A Brazilian Renewable Energies (BRE) foi criada com o apoio a Agência de Inovação da Unicamp (INOVA) com foco do armazenamento e geração de energia aplicados para mobilidade elétrica e sistemas estacionários. Fundada pelo Professor pesquisador Hudson Zanin da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) e Professor pesquisador Gustavo Doubek da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) também são pesquisadores no Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Criaram o primeiro Centro de Manufatura de Baterias (CMB) piloto que desenvolve e aperfeiçoa tecnologia brasileira para produção de baterias e supercapacitores do hemisfério sul. Conta com um grupo de pesquisa altamente qualificado e especializados da Divisão para Armazenamento de Energia Avançado (AES Division) do CINE formados por uma equipe multidisciplinar.
O time conta com 40 professores doutores com mais de 25 projetos em execução com envolvimento de mais de 40 empresas e 200 estudantes de pós-graduação. Estamos desenvolvendo tecnologias de Baterias de lítio e sódio, Células Combustíveis, Supercapacitores, Refino de Biogás e Reformadores de Biocombustíveis. Nossos laboratórios são na FEEC, FEQ e Laboratório de Caracterização de Biomassa, Recursos Analíticos e de Calibração (LRAC) no CINE.
Fazemos interfaces com o setor público e o privado, potencializando recursos e estreitando a relação entre academia e setor produtivo.
Em um projeto da UNICAMP que integra linha do programa Rota 2030, uma iniciativa que faz parte do governo federal. Busca impulsionar a eletrificação dos transportes no país em parceria com as empresas e indústrias empresas beneficiadas pela isenção de impostos da importação de peças sem similares no país e que agregam valor tecnológico aos veículos produzidos e comercializados aqui. Em parceria com dez Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e treze empresas do setor industrial para o desenvolvimento e aplicação de soluções tecnológicas na área automotiva. Ele conecta a indústria com a academia para projetos de pesquisa inovadores e estratégicos, com objetivo de impulsionar o desenvolvimento de conhecimento, tecnologias e geração de novos negócios com previsão de investimento de R$ 1 bilhão durante os cinco primeiros anos dos programas prioritários.
O Brasil tem todas as condições para se tornar um líder global na produção e utilização de baterias para mobilidade elétrica. O investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação, a atração de investimentos e a formação de mão de obra qualificada são essenciais para alcançar esse objetivo.
BRE também está investindo na construção de uma fábrica piloto para produção de baterias em escala comercial. A fábrica deve estar em operação até o final de 2024.
Redução da dependência de importações: O Brasil atualmente importa a maior parte das baterias que utiliza. O desenvolvimento de baterias nacionais reduzirá essa dependência e fortalecerá a indústria nacional.
Criação de empregos: A indústria de baterias é um setor em crescimento que gera muitos empregos. O desenvolvimento dessa indústria no Brasil criará milhares de novos empregos.
Promoção da sustentabilidade: As baterias para mobilidade elétrica são uma importante tecnologia para a descarbonização da economia. O desenvolvimento dessa indústria no Brasil contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa.