Compreendemos a liderança como uma habilidade que todo ser humano tem em si e aplica conforme a sua necessidade. E ao mesmo tempo, muitos não utilizam da forma correta ou chegam a ignorá-la. Seja na sua vida pessoal, a autoliderança precisa ser empregada bem para você ter melhores resultados de bem-estar, inteligência emocional, produtividade nas suas atividades pessoais e/ou profissionais.
Logo depois o ser humano começa a utilizar a liderança no meio social, passando para uma vida pública onde começa a se relacionar com outras pessoas necessitando ter uma boa comunicação, afetividade/empatia, negociações de interesses, e sabemos que muitos desses momentos podem gerar conflitos de ideias e ruídos nas relações causando problemas emocionais, cognitivos, psicológicos.
E na sala de aula na relação entre professor e alunos não é diferente. Observamos nossos objetivos educacionais que perpassam pelo engajamento do aluno, motivação, criatividade. Os educadores precisam estar atentos para apoiar o florescer dos alunos entendendo cada um na sua individualização e fornecendo comandos individuais e coletivos com um olhar sistêmico e holístico.
Um educador, um profissional de educação que trabalha a competência da liderança tem mais componentes e ferramentas comportamentais para lidar com alunos, colegas de trabalho, pais e direção.
E mais, se o profissional deseja assumir cargos de liderança na instituição ou outros órgãos como Secretarias, Superintendência, o profissional tem maiores chances de sucesso, pois consegue ter esta visão e prática tão necessária chamada - gestão de pessoas.
E quando pesquisamos, estudamos e aconselhamos o estudo e aplicabilidade da liderança na educação, estamos falando de uma liderança humanizada, servidora e situacional criando um clima de confiança, generosidade, cooperação, sinergia, bem-estar, felicidade e desempenho.
Para conceber tais análises, o professor Diógenes Marques que atua na educação, bem como atua na gestão, vem pesquisando, se especializando, escrevendo artigos, participando de eventos com foco na ativação da liderança humana. Foi observando, realizando pesquisas e escutando profissionais, que ele vem defendendo a formação em liderança na educação, não só para quem deseja atuar com coordenação, mas, com forte atuação na sala, nas relações humanas e na relação com si próprio.
Conheça nossa formação em liderança aplicada na educação.