Quando cada pessoa assume o compromisso de ter atitudes cidadãs na convivência harmoniosa com animais silvestres, ela passa a agir como cidadã consciente, colaborando para a preservação do meio ambiente e promovendo uma convivência respeitosa, equilibrada e duradoura com a natureza. Afinal, a verdadeira renovação nasce do compromisso de cada um, das pequenas atitudes que, juntas, criam um movimento transformador e sustentável.
Figura 1- Garoto segurando uma cabra
(Fonte: site WorldPass, 2023)
A turma M12 escolheu um subtema muito importante: "Atitudes cidadãs na convivência harmoniosa com animais silvestres da região", com foco nos animais que fazem parte do nosso cotidiano. Esses animais estão presentes na vida das pessoas, nas ruas, nos quintais, nos parques e até dentro das casas. Eles fazem parte do equilíbrio natural do planeta e merecem respeito, cuidado e atenção.
Durante as observações e pesquisas realizadas pela turma , percebeu-se que convivemos diariamente com muitos tipos de animais, como:
Figura 2 - Quati
(Fonte: site animalia, 2020 )
Figura 3 - Urubu
(Fonte: site baambozel )
Figura 4 - Sapo
(Fonte: site nsctotal)
Figura 5 - Morcego
(Fonte: site incrivelclub)
Figura 6: Cascavel
(Fonte: site animalia)
Figura 7: Tucano
(Fonte: site Portal Amazônia 2019)
Figura 8: Siriena
(Fonte: Site Designi S.D)
Figura 9: Jacu
(Fonte: Wiki.aves s.D)
Figura 10: Capivara
(Fonte: site gazeta.com) S/D
Figura 11: Gambá
(Fonte: site NDMAIS.com)
2021
Figura 12: Aranha armadeira
(Fonte: site UOL.com,2022)
Figura 13: Maritacas
(Fonte: site Best-wallpaper.net)
Figura 14: Lobo Guará (Fonte: site Revista Amazônia) 2020
Figura 15: Galinha d'água
(Fonte: site BioDiversit4all) 2019
Figura 16 - Quati
(Fonte: site CCB.com, S.D )
O quati vive em florestas do Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia. É um animal onívoro, ou seja, se alimenta de frutas, pequenos animais e insetos, o que o torna bem adaptável ao ambiente.
O urubu vive em campos e áreas abertas de vários países da América Latina. É necrófago, se alimenta de animais mortos, e tem hábitos diurnos. Vive em bandos, tem boa visão, olfato apurado e se adapta bem ao calor. Projetos como o Sistema Urubu ajudam na sua conservação.
Figura 17 - Urubu
(Fonte: site wikiaves.com 2023)
Figura 18 - Cascavel
(Fonte: site cursoenem.com,s.d ) 2021
A cascavel vive em diversos habitats, como florestas tropicais, desertos, áreas úmidas e campos. Pode ser ativa de dia, à noite ou ao entardecer. Alimenta-se de roedores, ovos e filhotes de aves, e até pequenos mamíferos. É geralmente solitária, mas pode se agrupar na hibernação. Reproduz-se nas estações quentes, e seus inimigos naturais incluem gaviões, corujas, gambás, mangustos, outras cobras e os seres humanos.
Os tucanos vivem em bandos ou em casais e habitam o Brasil central, a Mata Atlântica, o Cerrado e o Pantanal. São conhecidos pelo seu bico grande e colorido, que ajuda na alimentação e na regulação da temperatura. Alimentam-se principalmente de frutas e sementes, mas também podem comer insetos e pequenos animais. O período de reprodução vai de setembro a dezembro, quando costumam fazer ninhos em ocos de árvores.
Figura 19 - Tucano
(Fonte: site adobe.com 2022)
Figura 20 - Siriema
(Fonte: site agro20.com, 2025 )
Essa ave vive em pequenos bandos nos cerrados, campos sujos e pastagens. Alimenta-se de insetos, vermes, pequenos vertebrados, ovos e cobras. Sua reprodução acontece na primavera.
