Vamos agora começar a trabalhar a primeira etapa da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, o Diagnóstico.
Mas, afinal, por que fazemos diagnósticos?
A etimologia da palavra diagnóstico vem do grego “diagnóstikós”, que significa capaz de distinguir, de discernir. A definição da palavra trazida pelo dicionário da Língua Portuguesa, conceitua diagnóstico como conhecimento ou determinação de uma doença pelos seus sintomas, sinais e/ou diversos exames, concebendo por diagnosticar: fazer o diagnóstico de alguém.
O diagnóstico é habitualmente usado na Medicina e, com o avanço tecnológico, a cada dia os diagnósticos são mais eficazes e indispensáveis. Há uma máxima que diz: antes de medicar e tratar, é preciso diagnosticar!
Mas, há outros diagnósticos que ganharam relevo e que hoje se tornam parte integrante dos processos. Por exemplo, as empresas fazem diagnósticos contínuos de sua situação, seja para entender os processos internos, seja para mapear os riscos, seja para analisar as demandas do mercado, em última instância, visam melhorar seus resultados financeiros e operacionais. Da mesma forma, há diagnósticos para levantamento de questões ambientais, para definição de políticas públicas e, também, diagnósticos para compreender as situações da educação.
O fato é que, analisar, reconhecer, identificar a situação de determinado indivíduo, grupo ou contexto, as correlações existentes dentro dos micros e macros sistemas é uma condição para tomadas de decisões mais assertivas e eficazes.
Mas, e na Educação - como isso se dá? Por que é importante realizar um diagnóstico? E qual a importância desse processo para a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar?
É o que veremos no vídeo abaixo.
O Guia para a Elaboração do Diagnóstico é um material que busca orientar, de forma detalhada, como fazer um diagnóstico, como analisar os dados e quais os encaminhamentos são necessários após a realização dele. É um material orientador que vocês poderão disponibilizar para as suas equipes e que, para além deste momento de construção da estratégia Trajetórias do Sucesso Escolar, ajudará na importante e necessária leitura de dados do seu território.
Um ponto da maior importância nas ações a serem desenvolvidas no território é a escuta dos estudantes. Temos reforçado em todos os momentos deste curso que conhecer nossos estudantes, entender como pensam a escola, como pensam a sua vida e seus sonhos e desejos, é o que fará a diferença na construção desta estratégia. Para auxiliá-los nesta escuta, vocês terão acesso a um Guia de Escuta de Crianças e Adolescentes acerca de suas trajetórias escolares que orienta alguns encaminhamentos sobre como organizar um encontro que garanta a participação dos estudantes e que os mobilize em torno da estratégia para ajudar estes estudantes a superar os entraves que ora se apresentam em sua trajetória escolar.