serão apresentadas a interface de programação e a extensão das funcionalidades que o PyTTa possui, aplicando-os em medições de resposta impulsiva de sala e cálculo de parâmetros acústicos.
Todos e todas estão convidados a inscreverem-se, não tem pré requisitos.
Data: 04/09/2019
Horário: 13:30 às 17:30
Local: Anexo A - Sala 355- Centro de Tecnologia - UFSM
+ Tutoriais prévios para download disponíveis aqui
Breve resumo:
O minicurso tem a ideia de desmistificar de que programar é algo muito complicado e que poucos possam entender, sendo assim, o minicurso busca trazer uma introdução básica de programação junto ao MATLAB, abordando tópicos: como estruturar um código; o motivo pelo qual se usa o MATLAB; comandos básicos do MATLAB; comandos matemáticos no MATLAB; geração de gráficos no MATLAB; dentre outros. Este minicurso é especialmente voltado para estudantes que nunca tiveram contato com programação ou que possuem uma mínima noção mas nunca vieram a utilizar o MATLAB.
Data: 04/09/2019
Horário: 13:30 às 17:30
Local: Anexo A - Sala 354A- Centro de Tecnologia - UFSM
Breve resumo:
Sistemas ativos têm-se apresentado como metodologias promissoras para o controle de ruído e vibração, no intuito de se preservar a saúde auditiva de operários que interagem com máquinas no dia a dia em indústrias. Este minicurso traz para o especialista um conjunto de teorias e discussões sobre as técnicas de controle ativo de ruído e vibrações, que vêm sendo aplicadas em ambientes industriais. Com foco no ruído vibro-acústico produzido por máquinas rotativas de uso comum no Brasil, o minicurso pretende apresentar considerações sobre a audição humana, que quando levadas em consideração no projeto dos sistemas de controle ativo, conduzem para resultados mais ajustados às expectativas auditivas das pessoas. Desafios na implementação das técnicas ativas, tais como a obtenção de uma representação acurada e computacionalmente econômica do sistema a ser controlado, considerações sobre a programação dos algoritmos de controle, bem como sobre a operação estável desses sistemas, serão apresentados por meio de simulações computacionais. No final da sessão, perspectivas de uso e outras aplicações das técnicas ativas de controle de ruído e vibrações serão apresentadas, por exemplo, controle e melhora da qualidade sonora de ruídos próprios de automóveis, de eletrodomésticos de linha branca, dentre outros distúrbios auditivos importantes no dia a dia das pessoas.
Data: 05/09/2019
Horário: 08:30 às 12:30
Local: Anexo A - Sala 363- Centro de Tecnologia - UFSM
A oficina desenvolvida para trabalhar os fragmentos sonoros enquanto memória presente nas representações literárias das cidades e enquanto elemento estruturador dos espaços urbanos.
Data: 05/09/2019
Horário: 13:30 às 16:30
Local: Anexo A - Sala 155- Centro de Tecnologia - UFSM