O jacu vive em grupos pequenos e é ativo durante o dia. Habita capoeiras, plantações e matas de galeria. Alimenta-se de insetos, vermes, pequenos vertebrados e ovos. Sua reprodução ocorre entre setembro e janeiro.
Figura 21 - Jacu
(Fonte: site wikiaves.com,S.D)
Figura 22 - Morcego frugívero
(Fonte: site globo.com 2020)
O morcego frugívoro vive em árvores com copas fechadas, onde se esconde sob as folhas ou nos beirais de edificações. É ativo à noite e se alimenta principalmente de frutos, mas também consome néctar, pólen, folhas e algumas larvas de insetos. Seus principais predadores são corujas e jiboias.
O lobo-guará vive próximo a lagos e é ativo durante o dia. É onívoro, com uma dieta variada, e geralmente não vive em grupos. A reprodução acontece entre junho e setembro, no verão e primavera. Seus predadores naturais incluem onças-pintadas, onças-pardas, aves de rapina, mamíferos carnívoros e alguns répteis.
Figura 23 - Lobo guará
(Fonte: site brasileducação.com,S.D)
Figura 24 : Galinha d'agua
(Fonte: site Wikiaves.com S.D)
A galinha-d'água (Gallinula galeata) é uma ave aquática tímida, que vive sozinha ou em pequenos grupos, formando bandos maiores no inverno. Onívora, alimenta-se de plantas aquáticas, sementes, insetos, moluscos e pequenos peixes, forrageando em água rasa. Monogâmica, reproduz em ninhos flutuantes, pondo 5-10 ovos incubados por 19-22 dias por ambos os pais. Habita zonas úmidas como lagoas, pântanos e rios com vegetação densa, em áreas tropicais e subtropicais das Américas.
O sapo vive em ambientes aquáticos, terrestres e vegetação densa, sendo um predador estratégico com dieta diversificada. É ativo à noite e depende da umidade para respirar pela pele. A reprodução ocorre na primavera, verão, outono ou inverno, com ovos depositados em locais úmidos durante as chuvas. Não vivem em grupos e seus inimigos naturais são aves, mamíferos e répteis.
Figura 25: Sapo
(Fonte: site Brainly.com.br S.D)
Figura 26 - Aranha
(Fonte: site pixnio.com ,S.D)
As aranhas do Brasil habitam áreas urbanas e rurais, como matas, jardins e construções, preferindo locais escuros. São caçadoras noturnas que se alimentam de insetos, pequenos répteis e outros animais pequenos. Algumas espécies vivem sozinhas, enquanto outras formam colônias. A reprodução ocorre geralmente nas estações mais quentes, como primavera e verão, e elas ajudam a controlar a população de insetos.
A maritaca vive em florestas tropicais, cerrados e áreas urbanas da América do Sul. É ativa durante o dia e se alimenta de frutas, sementes, néctar e flores. Seus principais inimigos são falcões, gaviões e cobras. Essas aves têm comportamento gregário, vivendo em grupos.
Figura 27: Maritaca
(Fonte: site KilmaNaturali.com 2023)
Figura 28 - Capivara
(Fonte: site piqsels S.D)
A capivara vive em rios, lagos, pântanos e áreas alagadas, sendo ativa durante o dia e no crepúsculo. Alimenta-se de vegetação aquática, gramíneas, frutos e cascas de árvores. Seus inimigos naturais incluem onça-pintada, jacaré, anaconda e outras serpentes. Vive em grupos de 10 a 20 indivíduos, e a reprodução é sexuada, com ciclo de cerca de 150 dias e 2 a 8 filhotes por gestação.
A gamba vive em florestas e matagais e é ativa à noite. É onívora, com uma alimentação variada. Seus inimigos naturais incluem gato-do-mato, pumas, coiotes, linces, texugos e raposas. A gestação é curta, com o feto permanecendo apenas 13 dias no útero.
Figura 29 - Gambá
(Fonte: site assineabril.com S.D)