A Cerimônia do Terno é uma solenidade que marca a entrada oficial dos calouros do curso de Direito em sua vida acadêmica, simbolizando a transição para um novo capítulo.
A solenidade marca a entrada oficial dos calouros do curso de Direito na vida acadêmica, simbolizando a transição para um novo capítulo. No dia 8 de janeiro de 2024, ocorreu a Primeira Cerimônia do Terno no Campus Deputado Jesualdo Cavalcanti, em Corrente, Piauí, organizada pelo Centro Acadêmico de Direito. O evento contou com a participação do diretor do campus, coordenador do curso, professores, convidados externos, alunos veteranos e de outras graduações.
A cerimônia teve início com a entrada e apresentação dos calouros e seus padrinhos, seguida pelo recebimento dos ternos. Houve um juramento e apresentações sobre o curso, os programas de fomento ao ensino, pesquisa, extensão e bolsas oferecidas pela Universidade Estadual do Piauí. Discursos foram feitos pelo diretor do campus, Alcir Rocha dos Santos, e pela presidente do Centro Acadêmico de Direito, Liliane Pinheiro Rodrigues, além do presidente da Subcomissão do Jovem Advogado da OAB, Dr. Anderson de Souza Rodrigues.
Devido à repercussão positiva, a Segunda Cerimônia do Terno será realizada durante a SEMAJUR em 26 de agosto de 2024, incluindo alguns veteranos que desejam participar.
1º Edição da cerimônia do terno - 2022
O desafio era substituir o modelo de recepção dos calouros (conhecido como "trote"), para algo marcante e que motivasse os novos discentes.
Após pesquisa de como era realizado em grandes universidades, desenhamos a cerimonia do terno, na qual os novos alunos fazer um 'juramento', recebem orientações gerais sobre a vida acadêmica e conhece professores, técnicos e os veteranos do curso. Foi um sucesso, acompanhe um pouco de nossa primeira edição.