A COMPETIÇÃO

    A Shell Eco-marathon é uma competição de fomento à pesquisa energética que desafia estudantes a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia. É o principal programa estudantil de eficiência energética do mundo, com etapas nos continentes Americano, Europeu e Asiático. Os estudantes são desafiados a projetarem, construírem e testarem, protótipos super eficientes, expandido os limites tecnológicos da engenharia atual e ajudando a moldar os profissionais da nova geração.

   A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos EUA fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Desde então, a competição se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo diversos tipos de energia.

    A primeira edição brasileira da competição ocorreu em 2016, e a partir de 2017 é realizada anualmente na cidade do Rio de Janeiro no centro de convenções Riocentro. Durante três dias, as equipes participantes, divididas nas categorias elétrico, gasolina e álcool, passam por uma inspeção técnica e, se aprovados, testam seus protótipos na pista. Nela, deve-se percorrer 11km gastando o mínimo possível de energia, com o objetivo de alcançar uma marca válida de consumo e alcançar a vitória.